Transcrição Ponta Delgada e Suprimento de certidão ( Acompanhamento)

Olá Pessoal, depois de muita pesquisa e muitas dúvidas, dia 12/06 fiz o envio da documentação para PD.
Também enviei o processo de suprimento de certidão, pois não foi possível encontrar muita coisa sobre meu avô Brasileiro.

Então para pessoas que se enquadram nessas situações, criei este tópico, até para tirar dúvidas primárias que muitas eu tive, e irei postando mais informes conforme o processo vai caminhando.

Como minha avó nasceu em 1907, solicitei a certidão de nascimento dela a Portugal para anexar ao processo.
Meu avô Nasceu em Tambaú em 1906, no interior da cidade de São Paulo, porém não temos nada sobre ele, somente o que foi apresentado no dia do casamento, que conseguimos através do processo de "Desarquivamento da habilitação de casamento" Isso foi importantíssimo para nós, leigos no assunto, até para que tivéssemos mais informações sobre o meu avô, e não constava certidão de nascimento, nem batismo.

Preenchemos os formulários a caneta, e me foi solicitado o vale postal no valor de EUR 120,00 para o processo de Transcrição e EUR 100,00 para o processo de Suprimento de certidão.

O Envio da documentação foi feita pela EMS e saiu R$ 114,00 com o prazo de até 8 dias para a entrega.
O Vale postal foi feito pelos correios e valor saiu R$ 928,00 conforme cotação do dia.

No caso do apostilamento, precisei fazer apenas 2, a de casamento de inteiro teor, e a negativa do cartório de Tambaú.

A certidão de Casamento de inteiro teor, saiu por R$ 78,00
A certidão Negativa de Nascimento saiu por R$ 31,00 + FRETE (Não me recordo o valor)
A Certidão de Nascimento de minha avó, enviada por Portugal saiu em torno de R$ 89,00 com frete.
As 2 apostilhas saíram por volta de R$ 194,00 Estado de SP.
Reconhecimento de firma por autenticidade e cópia autenticada do RG R$ 56,00
Desarquivamento do processo de habilitação de casamento, R$ 76,00

No meu caso o valor total saiu por volta de R$ 1,566.00.

Então para aqueles com situação parecida, esse é o valor aproximado investido ao processo de transcrição e Suprimento de certidão.

Ainda estou em dúvidas sobre a aprovação do processo pois não possuímos muita coisa sobre o nubente Brasileiro, mas irei informando maiores detalhes até que o processo seja todo concluído.

Espero que este post ajude o pessoal que pretende entrar com o processo, e tire dúvidas de pessoas iniciantes como eu. É uma forma de eu ajudar o fórum que tanto me ajudou.

Comentários

  • Boa Sorte, no meu caso foi bem mais caro. Paguei por 14 certidões negativas de todos os cartórios do Rio de Janeiro. Também fiquei com muito medo de fazer esse procedimento mas no final deu certo. Vai dar td certo com vc tmb
  • @mjrjunior Eu li seu relato cara, me ajudou muito. A ansiedade mata né? Ahahahaha, mas estou confiante. Qualquer novidade eu posto. Abraços
  • Ótima iniciativa @Korolenko

    Em que órgão você pediu o Desarquivamento? no próprio cartório?
  • Obrigado @Korolenko pelas dica e informações... estou na mesma situação que vc, pois não consegui até o momento encontrar a certidão de nascimento da minha avó em MG.
    Ainda estou com dúvida sobre esse requerimento para o processo de suprimento de certidão. Tenho que pedi-lo a conservatória, no caso Ponta Delgada, onde será enviado todo o processo? A certidão negativa é suficiente sem que haja a necessidade de "Desarquivamento da habilitação de casamento"?

