Agradecimento

Bom dia a Todos

Gostaria de agradecer imensamente a todos aqui do Fórum que ajudaram de uma forma ou de outra nessa caminhada, em especial a Vera Lima e Adelaide Veloso pela ajuda e boa vontade.

Acabei de ligar na Linha de Registros e recebi a informação de que o processo de minha sogra encerrou dia 08/02/2017 e a certidão de nascimento portuguesa já está a caminho... aqui todos estão vibrando pelo sucesso da tarefa...

enviado - 01/12/2016
despacho - 12/01/2017
Concluído - 08/02/2017

total de 69 dias


Muito Obrigado a todos deste belo Fórum...


Que fique de incentivo a todos que por aqui procuram resolver suas questões sobre o assunto...

Comentários

  • @Dorizio

    Parabéns!!!! Ótimo presente de início de ano!
    Você enviou para qual conservatória? Era atribuição ou aquisição?
    Me pareceu super rápido!
  • Obrigado...
    os papéis de minha Sogra foram enviados para Arquivo Central do Porto
    que é o local onde indicado para Atribuição ...
    Filhos de Portugueses nascidos no exterior..
    Minha Sogra não cabe em si de tanta alegria...

  • @Dorizio, Parabéns!! Viu como é fácil? Rs.... Agora segue com o próximo processo!! Hoje vai ter bacalhau!!!! Mande abraço para sua sogra!!
  • Ohhh que fofa! Imagino!
    Agora é só aproveitar.
    Obrigada pela dica!
  • Parabéns Dorizio! E parabéns também à Adelaide, pela disposição para compartilhar seu conhecimento e ajudar tanta gente aqui no fórum.
  • @Wesley, obrigada!! Ver o outro conquistar o sonho é uma satisfação imensa, principalmente quando participamos diretamente nessa busca. As vezes, nossa participação é minima, mas o que importa é o final da história.
  • Quero destacar que sem o Fórum e ajuda de Adelaide e da Vera eu teria desistido, pois antes havia procurado o Consulado, que pediu vários documentos que eu não conseguiria ter encontrado.... e que procurei um advogado que mantem outra página que me pediu valores extratosféricos para dar andamento ao processo, algo abusivo.....

    Novamente quero agradecer e dizer que seremos sempre gratos e solidários ao Forum Cidadania Portuguesa

    Obrigado
  • @Dorizio, Na verdade, não foi só Adelaide e Vera Lima, todos aqui acabam se ajudando. As vezes, uma pessoa orienta algumas pessoas e outros utros orientam mais alguns.... Somos um grupo unidos para ajudar o próximo.
    O importante é chegar na conquista.
    Mais uma vez parabéns!!
  • Boa tarde a todos...sou nova aqui e fiquei muito feliz de ver que conseguem tramitar os processos sozinhos, sem uma assessoria (que realmente tem honorários elevados). Sou advogada de formação e consegui agrupar informações e documentos para inicializar os processos de meu sogro (filho) e meu namorado (neto) de portugueses... fico insegura, já li muito sobre o assunto.

    Não tenho muito tempo para me dedicar a isso...tenho receio de não dar certo. Alguém pode me dar uma opinião?, vou narrar o caso abaixo..desde já agradeço

    REQUERENTES: MARIO GUILHERME (filho de pai e mãe portugueses)
    RICARDO (neto de portugueses)
    JULIA (bisneta, acredito q deve ser feita após as demais)

    Consegui localizar o registro de nascimento (baptismo) do avô no cartório da Ilha da Madeira, o da avó que é de Avelãs de Ambom não localizei (ainda pesquiso em outras serventias). Casaram-se no Brasil onde tenho acesso ao inteiro teor da certidão e dos óbitos pois residimos na mesma cidade. Posso ter acesso também ao arquivo local aos documentos utilizados na habilitação para o casamento deles.

    Na certidão de nascimento do avô português não consta o sobrenome GUILHERME, mas em contato com a funcionária do Cartório da Ilha da Madeira ela disse que por equiparação à certidão dos irmãos dele é a certidão que procuramos, a data de nascimento também está contraditória. Necessária retificação? e depois, averbação de casamento e óbito?

    O que julgam deste processo? Favorável ou mais complicado? Acreditam ser possível fazer sem assessoria? pelo consulado ou enviando os documentos a Portugal?

    Quem puder me auxiliar neste momento agradeço
  • @daniela tita

    O processo de nacionalidade de pai para filho possui uma tramitação fácil e possível de ser organizado por qualquer leigo se for enviado para uma Conservatória em Portugal - sugerimos Tondela ou Ovar.

    Como os portugueses casaram-se no Brasil haverá a exigência de transcrever o casamento deles antes da atribuição do seu sogro. Precisará dos dois assentos + a certidão de casamento inteiro ter + requerimento + documento identidade do requerente. Leia o tópico Transcrição de casamento em Ponta Delgada.
    As Conservatórias não exigem informação de óbito - apenas os Consulados.

    Enquanto isso prepare os documentos de atribuição do seu sogro.
    As datas de nascimentos normalmente apresentam divergências em relação aos documentos brasileiros. Se os nomes estiverem corretos não haverá exigência para a retificação.

    Mesmo dispondo de pouco tempo sugiro que você leia vários tópicos.

  • Este fim de semana estive no consulado em Curitiba retirando os Cartoes de CIdadaos de minha familia toda...
    Esposa e filhos já estao com os cartoes em maos... agora vou começar a minha...

    Muito obrigado a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.