Preenchimento do formulário 1C - Quadro 5 - Assinaturas

Alexandre PortelaAlexandre Portela Unconfirmed
editado February 2017 em Processos de Atribuição
Pessoal,

No quadro 5 consta o seguinte:

______________________________ |_|_|_|_|_|_|_|_|
-------------------Local-------------------------dia-mes--ano

1._______________________________________________
-------Assinatura do declarante reconhecida presencialmente

1._______________________________________________
-------Assinatura do declarante reconhecida presencialmente


As dúvidas são as seguintes:
1) O campo Local e data são preenchidas no cartório?
2) O local seria a cidade onde se localiza o cartório?
3) Temos 2 campos de assinatura. A assinatura do interessado (quadro 1) deve ser realizada no primeiro campo "1."?
4) O escrevente do cartório assina em algum local?
«1

Comentários

  • Alexandre PortelaAlexandre Portela Unconfirmed
    editado February 2017
    Manual lido previamente.
    Dúvidas, pequenas eu sei, mantidas.
    Elas podem complicar se o cartório não sabe o que fazer. Vide a emissão da certidão de nascimento por cópia reprográfica. Mas isso é outra estória.
  • 1) no cartório, no mesmo momento em que for assinar. Na frente do oficial do cartório
    2) Local onde você está assinando, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio das Ostras, Osasco...
    3) Como você viu no link que enviei, apenas o primeiro.
    4) Não, ele apenas reconhece a sua assinatura por autenticidade
  • Fechou! Obrigado Fábio.
  • Oi tenho uma dúvida, assinei o formulário nos dois campos e fiz o reconhecimento por autenticidade, posso enviar assim mesmo ou terei que fazer um novo fomulário para constar apenas uma assinatura ?
  • @Ejohn não precisa fazer outro formulário.
  • @Ejohn , o da minha esposa foi assinado 2 vezes e já foi concluído. Como escreveu @Vlad Pen , não tem problema.
  • @Vlad Pen e @sidneioliveira muito obrigada pelas informações !

    Gostaria de pedir o auxílio de todos para uma outra dúvida quanto ao meu processo, sou filha brasileira de pai e mãe portugueses, nascidos em colônia portuguesa em Moçambique. O casamento dos meus pais já está averbado e tenho inclusive um irmão brasileiro que já obteve a nacionalidade por atribuição concedida na época de seu nascimento. Hoje tenho comigo a cópia simples do registro de casamento feito no consulado e cópias simples dos assentos de nascimento de meus pais (aquela cópia do livro com letras manuscritas), com a indicação de casamento averbado, tais cópias possuem a seguinte informação no verso:
    "Está conforme o original do registro nº 600D do ano 1975 e vai ser assinada e autenticada com o selo branco. Substitui: a certidão de cópia integral de registro de nascimento para fins de Bilhete de Identidade, não podendo ser usado para outro fim. Lisboa, Conservatória dos Registros Centrais, aos 14 de Dezembro de 2006"

    Assim, a minha dúvida é o seguinte:

    - para o meu pedido de atribuição, posso simplesmente anexar uma cópia simples da certidão de nascimento dos meus pais, conforme documento descrito acima ? Em caso positivo, não precisarei preencher os dados do quadro 2 correto ?

    - precisarei verificar junto ao cartório se o assento já foi informatizado ? Em caso positivo, o cartório competente para me passar a informação, tendo em vista que o assento dos meus pais foram originalmente registrados em ex colônias portuguesas, seria a Conservatória de Registros Centrais (registos.centrais@irn.mj.pt) ?

    - Caso o assento de meus pais não tenham sido informatizados eu teria que pedir por email mesmo a informatização dos assentos ?

    Já estou com toda a documentação pronta, mas acabei ficando em dúvida quanto essa questão do assento de nascimento dos meus pais, pois eu estava enviando apenas as cópias simples do registro manuscrito.

    Muito obrigada !
  • @Ejohn,
    certo. Se anexar a cópia simples de nascimento dos seus pais (conforme mencionou) já basta e aí, não precisa preencher o quadro 2 (apenas preencha o "Deseja manter a composição original do nome? Sim").

    Nem precisa verificar se o assento já está informatizado. Mande essa cópia mesmo. Mas, se quiser ver isso, veja com a CRCentrais Lisboa, através do email rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.

    "Caso o assento de meus pais não tenham sido informatizados eu teria que pedir por email mesmo a informatização dos assentos ?"
    Não precisa.

    Boa sorte!
  • @marcia muito obrigada pelos esclarecimentos, eu já estava preocupada achando q teria q correr atrás de outra certidão rsrs agora estou mais tranquila ! Esse site é excelente !
  • @Ejohn,
    sabe que seu processo infelizmente só pode ser feito nas CRCentrais LIsboa, não é?
    Boa sorte!
  • Oi @Marcia eu não sabia disso, eu estava preparando para enviar tudo para ACP ... pq eu terei que enviar somente para CRCentrais Lisboa ? Nossa lá pelo que li é bastante demorado ...
  • @Ejohn,
    infelizmente, somente a CRCentrais Lisboa tem competência para atribuir filhos de alguém que seja português, mas não tenha nascido na Comunidade Européia ou no Brasil. Uma pena mesmo!

    Mande logo seu processo. Demora, mas sai.
    Não desanime por isso! Quis apenas te alertar, para que envie pro lugar certo e evite perder dinheiro!
  • @Marcia eu agradeço bastante pelo alerta, pois eu realmente estava para enviar tudo para o lugar errado rs

    Preciso de mais uma dica, tendo em vista a peculiaridade do meus caso, pela sua experiência seria mais seguro e rápido dar entrada no pedido via consulado ou enviar para CRCentrais Lisboa diretamente ?

