Como enviar documentos para Tondela

Sou meio nova aqui. Segui o passo a passo de documentos fornecido pelo site do consulado. E pretendia enviar a documentação por eles. Mas há dias que não há vagas para agendamento.

Lendo alguns posts anteriores vi que é possível enviar diretamente para Tondela. Mas não entendi bem o processo. Onde ir.. Para que endereço enviar a documentação.. Como efetuar o pagamento.. Alguém pode me ajudar?

O meu caso é o seguinte: o meu avô é português, ele e minha mãe são falecidos e minha mãe não tirou a cidadania quando era viva.

Seguindo o site do consulado, eu já providenciei os seguintes documentos:
Requerimento preenchido com firma reconhecida em cartório por autenticidade
Minha certidão de nascimento de inteiro teor com cópia repográfica do livro com firma reconhecida e apostilada
Certidão de nascimento da minha mãe de inteiro teor com firma reconhecida e apostilada
Cópia simples do passaporte português do meu avô (é o único documento que possuo dele)
Minha certidão de antecedentes criminais reconhecida em cartório e apostilada
Cópia autenticada do meu diploma universitário apostilada
Cópia autenticada do meu passaporte apostilada
Foto 3x4 recente

Preciso de mais alguma coisa?

Meu avô nasceu em 1932. Preciso buscar a certidão dele? Preciso da certidão de óbito da minha mãe e do meu avô? No site do consulado eles não pedem esses documentos. Mas não sei se para Tondela é necessário.

Desde já, agradeço.
«1

Comentários

  • editado April 2017
    @caroline
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    Vc precisa dos dados de nascimento do seu avô, ( n° do assento, data q nasceu, freguesia e conselho ),nao precisa da certidão obito , fotos e nem apostilar o diploma universitario.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas
  • @Vlad Pen

    Obrigada pela ajuda!

    Eu tenho a data de nascimento, freguesia e conselho. Só não tenho o número do assento. O que eu faço com essas informações?
  • @Caroline, se vc tem esses dados, vc pode pedir ao Arquivo Distrital da região onde ele nasceu O n° do assento.
  • @Vlad Pen

    Entendi. Providenciarei. Mais uma vez obrigada!

    E quando eu tiver o número do assento, como faço? Como envio essas informações para Tondela? Digitadas numa folha? Ou com esse número eu solicito uma nova certidão?
  • editado April 2017
    @Caroline, essas informaçoes vc vai colocar no requerimento 1C.Se for solicitar um copia do assento (o que seria melhor) vc pede por email.Tem q pagar uma taxa. O arquivp Distrital te informa o procedimento.Nao publique a mesma dúvida em varios topicos.
  • @Vlad Pen

    Mas o requerimento 1C é para filhos de mãe portuguesa ou pai português nascidos no estrangeiro. E no meu caso meu avô é português. Que já é falecido. E minha mãe, que era brasileira, também é falecida. Não seria outro requerimento?
  • @Caroline Ahhh simm dai é o requerimento por Atribuiçao
  • editado April 2017
    Boa tarde,
    Também sou novo por aqui. Acabei de me cadastrar neste fórum, que diga-se passagem é excelente.
    Também estou em busca de aquisição da nacionalidade portuguesa. Sou brasileiro com avô e avó maternos portuguesa falecidos e minha mãe brasileira também falecida sem ter obtido cidadania. Já tenho comigo a documentação completa seguindo a lista do consulado de Portugal: Requerimento ao Ministro da Justiça preenchido e com firma reconhecida; Certidões (minha e da minha mãe) de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica do livro e Apostila de Haia; Fotocópias autenticadas dos assentos de batismo (nascimento) e de casamento dos meus avós (obtidos junto ao Arquivo Distrital de Viseu); Certidão de antecedentes criminais emitida pelo DPF (autenticação digital pelo site) e Apostila de Haia; Fotocópia autenticada de diploma UFRRJ com a Apostila de Haia; Fotocópias autenticadas do passaporte brasileiro e do RG com a Apostila de Haia; Fotografia 3×4, colorida e recente.
    Dada à dificuldade de agendamento no consulado de Portugal no RJ estou buscando alternativas E muito me interessou esta discussão sobre o envio direto da documentação para a Conservatória do Registo Civil de Tondela. Não sei se faz alguma diferença, mas meus avós nasceram e se casaram justamente em Tondela, tanto que a documentação que tenho deles tem como origem aquele Concelho.
    Pelo link https://www.mapadocidadao.pt/Servicos/Detail/879/7105 acessei o site da Conservatória de Tondela na página de Nacionalidade- Aquisição, mas não estou certo de como prosseguir daí.
    Desculpem -me por me alongar, mas, por fim, minha dúvida basicamente neste momento é: Para dar entrada no pedido de aquisição da nacionalidade portuguesa basta eu juntar toda a documentação listada e o vale postal de 250 euros e remeter tudo para o endereço da Conservatória de Tondela (Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57, 3460-584 Tondela – Viseu – Portugal)? Ou eu teria que me apresentar a eles previamente por e-mail, por exemplo, e informar do meu interesse em enviar a eles meu pedido?
    Em tempo, não tenho prática nos trâmites do fórum, mas li as orientações para iniciantes, mas se mesmo assim eu transgredi alguma regra, por favor me desculpem.
    Desde já agradeço a sua atenção.
  • @Jorge, tudo certo... nao precisa apostilar Diploma e nem precisa enviar fotos.. Vc pode mandar ou copia do R.G. ou copia do Passaporte apostilados se este mostrar a filiaçao.
  • @Vlad Pen, grato pela rápida resposta. Na verdade como eu não sabia, a exceção dos documentos portugueses dos meus avós, já apostilei todos os documentos. Pelo que entendi, posso então despachar de imediato todo o conjunto para a Conservatória de Tondela? Me permita mais umas perguntas. A documentação dos meus avós eu recebi do Arquivo Distrital de Viseu em 2009 (eu pedi naquela época mas não dei continuidade ao processo), há algum problema? E quanto ao vale postal, ainda não consegui entender como obtê-lo, você pode me esclarecer? Vi aqui no fórum um link mas me remeteu para uma pesquisa Google. Muito obrigado pela atenção e paciência.
  • @Mei muito obrigado. Vou fazer como me orientou. Espero que esta greve não se alongue. Boa noite
  • Bom dia, como relatei ontem tenho todos os documentos para solicitar aquisição de cidadania portuguesa como neto. Mas me bateu uma dúvida: O formulário de Requerimento dirigido ao Ministro da Justiça além do reconhecimento em cartório da minha assinatura tem que ser apostilado (Haia)? Acabei de ler no site do Cons. Geral de Portugal em SP e confesso que só lá eu vi essa exigência. Obrigado
  • @JORGE, essa exigencia surgiu agora, mas parece q Tondela e Ovar nao exigem apostilamento do Requerimento 1C.
  • @Vlad Pen @Mel Agradeço a atenção de ambos. Boa tarde
  • Boa notícia. Consegui hj à tarde despachar meus documentos e pagar a taxa pelo vale postal na agência dos correios. Foi demorado mas consegui. Graças a Deus e com as informações que obtive neste fórum, meu pedido de cidadania está viajando para o velho continente. Mais especificamente para Tondela, terra dos meus avós. Abraços e bom fds a todos
  • editado April 2017
    @Mei te agradeço muito as orientações para a emissão do vale postal. Sem elas a simpática mas pouco experiente atendente do correio teria feito tudo errado. Tive que insistir muito para que ela fizesse a seleção reais para euro pois a moça não aceitava que estava errada. Por fim valeram minha teimosia e suas dicas. Obrigado. Boa noite.
  • Verdade @Mei. Me permita uma pergunta, estou pensando em mandar email extraoficial para o CRC de Tondela informando que mandei a documentação e o vale postal para abertura do processo de cidadania. É positivo, negativo, desnecessário, inócuo? O que vc acha? Obrigado. Bom dia.
  • @Mei muito obrigado pelos esclarecimentos. Ainda bem que te consultei. Vou mandar o email agora msm. Bom fim de semana
  • Boa noite, Despachei na sexta-feira para o CRC de Tondela documentação de aquisição de nacionalidade, além do vale postal. E mandei email há pouco para o CRC - Conservatória dos Registos Centrais comunicando o envio e pedido em questão. Por curiosidade e intetesse, o que esperar agora? Qual a ação esperada por parte deles? Obrigado