    Obrigado pela a ajuda!!
  • @Kormann Sim no próprio cartório. Não sei se há algum impedindo para pessoas não falecidas.
  • @MarcosPires O Processo de "desarquivamento da habilitação de casamento" a usamos para que pudêssemos ter mais informações sobre documentos do meu avô falecido, como ele apresentou apenas RG e CNH da época, que apontava o local de nascimento, fui atrás do cartório da referida cidade, porém não foi possível encontrar-la, então solicitamos a certidão negativa de busca. Como só existe esse cartório na região, usamos apenas 1, Mas tem o caso do mjrjunior que precisou ir em todos os cartórios da cidade do RJ. Então anexamos esses documentos encontrados para dar uma reforçada. Referente ao formulário, é padrão e consta nesse link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro/p1

    Espero ter ajudado.
  • PhiLLPhiLL Member
    Prezados,

    tenho lido os comentários aqui e gostaria muito de agradecer a todos!
    Nota 10 pra vcs!

    A minha situação é bem similar.
    Avó portuguesa, avô brasileiro (ambos falecidos). Pai brasileiro.
    Tenho certidão de nascimento da avó portuguesa, tenho certidão de casamento e NÃO TENHO certidão de nascimento do avô brasileiro. A cidade do interior onde ele nasceu informou que houve uma grande enchente e eles perderam vários documentos e não acharam a certidão do meu avô brasileiro.

    Estou há mais de 1 ano batalhando por isso. Estava bem maluco vendo como fazer para obter a certidão de nascimento do meu avô. E até agora sem sucesso ... Ao ler as mensagens de vcs vi uma luz no fim do túnel!

    Resolvi escrever para algumas conservatórias em Portugal para fazer a transcrição do casamento e o processo de supressão de documento. A Conservatória de Ponta Delgada me respondeu dizendo ser possível realizar este processo. Porém pediu para eu preencher este requerimento:


    REQUERIMENTO

    Titular: , nascida em __/__/_____, no estado de ___________, natural de _______________, filha de ___________ e de _______________, de nacionalidade ____________, com última residência habitual _________________, com o documento de identificação ______________.


    Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada, o processo de transcrição de casamento de ……., com……… mas não consigo apresentar a certidão de nascimento, emitida pela ___________(entidade), _______________ (juntar documentos comprovativos como não consegue a certidão).

    Para o efeito, declaro que:
    - O seu nome é
    - Que nasceu em __/__/___, em (local)
    - Que é filha de
    - Que é de nacionalidade
    - Assim, venho, nos termos do artº 266 e seguintes do Código do Registo Civil, requerer a instauração do processo de suprimento de certidão de nascimento e a subsequente passagem do certificado de notoriedade, para efeitos de transcrição de casamento civil.

    (Juntar documentos que possam comprovar a existência da senhora.)


    Data

    Assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal



    Porém estou com dúvidas no preenchimento. Não sei o que preencher no 1º parágrafo:

    Titular: , nascida em __/__/_____, no estado de ___________, natural de _______________, filha de ___________ e de _______________, de nacionalidade ____________, com última residência habitual _________________, com o documento de identificação ______________.


    São informações minhas? Da minha avó portuguesa? Ou do meu avô brasileiro???


    E o trecho que diz:
    Para o efeito, declaro que:
    - O seu nome é
    - Que nasceu em __/__/___, em (local)
    - Que é filha de
    - Que é de nacionalidade

    Entendo que são informações do meu avô brasileiro. Correto?


    Tentei tirar a dúvida com a Conservatória de Ponta Delgada mas eles me responderam:

    "Só poderá ser analisado, quando for recebido.

    Cumprimentos"

    Por favor, alguém poderia me ajudar?

    Muito obrigado!!!!!

    Abs,
  • GDadGDad Member
    Entrei na mesma situação e soube há pouco da opção de processo de suprimento de documento. No caso, minha bisa casou duas vezes, a primeira com uma pessoa que desconheciamos e a outra com meu biso. O primeiro casamento foi transcrito, mas na hora do segundo, exigiram o óbito do primeiro marido, que não encontramos. A pergunta é, é tranquilo e seguro fazer o processe de suprimento? É necessário enviar certidão negativa de todos os cartórios do RJ? Obrigada!
  • @GDad as conservatórias não estão mais aceitando supressão de certidão. Sugiro verificar se no consulado é aceito.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.