Conservatório ou Consulado? Preciso de informações.

Pessoal, estou querendo mudar minha cidadania, sou neto de português, meu pai irá fazer a atribuição dele para então eu fazer a minha, só que pesquisando aqui, vi que o modo mais fácil era mandar para um conservatório porque o processo no consulado demora muito, só que eu não sei nada a respeito do conservatório, vi pessoas falando de Ovar e Tondela, sinto muito mas não entendi nada, aí estou com medo, estava pensando em fazer no consulado por ser mais seguro, mas vai demorar de 8 meses a 1 ano, demora demais...
Gostaria da ajuda de vocês para entender como funcionam os conservatórios, quais providências eu deveria tomar, lembrando que não sei nada a respeito deles (tentei pesquisar e me confundi demais)

Comentários

• @Gregory,
    você precisa fazer o processo dele antes, e somente quando for concluído, é que você poderá solicitar sua nacionalidade por atribuição.

Documentos necessários:
    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento/ano/conservatóriA)
    - certidão do requerente do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assinar e apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do RG do requerente
    - modelo 1C preenchido e assinatura do requerente reconhecida por autenticidade

Funciona assim, basicamente:
    enviamos documentos pelos correios e pagamos via vale postal internacional (dos correios também).
    Para atribuição = 175 euros

Precisa saber antes:
    - se português está com estado civil de casado em Portugal

Como cada caso é um caso, o que escrevi são somente linhas gerais.
  • edited June 2017
    @Gregory, completando o q a @Marcia disse,vc pode escolher uma das Conservatórias para enviar os documentos.

Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

• CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela - Portugal

• CRC de Ovar
    Rua Luis de Camões, nº 15 - r/c
    3880-240 – Ovar -Portugal

• CRC de Vila Nova de Gaia
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia - Portugal
  • Muito obrigado mesmo, só agradeço a vocês pela compreensão.
    Mas continuando, como saber se meu avô está com o estado civil de casado em Portugal? Não é necessário tantos documentos?
    Qual seria a conservatória que seria mais fácil para completar o processo?
    É só pegar os documentos e envelopar para mandar aos correios?
    Muito obrigado mesmo, é que realmente não sei de muitas coisas e vocês já me tiraram dúvidas.
  • Escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt , forneça nome completo dele, filiação, data de nascimento.
    Se o assento dele estiver informatizado, poderão acessá-lo via sistema e facilmente, terão esta informação.
    (não sei em qual ano seu avô nasceu)

É só pegar os documentos, colocá-los no envelope e enviar.
    O envio pode ser via correios (SEDEX EMS é o mais aconselhável - possui envelope próprio) ou via DHL.

Não se preocupe. Vai perguntando, que te ajudamos.
  • @Marcia
    Meu avô faleceu há 3 meses, não possuo o número de assento e nem sua certidão de nascimento, ele nasceu em 1931
  • @Gregory,
    escrevendo para o email que mencionei, acima, se o assento estiver no sistema, eles o informarão.
    Caso contrário, terá que escrever para a conservatória do local onde seu avô nasceu.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.