Andamento de Processos no Consulado RJ

Eduardo ForteEduardo Forte Member
editado May 2017 em Consulados
Olá a todos. Gostaria de relatar sobre os processos que dei entrada no Consulado do Rio de Janeiro. Pediria a gentileza de que outros postassem suas experiências no mesmo consulado. Grato.

Transcrição de casamento da minha mãe (portuguesa)
Data de Entrada: 03 FEV 2017
Data do Assento: 21 MAR 2017
Prazo previsto pelo consulado: 2 meses
Taxa consulado: R$ 517 (+ documentos)

Atribuição para mim
Data de Entrada: 15 FEV 2017
Prazo previsto pelo consulado: 6-8 meses
Taxa: R$ 822 (+ documentos)

No caso da transcrição do casamento, realizada em menos de dois meses, é preciso ressaltar que o processo de atribuição de minha mãe havia sido feito no próprio consulado, alguns anos atrás. Isso pode ter facilitado o andamento. Uma semana após a transcrição, o documento havia chegado pelos correios.

Comentários

  • Gostaria de saber se vc teve que fazer a transcrição do casamento para dar entrada no processo de atribuição ou poderia ter dado entrada direto no processo de atribuição tendo a certidão de nascimento do seu pai ou mãe?
  • Olá Rafael. Tive que fazer a transcrição do casamento para dar entrada na atribuição. Mas os processos podem ser feitos simultaneamente. Dei entrada na transcrição e iniciei a minha atribuição cerca de uma semana depois.
  • FfecFfec Member
    Atribuição para mim
    Data de Entrada: 15 FEV 2017
    Prazo previsto pelo consulado: 6-8 meses...
    Eduardo, é bem provável que vc espere mais que isso infelizmente :(
    O meu processo já tem 8 meses e 10 dias e nada ainda...
  • Sim, Ffec, imagino que vá demorar mais (obrigado pela informação). Estou apenas relatando o que me disseram (não tenho muitas esperanças de que se cumpra). No caso da transcrição, no entanto, me surpreendi e foi feita dentro do prazo. Fiz pelo Consulado pois não conhecia alternativa e não estou com muita pressa....
  • Boa tarde, @Eduardo Forte como está o status do processo?
  • Atribuição
    Data de entrada pelo consulado: 10/2/2017
    Entrada no sistema em Lisboa: 7/4/2017
    Prazo previsto pelo consulado: 6-9 meses
    Status: "por integrar centrais".
  • Atribuição (via consulado do Rio de Janeiro)
    Data de entrada: 31/08/2017
    Prazo dado no consulado: 9 meses (esperar por chamada)

    Alguem pode me esclarecer uma duvida? Eles nao me deram nenhuma coordenada para acompanhar o andamento do processo. A unica forma de acompanhamento que eu tenho é entrar na pagina de serviços do consulado portugues do RJ e ver que esta com status "em processanento". É assim mesmo?
  • editado February 2018
    @lourelu
    Ligue para a linha de registos: +351 211 950 500 (opções 1 e 1)
    Informe o nome, a data de nascimento, quando deu entrada e em que consulado, e eles te passam o número do processo. Aí você pode acompanhar pela LR.
    O Consulado não informa nada, só manda aguarda ad eternum, não atende telefonemas e quando atende é só pra dizer que "não tem como acompanhar, que é pra aguardar" e não dá pra pedir pra falar com nenhum responsável...
    Para ligar para a LR, de preferência use o skype, compre uns créditos que a ligação sai a cerca de R$ 0,07 por minuto. Muita gente diz que é melhor ligar nas primeiras horas do funcionamento da LR (9 às 17h, horário de Lisboa).
    Agora, o mais importante: se for fazer algum outro procedimento de nacionalidade ou transcrição de casamento, etc, faça direto por uma conservatória em Portugal. Seu processo já estaria concluído a essa altura!
  • @jhmelman
    Muito obrigada pelas dicas. Estou aguardando o processo de atribuição da minha avó, que deu entrada em 14/09/2017. Gostaria de saber como faz para dar entrada direto em uma conservatória em Portugal. Isso pode ser feito a distância, enviando documentos por carrier (DHL, ect)? Ou apenas pessoalmente indo a Portugal? Pois em seguida, minha mãe vai iniciar o processo de atribuição dela.
  • @thaisemota,

    Sendo sua avó a portuguesa,antes de iniciar a atribuição da sua mãe,terá que transcrever o casamento da sua avó
    A melhor conservatória,no momento,é Ponta Delgada
    Pode enviar ,aqui do Brasil por DHL ou por EMS(correios)
    Veja nesse link os procedimentos para transcrição

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p1
  • LR - Linha de Registro?
  • @aurora Santos isso mesmo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.