OBTENÇÃO CERTIDÃO BRASILEIRA SEM SABER O CARTORIO

Boa tarde, estou tentando solicitar a minha cidadania portuguesa mas preciso transcrever o casamento dos meus pais em Portugal e para isso preciso da certidão do meu pai brasileiro, já falecido, mas não sei o cartório onde foi registrado.
Sei o bairro onde morava, mas ele foi batizado em outro bairro e estou confusa agora onde pode ter sido registrado.
Alguém sabe algum lugar que posso consultar pelo nome ? já fui ao arquivo nacional , mas terei que procurar em 40 livros, para tentar achar no cartório do bairro onde ele nasceu. Se eu fizer essa transcrição em Portugal, será que teria que apresentar esse documento, será que somente a certidão de casamento não valeria ? Alguém tem alguma indicação de alguém que possa fazer isso em Portugal ?

Agradeço imensamente a todos
«13

Comentários

  • Márcia, quando a pessoa casa o cartório que celebra o casamento manda um aviso pro cartório dr nascimento (ou do registro anterior, ex se a pessoa for divorciada, manda o aviso pro cartório que foi feito o divórcio) Você já tentou ligar no cartório de casamento e ver se eles tem esse dado? Se não tiverem, seu pai devem ter comentado onde cresceu, pegue a lista de cartório e vá ligando e dando o nome do seu pai.
  • Marcia, uma amiga portuguesa, quer saber se tem descendentes no Brasil, pois o bisavo dela veio, e deixou esposa e filhos em portugal, como faco essa pesquisa ?

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado February 2017
    @MARCIA SEGAL

    Em que bairro ele nasceu e em que igreja e bairro foi batizado no Rio?
  • Estou a procura de uma certidão de nascimento.
    Tenho a certidão de casamento, CPF, carteira de trabalho, porém não sei em qual cartório a pessoa nasceu. Li em outro tópico que os cartórios incineravam as cópias das certidões de nascimento dos noivos retidas no cartório onde se casaram.
    Alguém tem alguma ideia?
  • @nandschat

    Solicite o desarquivamento dos microfilmes referentes ao processo de Habilitação de Casamento ao cartório que detem a Certidão de Casamento.
  • @Theresa Lima liguei para o cartório onde eles se casaram e eles falaram que os documentos são ,por lei, destruídos depois de cinco anos. O que fazer?
  • @nandschatt

    Segundo a Corregedoria de Justiça, nenhum documento pode ser incinerado sem antes passar por processo de microfilmagem. Vá pessoalmente ao cartório e solicite o desarquivamento dos microfilmes referentes ao processo de Habilitação de Casamento. Caso se neguem ou informem que inexiste, ameace formalizar uma queixa na Corregedoria de Justiça (fale firme e devagar a palavra "corregedoria", terror dos cartórios). Se mesmo assim isso acontecer, vá à Corregedoria e formalize realmente a queixa informando o motivo.
  • @Theresa Lima

    É exatamente esse meu caso. como eles podem incinerar documentos preciosos?
    O que fazer?
  • @Theresa Lima,

    Esse processo de microfilmagem sempre foi realizado? Eu tenho a certidão de casamento dos meus bisavós (casaram em 1922) e avós (casaram em 1957), mas não consigo de forma alguma achar a certidão de nascimento deles.

    Muito obrigado por essa informação valiosa, me deu esperanças.
  • Vanessa Rodrigues Pinto, já estou verificando junto ao cartorio de casamento dos meus pais, mas não tem arquivado registro de nascimento do meu pai, disseram que guardam por um periodo e depois os documentos são exonerados. Estou seguindo o conselho da Theresa Lima e estou questionando sobre os microfilmes, mas não sei se já existiam em 1962
  • Claudia Mendes Urnikes, tem o arquivo nacional no Brasil que tem o registro , tente o link abaixo
    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado June 2017
    Marcia Segal

    Acredito que os documentos antigos só passaram a ser incinerados após a legislação do Ministério da Justiça obrigando os cartórios a fazer a microfilmagem. Antes disso deviam manter tudo arquivado.

    Aí me pergunto, por que os cartórios simplesmente iriam destruir documentos fundamentais à vida das pessoas sem copiá-los antes?

  • boa tarde! é minha primeira mensagem nesse fórum, perdoem-me se eu estiver fazendo algo errado!

    Bem, eu tenho um primo que conseguiu ajuda por este fórum, portanto eu resolvi pedir ajuda para meu caso também.

    Preciso de uma ajuda para encontrar a certidão de nascimento de minha avó, nilza moutinho xavier, que casou em 1955 no cartório da 1 circ de nova iguaçu. a data de nascimento é 17 de dezembro de 1931, no rio de janeiro.
    O nome de solteira de minha mãe é nilza de souza moutinho

    ao ligar para o cartorio de Nova iguaçu, me disseram só ter registros dos ultimos 5 anos.

    agradeço a ajuda de todos que puderem me dar uma luz, muito obrigada
  • desculpem-me, onde se lê "O nome de solteira de minha mãe" na verdade evidentemente é "de minha avó"
    Obrigada novamente.
  • ai, eu estou muito feliz!!!

    apesar de não ter sido ajudada diretamente por alguém aqui, fui ajudada pelas toneladas de conhecimento que há aqui, e vi que era possível fazer a busca no arquivo nacional.

