Atribuição - Conservatoria de Águeda (Aveiro) ou Tondela

Prezados, boa tarde

Casamento de meu pai (falecido e português nato, do Concelho de Águeda, Distrito de Aveiro) e de minha mãe brasileira, já está averbado em Portugal, porém tenho de dar entrada na minha cidadania, no caso faria pelo Consulado de Porto Alegre, mas a informação passada foi de que está levando em media 1 ano para mair, visto que utilizam a CRC de Lisboa; pelo que venho acompanhando no Fórum, a mesma está mais demorada, visto possuir maior volume.

Minha pergunta é; eu estando com todos os documentos OK para envio, posso fazer diretamente daqui de Porto Alegre para a Conservatória de Águeda (liguei a um tempo atras e o atendente disse que estava levando entre 1 e 2 semanas o processo) ou para qualquer outra CRC, como a de Tondela Visto que está liberando mais rápido)?

Ou Somente posso fazer esse processo presencialmente em Portugal?

Desde já agradeço;
Gabriel Pereira

Comentários

  • Essa Conservatoria é novidade agora.. Agueda.
  • @Gabriel Espindola Pereira, não temos o conhecimento da Conservatória de Águeda, mas sim de Tondela, Ovar, Vila Nova de Gaia e Mangualde. Essas são as Conservatórias que realizam processos, e aceitam receber os documentos via correios. Veja com Águeda, se aceitam receber os documentos via correios.
    Se aceitarem, e sentir confiança, poderá enviar seu processo para lá.
    O prazo de Águeda está bem rápido comparando com as outras.
  • Segundo último despacho do IRN, a Conservatória de Aguedo é intermediária, ou seja, recebe os documentos e encaminha para outra, que no caso é a CRC de Aveiro.

    IV) Conservatória do Registo Civil de Aveiro, abrange os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados
    nas conservatórias do Registo Civil do distrito de Aveiro, com exceção das Conservatórias do Registo Civil de
    Ovar e de Santa Maria da Feira;

    Fonte: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/cd/despachos/desp2016/downloadFile/attachedFile_4_f0/10_2016.pdf?nocache=1466761097.24
  • Boa tarde prezados,

    Obrigado pelo retorno; vou ligar e verificar com a Conservatória de Águeda, que pelo visto é uma intermediária e diretamente com Aveiro e as outras citadas acima.

    Eu consigo dar entrada no processo daqui da minha cidade (Porto Alegre), sem precisar do Consulado local, a não ser para reconhecer as Certidões brasileiras? Alguém aqui já fez dessa maneira, e como seria feito o pagamento?

    Obrigado.
  • Sim. Consegue enviar diretamente de Porto Alegre.
    Não precisa ir no consulado para nada, se já tiver o assento de nascimento do seu pai. As certidões brasileiras você autentica e apostila no cartório.

    99% das pessoas aqui do forum fazem dessa forma, via correios para as conservatórias citadas no post do @caiodib.

    Sobre o pagamento, você deve fazer um vale postal no valor de 175,00 euros (custo da atribuição da nacionalidade portuguesa) e enviar para CRC que escolher.

    Abraços
  • Beleza Fábio!

    Obrigado pelas informações; vou autenticar as certidões em cartorio e e entrar em contato com as Conservatórias e qualquer dúvida expresso aqui.

    Após feito o processo, eles enviam o Bilhete de identidade e Cartão Cidadão?

    Abraço
  • AllanDCAllanDC Member
    Não gabriel... CC e PEP só no consulado...
  • @Gabriel, cerifique-se que Agueda não encaminha para Lisboa.
  • Não envia, envia para CRC Aveiro
  • Se Aveiro for tão exigente quanto Mangualde onde não pode haver erros nem em uma letra nos nomes, de nada vai adiantar.
  • @FábioMaltaMontanha Sabe de alguém que tenha feito atribuição por Aveiro pessoalmente?!
  • @Daniele Ferreira, Não sei te dizer.

    Tenta dar uma ligada pra eles. Veja se necessita agendar e qual seria o prazo.
    Contatos:

    civil.aveiro@irn.mj.pt
    00 xx 351 234 384 458
  • @fabio obrigada, vou tentar!
  • Boa tarde pessoal,

    Recebi a resposta de Águeda, dizendo que não estão mais fazendo, assim como Ponta Delgada, que desde Setembro/16 não realiza mais processos.

    Estou no aguardo da Conservatória de Aveiro, assim como Vila Nova de Gaia e Porto.

    Tondela acenou positivamente e já enviou os documentos necessários, assim como também a informação de que estão fazendo os processos de Dezembro/16.

    A medida que for recebendo informações, posto aqui.

    Obrigado.
  • @Gabriel Espindola Pereira,

    essas conservatórias (VNGaia, Tondela, Ovar, ACP, 3a Porto - esta última só pessoalmente) fazem processo de atribuição. Existem vários tópicos aqui no fórum, falando sobre isso, com relatos, documentos necessários, prazos que estão levando, etc.

    Ponta Delgada também tem informação aqui de que não tem mais balcão de nacionalidade desde setembro do ano passado.
  • @Gabriel boa tarde! Vc continuou a busca por uma Conservatória? Conseguiu? Poderia relatar quais são os prazos? Obrigada pela ajuda
  • Olá alguém aqui fez atribuição por Aveiro recentemente e se eles exigem a averbação de casamento.
    Obrigado.
  • @Anderson. não temos noticia sobre a conservatória de Aveiro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.