Atribuição , Cartão cidadão e Passaporte

Bom dia ,

Apesar de ja ter lido e pedido ajuda para muita gente aqui , estou com dúvidas em relação a algumas etapas e se alguém puder me ajudar ( pode ser dúvidas bobas , me desculpem ) , mas eu realmente gostaria de saber .
Mandei a documentação da minha mãe para fazer a atribuição dela , caso tudo dê certo , eu recebo a carta em casa e a partir disso , preciso tirar o cartão cidadão ( eu preciso tirar esse cartão cidadão para conseguir o passaporte ou não é necessário ? )
No caso da minha mãe , ela possue 80 anos e não tem interesse no passaporte , eu sou obrigada a fazer esse cartão cidadão para ela ?

Comentários

  • @Silvia
    Se sua mãe não tem interesse, ninguém obriga a fazer cartão do cidadão ou passaporte. Tudo tranquilo. Pelo que entendo, ela só fez a cidadania para ajudar você a tirar a sua. Beleza. Está cheio de pai e mãe que se nega, complicando a vida dos netos já nascidos.
    Assim que ficar pronta a atribuição da sua mãe, você precisará fazer a transcrição do casamento dela com seu pai (faça por Ponta Delgada ou 4a do Porto) antes de enviar o seu processo de atribuição. E se tiver filhos, você terá que transcrever seu casamento (obviamente depois de a sua atribuição ficar pronta) antes de eles poderem fazer a atribuição deles.
  • Obrigada @Cynthia , já me ajudou no passo a passo , mas saindo a minha cidadania , eu preciso fazer o cartão cidadão para tirar o passaporte , é isso ?
    Outra coisa, eu posso solicitar a transcrição do casamento dos meus pais ?Minha mãe é viva e meu pai ja faleceu .
    super obrigada
  • Silvia,
    Isso aí. A ordem é: cidadania, CC e depois passaporte.
    CC e passaporte não demoram muito, e, em Portugal, dá para fazer CC em dois dias e passaporte até no mesmo dia.

    Claro que pode solicitar a transcrição do casamento dos seus pais. Sua mãe pode (ela é que é a portuguesa, certo?), mas qualquer descendente direto também pode. Não faz mal que seu pai já tenha falecido.
    Se for você a fazer o pedido, adapte o formulário Ëu, xxxx, filha de xxxxx... venho solicitar...". E mande uma fotocópia autenticada do seu RG para eles verem a filiação.
  • thaisspthaissp Member
    editado June 2017
    Boa noite!
    Hoje chegou de Portugal a documentação da conclusão minha cidadania.
    Recebi um certificado com a informação:
    " Que o presente documento está conforme o original do registro nº xxxxx do ano de 2017 da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa. Substitui a certidão de cópia integral Assento de Nascimento para outros fins."
    É valido como apresentação do assento?

    Seria possível por gentileza avaliar se apresentação desse certificado é suficiente para solicitar o cartão cidadão no consulado de SP.
  • @thaissp,
    respondi ao inbox.
  • Bom dia. Moro no Rio de Janeiro e trabalho aqui pertinho do Consulado Português em Botafogo. Já tirei a minha nacionalidade e do meu filho de 4 anos. Como faço para tirar o meu cartão cidadão e do meu filho ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.