    Pretendo dar entrada no meu pedido de meus irmãos, posso dar entrada em todos juntos ?
  • @ejohn Me parece q os consulados encaminham para Lisboa.
  • @Ejohn
    Mandando direto evita-se mais um ponto de erro. O processo da minha mãe ficou parado por cerca de 4 meses porque o consulado ficou "sentado em cima" do processo dela...
    Mas você é que sabe, veja quanto cobram pelo processo no consulado e veja quanto por quanto sai mandando pra Lisboa. Sendo o processo feito em Lisboa, você pode pagar o processo com cartão de crédito internacional no site do IRN, ou mandar vale-postal. Cartão você tem de custos a tarifa do cartão e 6,38% de IOF e VP R$ 35 + 1,5%. Para remeter para Lisboa se você mandar por EMS custa cerca de 110 reais.
    Faça suas contas e pese os prós e contras de fazer via consulado ou direto para CRCentrais/Lisboa.
  • @Ejohn,
    pessoalmente prefiro dar entrada diretamente em Portugal. Exatamente como disse @jhmelman. Não vejo vantagem alguma de dar entrada pelo consulado, muito pelo contrário. Se eles te dessem apoio depois do envio do processo, orientando, e avisando sobre as fases, ainda faria sentido. E, principalmente, podendo-se pagar com cartão de crédito, pela plataforma do IRN, acho bem mais conveniente dar entrada direto em Lisboa.

    O único porém é o receio do envio dos documentos.
  • @VladPen @jhmelman @Marcia, agradeço pelas informações, vou tentar mandar direito para Lisboa ! Tomara que dê tudo certo rsrs

    Ontem fui ao Correio - Agência Central de Curitiba perguntar sobre o Vale Postal e me informaram que o custo seria de R$732,38 (175 euros) + R$45,99 (taxa do correio) = R$ 778,37 (valor aproximado).

    Mas eu ainda acho mais vantajoso e seguro pagar com cartão de crédito, no entanto nessa modalidade eu teria que usar formulário especifico enviado por eles, certo ? O que fazer se eu já tenho um formulário genérico assinado ? Pensei na possibilidade de enviar os 2 formulários, o especifico preenchido porem sem reconhecimento de firma só para constar o pagamento e o genérico completo com reconhecimento de firma, o que acham, pode dar problema? Pergunto pq eu irei enviar o pedido da minha irmã junto e ela está em viagem e já deixou o formulário genérico assinado ...

    O endereço correto para envio do pedido dos documentos é Conservatória dos Registros Centrais Lisboa - Rua Rodrigo da Fonseca, 198, 1099-003 - Lisboa ??

    No caso de envio do Vale Postal seria para IRN, IP - Rua Rodrigo da Fonseca, 198, 1099-003 - Lisboa ?
  • @Ejohn,
    se vai usar o formulário já assinado, não poderá pagar via plataforma de cartão.
    Veja quanto ao endereço aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • editado February 2018
    @Ejohn se vc quiser pagar pelo Cartão de crédito vc entra nesse link

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Preenche e em seguida vai receber no email o formulário 1C ja com o código de pagamento. Dai vc preenche e reconhece a assinatura por autenticidade e envia para Lisboa junto com os documentos.
  • Olá, pessoal!

    O cartório autenticou a assinatura no quadro 3 e não no 5, acho que por falta de espaço. Será que tem problema?
  • @marcia e @vladpen podem me ajudar, estou com o seguinte problema: paguei com o meu cartão de crédito 2 taxas para atribuição de nacionalidade para dois irmãos, em um deles no formulário recebido por email constou como requerente o nome do meu irmão (ok correto) porém no outro constou como requerente meu nome (pagadora do cartão) e agora ? Será q posso pegar esse formulário q consta meu nome como requerente e preencher com o dados do meu irmão ? Ou terei q ligar para Portugal pedir para cancelar e emitir um novo formulário ?
  • @Ejohn

    Poderá utilizar o formulário com o seu nome como requerente, basta explicar em um papel a parte e juntar ao documento.
  • @mariza guerra, obrigada, vou fazer isso ! Inclusive enquanto eu estava aguardando um retorno do pessoal aqui do fórum acabei recebendo um email da contabilidade da conservatória dos registros centrais informando o mesmo. Muito Obrigada !
  • editado February 2018
    Gente, aproveitando o tópico sobre o preenchimento do formulário, eu já li o manual com as orientações, mas fiquei com a seguinte dúvida boba, no campo "Doc. de identificação" se coloca o nº, data de emissão e órgão emissor do documento apresentado, certo? Que pode ser o passaporte e não necessariamente o RG. Ou vocês preenchem os dados do RG ainda que anexem a cópia do passaporte? Obrigada!
  • @Débora se vc for enviar a copia R.G. coloque os dados do R.G.Se for enviar a cópia do Passaporte coloque os dados do passaporte.
  • Ok, obrigada, Vlad, só para confirmar!
  • olá pessoal.
    Estou enviando o Rg de meu pai, no formulario 1C, no campo emitido por: coloco " REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - SECRETARIA DA SEGURANÇA PUBLICA / SP" ?
    Estou em dúvida!!!
  • @Andrea

    SECRETARIA DA SEGURANÇA PUBLICA / SP
  • @ejhon vc pagou pelo correio mesmo ou pelo cartão e usou o formulário já preenchido?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.