Fazer o reconhecimento de firma/sinal público antes ou depois do apostilamento?

Boa noite!

Estou com uma dúvida se devo fazer o reconhecimento de firma antes ou apos o apostilamento.
Li aqui no fórum que por nao saber, algumas pessoas fazem logo o reconhecimento assim que retiram a certidão de inteiro teor e depois sao informadas na hora do apostilamento que terão que fazer o reconhecimento novamente. É isso mesmo? Gostaria de esclarecer essa duvida o quanto antes pois vou solicitar a certidão de casamento de IT dos meus avós e depois a do meu pai para a atribuição dele.

Muito obg!

Comentários

  • FabioFabio Member
    Mesma dúvida. Cada cortório me disse uma coisa. O do Catete disse que não é necessário sinal público. O do Estacio disse que sim. Mas na 4 Crc confirmaram que precisa sim. Entao fiquei com uma certidao apenas com apostila. Na outra a firma foi reconhecida antes.
  • No momento do apostilamento, os cartórios fazem ou reconhecimento de firma, ou sinal público.

    É necessário sim.
  • @Marcia

    Muito obrigada!
  • @Fabio

    Passei hj num Cartório em Laranjeiras e eles me disseram que fazem lá mesmo junto com o apostilamento.
    Só falou pra eu ver no cartorio onde for buscar a de inteiro teor, onde o escrivão tem a firma registrada. Mas a maioria está com as assinaturas no sistema on-line .
  • FabioFabio Member
    É que o 4 rcpn só faz apostila. Pra reconhecer a firma tem que ir no ofício de notas ali perto. Mas no dia em que peguei a certidão eles não deixaram eu ir reconhecer a firma antes da apostila. E ainda disseram que a firma não era necessária. Ontem eu fui nesse ofício de notas lá perto e reconheci a firma.
  • O escrevente do cartório que fui exigiu sinal público antes do Apostilamento. Muito buracrata, disse que só posso pegar o apostilamento na semana que vem, pois ele não faz no mesmo dia porque tem que conferir muitos dados, afe.
  • FabioFabio Member
    Daniele, pelo que vi quando você apostila no próprio cartório que emitiu eles criam menos obstáculos. No catete por exemplo se negaram a fazer no mesmo dia a apostila de uma certidão do Estácio. Disseram que só fazem no mesmo dia a deles próprios. Então fui no Estácio e fizeram na hora.
  • Olá ontem apostilei os documentos que vou levar para Portugal,e foi meio trabalhoso no meu caso,porque as certidões eram de muitos estados diferentes,e sim antes de fazer o apostilamento precisa ser feito o sinal público ,tem um sistema que as assinaturas ficam cadastradas.
    E tem alguns cartórios que não o escrevente não tem esse cadastro
    No meu caso foi um do Paraná
    Aí eles estão me mandando o sinal público da assinatura por sedex
  • O cartório me enviou a certidão de inteiro teor, reprográfica, apostilada, mas sem o reconhecimento de firma! Me disseram que não tem como reconhecer q firma (sinal público) após o apostilamento, mas poderia tentar pelo sistema CENSEC. Alguém poderia me orientar quanto a isso, por favor? Abraços
  • @mei mil desculpas por isso. Apenas o fiz pois dois tópicos são de 2015 e fiquei com muito medo de ninguém estar mais olhando esses tópicos... Não farei isso novamente. Obrigado pela ajuda em sua outra resposta
  • Cartórios são confusos.. no que tiramos a certidão de inteiro teor, reconheceram na mesma hora a assinatura do escrevente (sem cobrar por isso, já estava incluído no valor da certidão), e lá mesmo fez a apostila de Haia Cartório em São Cristovão no Rio). Semana passada fui apostilar o certificado de ensino médio do meu filho que tinha a assinatura da diretora ja reconhecida em outro cartório, e fizeram o reconhecimento do sinal publico do escrevente do primeiro cartório na hora e apostilaram, tudo em menos de 20 minutos (rua da Quitanda no Rio)
  • Apostilamento na hora 25° Cartório de Notas - Botafogo, procurar por José Guilherme ou Davi Barros
  • cartorio25notas.rj.gventura@gmail.com ou cartorio25notas.rj.davibarros@gmail.com
  • Telefone contato (21) 97019-1802
  • Fiz no 19o ofício RJ. Reconheceram antes o sinal público e só depois apostilaram. Estavam com muitos pedidos e tive que buscar no dia seguinte. Não deixem de conferir cada linha. Eles erraram no nome dos escreventes das duas certidões no apostilamento. Como outra pessoa foi buscar, eu só vi depois em casa. Pelo menos refizeram sem custo.
  • Olá, Pessoal! Li os posts, mas ainda fiquei em dúvida. Se alguém puder me ajudar... Pedi a certidão de nascimento por cópia reprográfica e veio sem a firma reconhecida do tabelião... consigo fazer isso depois? Por exemplo...voltar no cartório e pedir e depois apostilar em outro cartório.
    Outra dúvida: Certidão de óbito de inteiro teor precisa ter a firma reconhecida do tabelião também?
  • @fernandamabrandao no momento do apostilamento é feito o reconhecimento. Todas certidões tem que ser apostiladas então vai ser feito o reconhecimento da firma.
  • Muito Obrigada, @Daniel Henriques!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.