Dúvidas sobre certidão de batismo e número do assento

Olá,

Estou fazendo o processo de naturalização por atribuição de minha mãe (filha de português). Para depois poder tirar a minha naturalização por atribuição também.

Toda documentação está fácil, pois eu tenho a certidão de batismo original do meu avô nascido na freguesia de Remondes em 1909, tenho a certidão de casamento do meu avô com minha avó (brasileira) e a certidão de óbito da minha avó e meu avô.

Como meu avô nasceu antes de 1911, não existia ainda o registro civil em portugal, portanto, meu avô não tem número de acento.

Somente a certidão de batismo basta ou eu tenho que solicitar a conservatória que crie um acento para meu avô?

Caso eu tenha que enviar a certidão de batismo, não gostaria de mandar a original, pois ela tem um enorme valor sentimental para minha mãe. Posso solicitar uma segunda via?

Mandei uma pergunta para a conservatória (mail@adbgc.dglab.gov.pt), porém, não obtive resposta

Abraços

Comentários

  • @Emerson, vc tem q pedir uma copia certificada.Se não responderem, ligue no Arquivo Distrital de Bragança.
    : +351 273 001 300 | Fax: +351 273 001 301
  • Vou dar uma ligada lá Vlad, pq eles não respondem e-mail mesmo, já fazem 2 semanas que mandei e-mail. Muito obrigado.
  • IzandroIzandro Member
    Boa tarde pessoal

    No meu caso eu achei o batismo já digitalizado de meu bisavô (para atribuir à minha avó), gostaria de saber se posso informar o assento como 26 e ano como 1891?
    Segue o link da certidão de batismo.
    http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37190&FileID=563966
  • @Izandro..vc vai precisar enviar uma copia certificada desse assento fornecido pelo Arquivo Distrital.
  • IzandroIzandro Member
    Boa noite @Vlad Pen

    Gostaria muito de que aquele assento 26 resolvesse, pois deu muito trabalho para encontrar, mas como envio uma copia certificada desse assento fornecido pelo Arquivo Distrital?
  • @Izandro vc vai ter q pedir uma cópia certificada no Arquivo Distrital onde está registrado seu bisavô .Que região ele nasceu?
  • IzandroIzandro Member
    @Vlad Pen
    Coimbra - Figueira da foz - Boarcos.
  • @Izandro. Pode pedir no Arquivo Distrital de Coimbra

    http://www.aatt.org/site/index.php?P=35
  • IzandroIzandro Member
    @Vlad Pen

    Eu consigo solicitar apostilado em Portugal?

    Preciso disso para retificar documentos no Brasil.
  • @Izandro peça isso no Arquivo Distrital.Diga que precisa retificar certidões aqui no Brasil
  • IzandroIzandro Member
    Vlad Pen, não sei linkar seu nome.

    Enviei e-mail para auc-geral@auc.uc.pt, solicitando.
  • @Izandro o que você vai solicitar é uma cópia certifcada do Arquivo Distrital que a emitiu, conforme o Vlad disse. Documentos portugueses, como esse assento ou o formulário 1C, não precisam ser apostilados.
  • IzandroIzandro Member
    A certidão de nascimento da solicitante (minha Avó), esta com o nome do Avô dela sem o "João" na frente do "Pedro", para o tabelião retificar isso, ele pediu a certidão portuguesa do Pai dela, apostilada, pois lá o nome do Avô dela, o Pai do Português esta correto "João Pedro".
  • @Izandro é um tanto estranho ele pedir que apostilem o documento. No meu caso, quando eu perguntei a respeito de retificar a certidão de casamento dos meus avós e de óbito do meu avô português, o pessoal disse que bastaria uma cópía autenticada do assento dele. Felizmente, não precisei. Mas, sinceramente, é um pedido incomum o do tabelião.
  • @Pedro tem sido uma constante os cartórios pedirem q a certidão portuguesa seja certificada em Portugal para efeito de retificações.
  • IzandroIzandro Member
    E acreditem o tabelião se mostrou muito solicito, inclusive me deu algumas orientações, acredito que ele solicitou isso para posteriormente ele se resguardar, pois vou requisitar retificação administrativa e o tabelião foi muito gentil no atendimento.
    Agora aguardar a resposta do e-mail que enviei para auc-geral@auc.uc.pt.

    Ajudaria enviar a PGR de Portugal também?
  • IzandroIzandro Member
    Pessoal

    O Pai da solicitante a atribuição de cidadania portuguesa era português, mas o Avô era Francês, este avô tem os primeiros nomes "João Pedro" no batismo do Português, mas esta apenas "Pedro" nos documentos do Brasil, precisa retificar o seu nome nos documentos do Brasil ou em Portugal aceita variação no nome quando o Pai do Português era de outro País?
    Pois se não precisar, posso solicitar as demais retificações apenas com documentos do Brasil e já posso dar entrada na atribuição de cidadania de minha Avó.
  • Pessoal,

    Estou iniciando o processo para atribuição da nacionalidade da minha sogra.
    Para isso consegui em Portugal cópia do livro onde consta a certidão de batismo do pai dela.
    Como a data de nascimento é anterior a 1911, não existe assento de nascimento civil.

    Qual o tipo de certidão de batismo que é necessário no processo de atribuição? Certificada, de inteiro teor, etc?
    Onde posso consegui-la? Ele nasceu em São Dinis, distrito de Vila Real.

    Obrigado,

    Fabio Neves
  • @faneves, vc tem que pesquisar se o assento se encontra no Arquivo Distrital de Vila Real.Se estiver lá, vc pede uma cópia certificada.

    http://www.advrl.org.pt/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.