Transcrição de óbito é obrigatório?

Boa noite, meu avô já é falecido. Meu tio deu entrada no processo dele com a certidão de nascimento original do meu avô e certidão de óbito. Eu havia lido que seria necessário fazer a transcrição de óbito. Então resolvi enviar um e-mail para o consulado e ninguém deu retorno.Sendo assim, encaminhei o e-mail para o cônsul para saber a respeito da transcrição de óbito e fui informada que não consta nenhum pedido ou processo sobre a transcrição. Alguém sabe dizer se é obrigatório? E eu tenho como saber o número do processo do meu tio e o andamento? Quero dar entrada no meu processo, mas estou sem as certidões. Como posso fazer?

Comentários

• @Adriana, não ha necessidade de transcrever o óbito para fins de nacionalidade.
  • Muito obrigada @Vlad. Mas vc sabe algo sobre as certidões?
  • @Adriana, vc quer saber sobre o andamento do processo do seu Tio?foi enviado para onde?
  • @Vlad, quero saber sim, porque eu liguei para o consulado do Rio para saber sobre a certidão de nascimento e a atendente me informou que a certidão fica no consulado não sai mais. Não tenho certeza, mas minha tia me disse que foi para Lisboa.
  • @Adriana, vc tem q ligar na linha de Registros,e tentar obter informaçoes
  • @Vlad, então tenho q ligar para Lisboa para saber? Resta saber se eles darão alguma informação não é?
    Muito obrigada pela ajuda :)
  • Boa tarde @Vlad, liguei para o consulado daqui do Rio e me disseram que a transcrição de óbito é obrigatória.
    Sendo que meu tio fez tudo pelo consulado e não fez a transcrição.Como pode? E ainda fiquei sabendo que preciso da 2ª via certidão de nascimento original do meu avô porque já faz 104 anos a 1ª via. Vc sabe informar se consigo solicitar por e-mail e fazer o pagamento por boleto? Eles enviam para o Brasil?
  • @adriana, Os consulados pedem coisas q as Conservatorias não pedem,( ex certidão de óbito) por isso é recomendado não fazer processo pelo Consulado.Vc pode pedir uma via original do assento de nascimento do seu avô para o Arquivo Distrital ( se ele nasceu antes de 1911) ou para a Conservatoria (se ele nasceu após 1911) na localidade onde ele nasceu.
  • Meu pai era português e casou duas vezes se divorciou e ele já faleceu eu precisarei transcrever todos esses dados para requerer Minha nacionalidade portuguesa Direto na Conservatória?
  • @mariaji salvador, quem consta como declarante na sua certidão de nascimento?
  • @daniel Henriques , meu pai consta como declarante
  • @mariaji salvador se ele é o declarante você pode fazer o seu processo pelo ACP do Porto sem fazer as transcrições.
  • @daniel henriques eu preciso entrar em contato com ACP ou só mando os documentos necessários mais o vale postal? ou posso fazer por qual conservatória? mandei email para algumas mas não obtive resposta
  • Só mandar os documentos e o vale postal ou fazer o pagamento por cartão de credito. Não precisa entrar em contato com eles antes.
    As conservatórias não costumam responder e-mails.
    Para seu processo você vai precisar de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
    Se você teve alteração no nome terá que justificar essa mudança caso a mudança não esteja averbada na sua certidão de nascimento juntando também sua certidão de casamento inteiro teor apostilada. Se for o caso pergunte no cartório quando for solicitar a certidão se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar sua certidão.

Somente ACP está fazendo sem a transcrição de casamento no seu caso, se mandar para qualquer outra conservatória será exigida a transcrição de casamento do seu pai.

Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

Sobre vale postal
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • Muito obrigada @daniel henriques! no caso eu envio para esse endereço?
    • IRN, IP (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

outra coisa, tenho união estável com meu companheiro, preciso mandar alguma documentação por causa disso?
  • @mariaji o endereço está correto.A união estável só é necessaria ser homologada se vc pretender pedir a nacionalidade para o marido.
  • @vlad pen Como faço para homologar? se faz em cartório?
  • @mariaaji vc tera q fazer isso em Portugal através de um advogado.
  • @Vlad pen mas antes disso eu tiro a minha naturalidade certo? e ai depois corro atrás da de meu marido certo?
  • @mariaji..sim, primeiro sua nacionalidades.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.