Onde dar entrada no processo?

Pessoal,

Estou juntando os documentos para dar entrada na cidadania portuguesa da minha vo (filha de mae portuguesa). So falta um documento, que ja estou fazendo a busca.

A minha duvida agora eh onde dar entrada no processo. Minha familia mora no Rio de Janeiro, e estava pensando em dar entrada no Consulado de Portugal no Rio. Porem, depois de ler alguns comentarios aqui no forum eu vi que muitas pessoas aconselham mandar os documentos direto para Portugal. Como isso funciona? Os documentos exigidos pelo Consulado no Rio sao os mesmos exigidos em Portugal?

Gostaria de saber o site que posso acessar para obter informacoes de como posso mandar os documentos pra Portugal (ou um link).

Tambem pensei na possibilidade de tirar a cidadania dela pelo Consulado de Portugal em Houston (moro em Houston), mas nao sei se seria muito confuso porque minha vo mora no Brasil e todas as certidoes sao brasileiras.

Obrigado.

Comentários

• Boa tarde ! Vc saberia qual órgão em Portugal devo dar entrada do pedido de cidadania visto que desejo viajar para Lisboa. Obrigado
  • @Pedro2017,

Seria complicado vc dar entrada onde você mora, pois sua avó precisa assinar o formulário 1C no cartório reconhecer por autenticidade.
    Fazer uma cópia do RG da sua avó e autenticar e dependendo da conservatória (cartório) precisar apostilar.
    Então o melhor é alguém do Brasil levar sua avó no cartório para fazer as assinaturar e depois alguem postar para Portugal.
    Não existe um link, orientamos aqui no fórum e com as informações colhidas aqui vc monta seu processo e envia para alguma CRC que o próprio fórum tem o costume de enviar por conhecer as exigencias.

A sua avó é filha de mãe portuguesa, mas essa sua bisavó casou no Brasil ou em Portugal? Casou com brasileiro ou com portugues.
    Pergunto isso para lhe passar informações sobre transcrição de casamento, que as vezes se faz necessario antes de pa^ssar a atribuição.
  • edited February 2017
    @Adilson Rocha Cupido, quem é o(a) portugues em sua familia? Você já tem o assento de nascimento do portugues(a)? se o portugues( a) casou no Brasil ou veio casado(a). responda essas perguntinhas para te orientar melhor

• nossa, eu nem sabia que podia remeter direto pra portugal... e como ficam os extravios com nossos maravilhosos correios?
    Meu primo está com o processo mais adiantado do que eu. Ele achou o assento do avô dele em Vila real. Então ele teria de transcrever o casamento do avô dele com a avó brasileira?
    e os prazos? se não me engano o consulado pede que as certidões tenham sido emitidas em um ano no máximo.
    li em algum lugar que por tondela (onde fica isso?) as certidoes tem de ter 180 dias no máximo.

como diz o tópico, é muita informação...
    afff.

:)
  • Boa tarde, no meu caso a minha mae ja tem cidadania. Tenho que fazer a transcrição do casamento dela e depois a atribuicao. Será que consigo fazer tudo tambem enviando daqui ? Qual conservatoria vocês aconselhariam para ser mais ágil ?
    Obrigado
  • Boa Tarde,
    São muitas informações e estou confusa. Alguém pode me ajudar?
    Moro no RJ, atualmente o Consulado está sem data de agendamento e pelo que li, por aqui o processo é demorado. Portanto estou pensando em enviar as documentações necessárias para Portugal. Li muitos comentário sobre ACP. Como entro em contato?
    Tenho a maioria dos documentos, exceto a certidão de nascimento do meu pai, no caso Português, atualmente falecido. As informações que tenho é a data de nascimento, o nome completo dele e de seus pais. O único documento que possuo no qual o nome dele aparece é a xerox da certidão de casamento.

Agradeço qualquer ajuda.
  • @Elvira Flima,
    não precisa entrar em contato com nenhuma conservatória.
    Basta enviar a documentação pertinente a cada caso, o valor dos emolumentos, através de vale postal internacional e aguardar. Simples assim!
  • Obrigada @Marcia
    Ainda me restam duvidas em relação a documentação. Meu pai é falecido e não tenho as informações da certidão de nascimento. Como consigo a certidão dele, se possível, somente com o nome completo e a data de nascimento? No caso preciso fazer a transcrição de óbito ?
  • @Elvira, para dar inicio ao processo de nacionalidade, vc precisa de todos os dados do registro de nasc.de seu pai como:n° do registro, freguesia,concelho e distrito onde nasceu.Se fizer pela conservatória, não é necessario informar o óbito.
  • Alguém sabe porque o Consulado de SP não atende telefone?
  • @rcmachado2006,deve ser pq dezenas de pessoas devem estar tentando ligar lá.
  • Boa tarde pessoal, estou com todas as certidões para dar entrada em Portugal na nacionalidade da minha avó, porém após ler os relatos aqui , verifiquei que estão aconselhando dar entrada no Porto ou Gaia, e eu estava pensando em dar entrada em Lisboa mesmo. Alguém tem alguma informação sobre o tempo que leva o processo em Lisboa...?
    Obrigado
  • @paivachaves, o tempo de espera em Lisboa passa de 1 ano
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.