NÚMERO ASSENTO

Bom dia! Meu avô nasceu em valongo, sobrado. Preciso aber o número do assento. Ligo pra conservatória de Valongo? Preciso pedir a certidão de nascimento ou só os dados já servem para dar entrada na atribuiçao?
OBRIGADA!

Comentários

  • @Carla, vc precisa informar todos os dados possiveis como data, freguesia, concelho e distrito onde seu avô nasceu
  • @Vlad Pen, tenho os seguintes dados:
    DATA DE NASCIMENTO: 17/10/1938
    FREGUESIA - Sobrado
    CONCELHO- Valongo
    DISTRITO- Porto
    Vou fazer a atribuição da minha mãe. Já tenho a certidão de nascimento dela em inteiro teor em cópia reprográfica e a identidade.
    A certidão terei de apostilar e a identidade autenticar e apostilar , certo?
    Penso em mandar para Tondela, Já que meu avô foi o declarante e não precisaria fazer a transcrição do casamento.
    Agora, como conseguir o número do assento? Enviei e-mail, mas não tive resposta.
    Obrigada!
  • @Carla, Tondela passou a exigir a Transcriçao de casamento dos Portugueses. Vila Nova de Gaia me parece não exigir por enquanto se o português foi o declarante do nascimento do filho.Tente esses endereços..se não obtiver resposta o jeito é ligar.
    rc.valongo@dgrn.mj.pt
    +351 22 421 9690
    Conservatória do Registo Predial e Comercial de Valongo
    Campus Justiça de Valongo, Avª Emídio Navarro, 299/355
    4440-649 Valongo
    Tel: 224 224 617
    Fax: 224 224 479
    E-mail: crcpcomaut.valongo@dgrn.mj.pt
  • Bom dia! Onde encontro os documentos necessários atualizados para cada conservatória?
  • @Carla Botelho e @Mei e completando a sua colocação, a maioria tambem exige a cópia do RG apostilada, Ovar não!! Mas Ovar exige todas as transcrições de casamento.
  • A Transcrição de casamento é necessária em todas agora?
  • @Carla, VNgaia parece que não está a exigir a Transcrição de casamento se o Português foi o declarante do nascimento do filho(informação da @Mariza Guerra)..mas tudo muda de uma hora para outra.
  • @Vlad Pen, enviaram o assento do meu avô. Irei tentar VNgaia então. Enviarei os seguintes documentos:

    cópia autenticada da identidade da minha mãe apostilada
    certidão de nascimento em inteiro teor por copia reproráfica apostilada
    modelo 1c com assinatura reconhecida em cartório
    e-mail com assento do meu avô
    Vale postal no valor de 175 euros

    Confere?
  • @Carla, Se seu avô nasceu antes de 1911 , as Conservatórias pedem uma cópia certificada do assento.. , não sei se só o e-mail como comprovação pode servir.Se foi após 1911 , bastam os dados que constam no assento.Requerimento 1C com assinatura da sua mãe reconhecida por "autencidade" no cartório.
  • bom dia, @Vlad Pen! meu avô nasceu em 1938. Muito obrigada pelas informações!
  • Bom dia a todos,
    Já localizei as certidões de nascimento e casamento de meus avós na Conservatória de Penalva do Castelo (Viseu), alguém sabe como faço para pedir essas certidões aqui do Rio de Janeiro, lá me indicaram o https://www.portaldocidadao.pt/ mas até onde cheguei parece só funcionar para residentes???
    Att Giovanni
  • @Carla, vc pode pedir o assento direto na Conservatória

    Conservatória do Registo Civil e Predial de Penalva do Castelo
    R. D. M`el I Lt. 12 Penalva Castelo
    3550-147 Penalva do Castelo
    Telefone: 232640050 Fax: 232640059
    Penalva do Castelo – Viseu – Portugal
    crcpcom.penalva-castelo@dgrn.mj.pt
  • Acabaram de me responder da conservatória de Penal do Castelo que as 3 certidões que preciso já foram informatizadas(em 2012 e 2017) e que podem ser obtida no próprio consulado, caso tenha o sistema SIRIC, falta saber se o consulado do Rio tem esse sistema...
  • Olá, boa tarde. Como consigo solicitar a certidão de portugues do meu pai que acabou de tirar dupla nacionalidade? Preciso primeiro solicitar o cartão cidadao? Obrigado
  • Olá, pessoal, boa tarde.

    Já agradeço toda a atenção e disponibilidade dos colaboradores, o fórum é realmente muito bom e é de fundamental ajuda.

    Fiz meu registro em 2015 e até hj não recebi a minha certidão. Acredito que a correspondência tenha sido extraviada. Existe alguma forma de saber o número do assento sem solicitar uma segunda via? Já mandei e-mail para tudo que era possível e ninguém me responde.

    Gratidão!

  • Ontem consegui, no final do dia, solicitar e pagar no civilonline (o sistema de pagamento estava fora durante dias). Funcionou e obtive agora o número do assento no meu email através da certidão digital.

    Obrigado de qualquer forma! =)
  • Pessoal, só com meu assento impresso, posso passar na fila dos europeus em Lisboa? E nos outros países da UE?
  • @vinicius em Portugal sim, nos outros paises da união européia acredito que não. Melhor tirar o cartão cidadão antes em Portugal.
  • Olá, pessoal! Sou novo por aqui e peço desculpas se a minha pergunta soar "meio boba". Eu consigo o número do assento sem dar entrada em pedido de certidão? De que forma seria? Me informaram no face que para pedir a nacionalidade portuguesa da minha esposa, que é filha de pai português, eu não precisaria da certidão de nascimento do pai português, apenas do nº do. assento. Agradeço a quem puder me informar.
  • @antunesjp, qual o ano de nascimento dele? Sabe o local de nascimento (conselho e freguesia)?
  • antunesjpantunesjp Member
    editado April 2019
    @Daniel Henriques 12/07/1928, Armamar - Viseu
  • Obrigado @Vlad
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.