Cartão Cidadão

Boa noite!

Se eu tiver o numero do Assento eu já consigo dar entrada , no cartão do cidadão qual devo solicitar primeiro o Cartão ou Passaport Portugues ?

Comentários

  • Aqui no Rio, sim, apenas com o número do assento.
    Não se pode solicitar passaporte, sem ter o cartão cidadão.
    Ou vc pede ou dois, ou apenas o CC.
  • @Gustavo Scalla, com nº do assento, já é possível dar entrada no cartão cidadão.
    Primeiramente, solicite o cartão cidadão, e depois o passaporte. Alguns Consulados fazem os dois em uma mesma solicitação, e economiza um pouco, mas tem de ver no site do Consulado de seu estado.
  • Mais eu consigo solicitar direto por http://www.irn.mj.pt/ direto por Portugal né
  • editado February 2017
    @Gustavo Scalla, não. Se for fazer no Brasil, terá de fazer no Consulado do estado onde reside.

    Se for fazer em Portugal, terá de ir até uma Conservatória / Loja do Cidadão
  • Mas lá tem opção para Envio por Remessa para o Brasil dos dois.
  • editado February 2017
    @Gustavo Scalla, sim, tem. Deve ir a uma Conservatória para fazer a coleta dos dados e da biometria antes de pedir o envio para o Brasil.
  • Se eu for direto para portuga e mais fácil e providenciar então sai rápido ?
  • thaisspthaissp Member
    editado June 2017
    Boa noite!
    Hoje chegou de Portugal a documentação da conclusão minha cidadania.
    Recebi um certificado com a informação:
    " Que o presente documento está conforme o original do registro nº xxxxx do ano de 2017 da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa. Substitui a certidão de cópia integral Assento de Nascimento para outros fins."
    É valido como apresentação do assento?

    Seria possível por gentileza avaliar se apresentação desse certificado é suficiente para solicitar o cartão cidadão no consulado de SP.
  • pessoal, boa tarde! já fiz a nacionalidade da minha mãe e já averbei o casamento dela, ela está agendada amanhã no consulado do RJ para dar entrada no Cartão Cidadão. Basta levar a certidão com número de assento? Não encontro em nenhum local qual a documentação necessária... Obrigada!
  • Boa tarde, não encontrei no Forum e gostaria de saber se podem me orientar: não consigo agendar no consulado/Rio de Janeiro para solicitar o cartão cidadão. Existe alguma outra forma? Posso solicitar diretamente na Conservatória, pagando por vale postal, estando aqui no Brasil tal qual podemos fazer no requerimento da Cidadania? Desde já agradeço.
  • Alguém teria o link do consulado para agendar o cartão cidadão? Pelo site não consigo. Obrigada
  • @Ruth de qual estado vc é?
  • Pessoal, sabem me dizer se posso entrar na Europa (vindo do Brasil) somente com o cartão cidadão? Farei uma viagem e entrarei pela Itália e meu passaporte português só chegará após a viagem, mas já tenho o cartão-cidadão em mãos. Obrigada
  • editado July 2019
    @MendesNatalia pode sim.
  • Boa noite a todos, alguém poderia me indicar quais documentos levar no dia agendado no consulado para CC+PASSAPORTE? No código de barras fala para consultar os docs no site, mas não encontro os requisitados para o CC...
  • Boa tarde, pessoal!

    Sou novo aqui no fórum e nesse assunto também.

    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas:

    Levando em conta que o Cartão Cidadão não vem com o número do NIF e nem o número do NISS e suponho que o número de Utente também (corrijam-me se estiver errado).

    Será que vale a pena fazê-lo no consulado ou talvez em Portugal seja melhor, depois de ter obtido estes números??

    Qual seria a vantagem de fazer no consulado já que o mesmo será confeccionado com a ausência destes números?

    E se fizer no consulado, teria que posteriormente obter esses números em Portugal para depois renovar o CC com os mesmos?

    Obrigado.

  • @pauloiann

    no ato do pedido você pode solicitar a inscrição na seg. social, finanças e saúde no próprio consulado. no meu primeiro cartão de cidadão ele veio sem o NIF e NISS, mas quando renovei, pedi a inscrição e ele veio completo, mas você vai ter que indicar representante fiscal para o NIF em Portugal por não ser residente lá ou na União Europeia. eles não podem negar sua inscrição, eu pedi e não falaram nada.

  • @rafaelazevedo mas vc realizou a inscrição na seg social, finanças e saúde em Portugal ou no Brasil? depois que faz essas inscrições que deve renovar o CC?

  • @pauloiann no consulado do Recife eu pedi as inscrições, mas você pode fazer em Portugal, basta indicar morada em Portugal e o cartão vem completo. você pode pedir as inscrições na hora que pedir a renovação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.