    Buscando por varias variantes donome de minha avó e de sua mãe, acabei encontrando-a com um erro: ao invés de MOUTINHO, estava como MONTINHO.

    agora vou abusar e pedir ajuda de novo, tá?

    1 - lá consta que está em "Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3"
    isso fica onde agora? 11 circ? 12 rcpn?
    2 - essa incorreção tem de ser retificada? ou transcreve-se assim mesmo?

    agradeço de novo à vocês, meus queridos e queridas, por manterem essa iniciativa fenomenal em funcionamento.

    beijos!!
  • oi, ninguém pode ajudar? principalmente a segunda, tenho de retificar de montinho para moutinho?
  • @Jadineete Oliveira

    Veja: http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/

    Sobre necessidade de retificação isso vai depender da análise na Conservatória.
  • muito obrigada querida @MarizaGuerra
    mas daí eu mando processo, e lá eles verificam? ou eutenho de tirar a dúvida antes mandando e-mail para a conservatória?

    não é "proibido" mandar e-mail para elas pra não atrapalhar o serviço?

    perdoe-me pelo meu desconhecimento de burocracia, estou mais para uma BURROcrata...

    : -)

    Beijo
  • @Jadinete
    De posse do registro de nascimento do português veja no cartório onde houve a mudança no sobrenome dele se a retificação seria por processo administrativo. Alguns cartórios têm boa vontade para resolver, outros nem tanto.

    As Conservatórias não estão respondendo emails.
  • Jadinete,

    é preciso ver como está, realmente, no livro de registro. Acredito que esteja "Moutinho". Quem implantou os dados na base do Arquivo Nacional deve ter entendido erroneamente "Montinho".
  • obrigada querida @Mariza Guerra e querido @Guilherme Moreira, vocês são uns doces.

    eu nem tinha pensado nessa hipótese do guilherme, a certidão pode estar correta.

    vou ver isso com muita calma, muito obrigada novamente.
  • Ola Marcia,

    Eu consegui realizar a transcrição de casamento dos meus bisavós em Portugal sem a certidão de nascimento da minha bisavó (a não-portuguesa). Existe um tipo de processo que é a transcrição de casamento com supressão de certidão de nascimento. Para isso, voce paga uns 100euros a mais e junta todos os documentos possíveis da pessoa para provar que ela existiu, tudo legalizado e eles avaliam. Eu consegui assim.
  • @Guilher Barroso

    Desculpe minha falta de conhecimento, mas o que seria esse procedimento de transcrição de casamento com supressão de certidão de nascimento?

    Poderia me explicar?

    Pois não encontro a certidão de nascimento da avó do meu marido, ela era filha do português.

    Grata
  • Boa tarde
    Pessoal
    Ontem fui no arquivo Nacional no centro do Rio de Janeiro
    e acreditem se quiser encontrei a certidão que estava procurando,
    Ainda fui extremamente bem atendido.
    Eles tem um acervo muito grande e uma boa vontade de dar inveja.
    que puder passa lá.
  • Oi gente, estou retornando para dizer que consegui descobrir o cartório onde meu pai foi registrado. Primeiro descobri onde ele nasceu, cidade e bairro e depois descobri qual seria a Circunscrição do bairro e com isso fui ao Arquivo Nacional no RIo de Janeiro e solicitei os livros de nascimento dessa Circunscrição da data do nascimento do meu pai até o final do mês seguinte e apos analisar 3 livros, encontrei copia da certidão do meu pai. O Arquivo Nacional irá disponibilizar para mim uma copia autenticada em 10 dias úteis.
  • Marcia, que boa notícia.

    Hoje também tive a minha boa notícia, encontramos a certidão de nascimento da avó meu esposo, a filha do português. Procuramos em todos os cartórios de São Paulo sem sucesso, por fim, tentamos na cidade que constava na certidão de nascimento de um filho dela, na primeira pesquisa deu negativo, mas depois pedi novamente para uma período de 10 anos e foi encontrada.

  • @Marcia Segal
    Como voce conseguiu descobrir afinal?
    Indo no cartorio onde ele casou? Solicitando os tais dos microfilmes? Estou bem desanimada =( nao consigo encontrar da minha avó d jeito nenhum
  • Isabela,

    Você pegou a certidão de nascimento do/a filho/a da sua avó.
    Foi assim que conseguimos, e pedimos que o cartório fizesse a pesquisa em 10 anos.
  • editado June 2017
    Olá, pessoal
    Estou precisando de ajuda para descobrir onde está a certidão de nascimento do meu avô. Há meses estou rodando vários cartórios do Rio de Janeiro em busca desse documento.

    Já pedi busca no Detran (Instituto Felix Pacheco), e eles disseram que não encontraram nada. Será que consegue alguma pista de onde ele foi registrado???

    Sebastião Martins da Silva
    Nascido em 01/11/1918
    [APAGADO]
    Filiação: Clemente Martins da Silva e Hilária Aracy da Silva

  • @Eduardo Martins, tens certeza de que ele era do Rio de Janeiro?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.