Consulado de Portugal

Fiz toda a documentação para requere a cidadania portuguesa para minha sogra Doris Rodrigues, 84 anos, desquitada e quer morrer com a cidadania Portuguesa de seu pai.
Tudo estava andando muito bem, todos os documentos entregue até o dia que recebi do consulado uma informação que a documentação toda foi enviada para Portugal, mas que iria demorar mais de 6 meses para obter a resposta devido ao excesso de atividades na área que trata deste assunto. Abaixo a cópia do e-mail que recebi em 20/022017, em nome de minha esposa, filha de D. Doris.

"Prezada Sra. Ruth, bom dia!

Infelizmente o deferimento do pedido é feito da Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, e eles estão com acumulo muito grande de processos e cada vez mais, os prazos vão aumentando.
Deverão aguardar pelos próximos 6 meses a integração do processo. Somente se ultrapassar esse prazo, que podemos te passar o número do processo e e-mail deles, para que tente um pedido.


Com os melhores cumprimentos,

Aline Trindade
Consulado Geral de Portugal em São Paulo​"

A pergunta é: Será que teremos que esperar todo este tempo? Não sei se posso "passar por cima" do Consulado e ir direto na Conservatória dos Registros Centrais em Lisboa. Alguém poderia me orientar?

grato

Eduardo Bicudo
Ruth Eunice F. Bicudo

Comentários

  • editado May 2017
    @Eduardo, infelizmente vc terá que esperar.Os processos feitos pelo Consulado são enviados para a CRC de Lisboa, onde os processos tendem a demorar 1 ano ou mais para serem concluidos por excesso de pedidos.No caso, quando vc deu inicio no processo ,acredito q poderia ter pedido prioridade devido à idade da sua sogra.
  • Obrigado pela resposta. Será que seria oportuno informar ao consulado a necessidade de prioridade?

    Outra pergunta, minha esposa pode entrar com pedido como neta de cidadão português?

    Grato
    Eduardo Bicudo
  • editado May 2017
    @Eduardo, seria o caso sim de vc pedir prioridade para a Atribuiçao de sua sogra devido a idade dela.Não sei dizer os procedimentos, mas ha grandes possibilidades e vc pode solicitar isso no Consulado.Sua esposa pode sim pedir a nacionalidade por atribuiçao ja q a mãe dela como filha de Português tb ja pediu e ela tb poderá passar para os filhos e assim sucessivamente.
  • @Eduardo
    Mas tenha atenção: sua esposa só pode pedir nacionalidade por atribuição depois que a sua sogra tiver terminado o processo dela, pois necessitará do número do assento português da sua sogra, entende?
    Pelo andar da carruagem, o processo da sua sogra deverá ficar pronto lá para o início do próximo ano.
  • @Camille..pq vc solicitou a transcrição de casamento? casamento de quem?
  • @Camille diligências são procedimentos normais durante o processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.