Quanto custa obter a cidadania portuguesa?

Boa noite
Gostaria de saber se alguém pode me informar quanto fica, mais ou menos, para a obtenção da cidadania portuguesa, considerando que meu avô era português. Obrigada
Solange

Comentários

  • @Solange, Seu avô casou aqui no Brasil, se sim precisa transcrever o casamento dele em Portugal, quem é filho dele seu Pai ou Mãe, tem que fazer também a transcrição do casamento de seus pais, e depois a Atribuição do filho do Português seu Avô, aquele que vai te passar a Atribuição, só depois Vc da entrada na sua Atribuição...qualquer duvida todos do Fórum vai te orientando BLZ , gd abraço!!!
  • Oi Tereza, meu avô se casou aqui no Brasil e meu pai é que era filho de Português.. Obrigada
  • @Solange
    Se apenas o seu avô é português (avó brasileira) e se foi ele que declarou o nascimento do seu pai, não precisa transcrever casamento se você mandar o processo para Tondela.

    A mesma coisa acontece depois da atribuição da nacionalidade do seu pai. Se foi ele o declarante na sua certidão de nascimento (e se sua mãe não é portuguesa), não precisa da transcrição do casamento dos seus pais se enviar seu processo para Tondela.

    Custos: cada atribuição de nacionalidade, 175 euros e mais os custos das certidões e apostilhamentos. Conte também o custo de envio pelo correio (um EMS custa uns 120 reais). Tudo junto deve custar uns 1500, 2000 reais. Depende do seu estado, pois em SP um apostilhamento custa mais de 100 reais, em Minas, uns 30...

    Se quiser fazer transcrição de casamento, 120 euros mais certidões, apostilhamentos e envio.
  • @Solange
    Isso se seu pai estiver vivo.
    Se seu pai faleceu sem pedir a cidadania, você terá que fazer processo de naturalização (aquisição) de cidadania. Este custa 250 euros, mais certidões, apostilhamentos e envio.
  • Gastei 2.500,00 aquisicão+ transcriçao + 1 retificaçao
  • Boa noite, estou lendo as perguntas é preciso saber como fazer para tentar tirar a cidadania do meu marido e como devo proceder.
    Meu marido é neto de avós paternos portugueses, casados aqui no Brasil e falecidos, o pai do meu marido não tirou a cidadania e faleceu, minha dúvida consigo tirar pro meu marido e depois para mim e para os nossos filhos? Sendo que todos são maiores de idade e já temos uma neta
    Como eu devo proceder?
    Esses documentos quais são?
    Tenho que enviar algum documento da mãe do meu marido, sendo que ela no é portuguesa mais está viva?
    Obrigada
    Vania
  • @Vera

    Seu marido pode pedir atribuição como neto,mas terá que provar ligações efetivas com Portugal

    Veja aqui algumas sugestões de laços efetivos

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.