Averbação de casamento na certidão de nascimento do nubente brasileiro

Caros,
Para fazer a transcrição do casamento, é exigido que o casamento do(a) português(a) com a(o) brasileiro(a) esteja averbado na certidão de nascimento do(a) brasileiro(a)?

Comentários

  • @mauriciolopol,

    os cartórios são obrigados a enviar a comunicação de casamento para o outro cartório que detém a certidão do nascimento. Se não o fizeram, basta solicitar. Costuma ser bem rápido (1 dia ou 2).

    Embora já tenha visto algumas transcrições de casamento sem estar averbado, já que os cartórios aqui no Brasil são obrigados por lei a trocarem esta comunicação, não acho interessante enviar uma certidão de nascimento "incompleta".
  • @Marcia,
    E não é que aconteceu: Na certidão de nascimento da minha avó não consta o casamento com meu avô.
    resultado: Vou ter que solicitar ao cartório onde meus avôs casaram comunicar ao cartório onde minha avó nasceu o casamento deles.
  • @mauriciolopol,

    cartórios trabalham muito mal.
    Solicite e peça urgência.
  • @Marcia,
    A Lúcia de PD me disse que eu posso enviar.
    Então vou enviar sem o averbamento.
  • Boa tarde,
    Alguém poderia me ajudar? Comigo aconteceu da mesma forma, na certidão dos meus pais não veio averbado o casamento deles, apenas o casamento dele com a ex esposa e não consta também o divórcio dele...alguém sabe me dizer se pode ser enviado assim?
  • @Rebeka peça aos cartórios onde foram realizados o divórcio e o 2 casamento do seu pai reenviarem o aviso ao cartório de nascimento. O que acontece é que o cartório do último ato civil manda o aviso pra o penúltimo e esse não reenvia para o do nascimento.
    Se você for mandar sem os apontamentos a certidão de nascimento vai ter que tirar 2 via e apostilar todas as certidões inclusive a de divórcio.
  • Oi pessoal, podem me ajudar por favor.

    Vou fazer a minha transcrição de casamento e solicitei a certidão de nascimento do meu marido, que foi registrado em uma cidadezinha do Ceará e quando chegou a certidão, percebi que o casamento não está averbado na certidão dele.

    Será que vai cair em exigência se enviar sem a averbação do casamento na certidão de nascimento.

    Alguém que já tenha enviado sem o casamento estar averbado na certidão de nascimento do cônjuge brasileiro pode me falar se teve problemas.
  • @Adilia Rosa

    Não precisa estar averbado o casamento na certidão de nascimento dele .Vc pediu a de inteiro teor digitalizada?

    O averbamento na certidão de nascimento,é para fazer atribuição caso a mulher tenha adotado o nome do marido ao se casar
  • @Maria Nélida

    Nossa que boa noticia. Pedi sim, inteiro teor digitalizada.

    É cada detalhe que vai aparecendo no meio do processo rs.

    Muito obrigada. :)

  • Olá. Estou transcrevendo o casamento pelo consulado de Portugal de São Paulo. No site é pedido só a segunda via da certidão de nascimento do cônjuge com menos de um ano, averbada e apostilhada. Tenho uma certidão normal, simples. É obrigatório ser de inteiro teor?
  • @bark

    Apesar de não saber os procedimentos feitos pelos consulados.acredito que seja a de inteiro teor digitalizada e apostilada
  • Olá, estou tratando da atribuição do Meu pai.
    Solicitei a certidão de Nascimento de Inteiro por cópia, ele ja é divorciado, preciso vê essa questão de averbação?
  • @JESSICA...
    Inteiro Teor (IT) Pressupõe que TODOS os dados de registro civil do registrado estejam averbados no documento....
    É obrigação dos Cartórios manterem os registros atualizados...
    Mas...
    Para quem conhece o nível de eficiência dos serviços prestados no Brasil de maneira geral...Toda a atenção é pouca...
    Ontem mesmo fui solicitar a Certidão de Nascimento de um primo e a averbação do casamento realizado dez anos atrás não tinha sido averbado...
    Resultado...
    Mais uma semana perdida esperando o cartório atualizar o documento...
  • @Nilton obrigada por esclarecer essa dúvida, vou aguardar a certidão chegar e vê se houve a averbação!
  • editado June 2019
    @JESSICA...

    Uma sugestão...
    Se houver outra oportunidade em que você precise solicitar Certidão no Brasil...
    Tente contato com o Cartório que mantém o registro e veja se eles podem fazer o favor de consultar o livro de registro para verificar se o documento está atualizado...(Com Averbações de Casamento...**Alteração de nome...**Divórcio...etc...)...
    **[Se for o caso] ...

    Essa providência pode poupar muita dor de cabeça para você...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.