  • @JORGE JOSE DE BARROS,

    não era para ter enviado email para a CRC, pois seu processo dará entrada em Tondela, e não em Lisboa.

    Você deve acompanhar o recebimento dos documentos (site dos correios e CTT) e depois de recebidos, dar um intervalo de 2 a 3 semanas. Então, pode ligar para a linha registos, a fim de saber se seu processo foi numerado e qual este número.
  • @Marcia e @Mei agradeço os esclarecimentos. Vou acompanhar.
  • Alguém sabe dizer se preciso da certidão de nascimento original do português para Tondela? Eu tenho uma cópia somente.
  • @Gabriela Alves,
    Se o português for nascido antes de 1911, deverá pedir uma cópia certificada e enviar. Após 1911 , basta uma cópia desse assento.
  • Dúvida sobre transcrição por Tondela

    Maria é neta de português por via materna. Maria mandou os documentos para Tondela para se naturalizar. Sua mãe, Lourdes, que era a filha de português, faleceu sem conseguir a cidadania. Lourdes era casada com um brasileiro. Tondela não teria como exigir a transcrição de Lourdes,filha de português,pois esta e seu cônjugue já faleceram e nenhum deles era portugues. O que se faz nesse caso?Tondela pode encrencar com o processo de Maria pela falta da transcrição dos pais?

    *No caso,Manuel português registrou Lourdes, porém não foi Lourdes que registrou sua filha, mas sim seu marido.
  • @Fernanda99,

    nenhuma conservatória irá exigir a transcrição de casamento de cidadão não português.
    A mãe, Lourdes, não era portuguesa. Logo não tem como transcrever seu casamento (não existe o assento português dela).

    Para pedir a aquisição, Maria teria que mandar a certidão de casamento dos pais, anexada aos seus documentos. Isso porque, a filha do português não foi a sua declarante.
  • Pessoal preciso de uma ajuda, não tenho a certidão de nascimento de meus avôs portugueses. O declarante do nascimento de minha mãe foi seu pai portugues, meu avô. Vcs acham q vale a pena encaminhar a certidão de nascimento de minha avó, ou apenas mando o de meu avô?
    Obeigada
  • @primartinho,

    se eles estiverem casados em Portugal (casamento transcrito), tanto faz.
  • @Marcia Obrigada!
    Sabe me dizer se Tondela informa qdo o processo é enumerado?Tenho duas parentes q solicitaram naturalizacao e os docs já chegaram em Portugal,falta enumerar.
  • editado May 2017
    @Fernanda, espere 20 dias após a chegada dos documentos em Portugal e ligue para a linha de registros 00XX 351 211 950 500 (XX =operadora )opcão 1 depois opçao 1 de novo. Informe nome e data de nascimento do requerente.
  • Bom dia, os processos estão demorando mais para ser numerados? Meus documentos chegaram em 24/4 em Tondela e até agora não foi numerado. Será que as conservatórias mudaram o ritmo depois da nova lei dos netos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.