Certidão de Batismo como prova maternidade

Olá,
Em 2014 fui ao consulado do RJ tentar dar entrada no processo de cidadania por aquisição (neto de português). O agente consular não aceitou meu pedido porque na certidão de meu pai o declarante do nascimento foi um terceiro (funcionário do hospital). O agente me sugeriu registro de batismo para provar que minha avó reconheceu meu pai ainda na menoridade. Alguém já passou por essa situação? Aceitaram o batismo como prova?
Meu pai nasceu em 1928, foi batizado em 1929.

Comentários

  • editado June 2017
  • AndersongferAndersongfer Member
    editado June 2017
    @Vlad Pen
    @Marcia tem me orientado sim, entretanto, no post anterior não tinha esperanças de encontrar o batismo do meu pai mas agora encontrei e meu objetivo é ouvir de pessoas que já usaram o batismo como prova.
    Creio que seu comentário seja para não haver redundância de questões já expostas, concordo com a preocupação mas não acho que meu post se enquadra nessa situação.
  • @Andersongfer,
    estive em falta com você. Estou analisando o que pediu.
    Mas, sinta-se a vontade. Quanto mais opiniões e casos semelhantes, melhor.
  • @Anderson, vc pode continuar a tirar suas dúvidas com a @Marcia que já esta inteirada do seu problema e quem sabe mais alguem aqui possa te ajudar.
  • @Marcia,
    "estive em falta com você", Imagina!!! Só tenho a te agradecer.
    Difícil achar caso parecido com o meu no fórum, já fiz várias buscas e nada.
  • @VladPen, obrigada.
    É sempre bom cuidar para o nosso fórum ficar organizado.

    @Andersongfer,
    acabo de ter uma ideia. Veja o seu inbox.
  • @Marcia,
    Não sei se já teve resposta a sua dúvida.
    Para minha mãe serviu sim a certidão de batismo. Pedimos ao arquivo distrital e nos enviaram pelo correio e assim minha mãe deu entrada na nacionalidade dela.
    Isso foi em 2012.
  • @Ana Maria Lopes,
    Não entendi uma coisa, sua mãe foi batizada em Portugal?
  • editado July 2017
    @Andersongfer,
    minha avó, que nasceu em Portugal. Minha mãe brasileira precisava do algum documento para pedir a nacionalidade. Como minha avó já era falecida e não tínhamos nenhum documento que comprovava a nacionalidade dela, pedimos no arquivo distrital da região que ela nasceu e assim pudemos fazer o processo da minha mãe.
  • Olá, @Ana Maria Lopes.
    Disse ao @Andersongfer para procurar registro de que a avó dele deu entrada no hospital e teve um menino no mesmo dia em que aparece na certidão do pai dele. A certidão de batismo também seria uma prova.
  • @Ana Maria Lopes.
    Entendi!
    Meu caso é para provar que minha avó reconheceu meu pai como filho na menoridade; No alto de minha ignorância não compreendo, pois, pai pode até ser questionável a paternidade, agora mãe não há como.
    @Marcia,
    Um problema que me apontaram é não haver assinatura da minha avó no livro de registro do batismo, até porque ela era analfabeta. Mesmo assim em nenhum registro de outras pessoas que consta no livro havia assinatura (acho não ser procedimento na época).
    Além disso tudo, acho que o pior agora é provar laço efetivo com Portugal.
  • @Andersongfer, conseguiu resolver pela certidão de batismo? Estou com o mesmo problema, precisando provar maternidade pela mãe na menoridade! Achei o batismo dela mas não possui nenhuma assinatura, apenas a comprovação com carimbo da igreja, com a certidão completa, incluindo o nome da mãe. Será que a @marcia já viu casos parecidos?
  • @cardosolucas 1000 desculpas por não ter respondido, acabei largando de mão essa tentativa e não acessei mais o fórum. Espero que tenha tido sucesso.
  • Boa tarde! Alguém tem um modelo de declaração de maternidade para enviar? Desde já agradeço!
  • @Carina vc deve encontrar no google algum modelo específico.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.