Carta PIN

Boa tarde! Tenho uma duvida sobre um documento que não consegui identificar:
O que é carta PIN?
O que tenho que fazer para tira o cartão cidadão e Passaporte, pode tira juntos?
Muito obrigado
Monica
«1

Comentários

  • @Monica carta pin é um documento que vem direto de Portugal depois que vc dá entrada do CC no consulado, nessa carta vem varias senhas, vc deve apresenta-la no consulado quando for retirar seu CC para dar entrada no CC vc tem que ter o numero do seu assento de nascimento português para eles puxar no sistema, depois de dar entrada no CC vc tem que aguardar para receber a carta pin agendar para poder busca-la e assim que vc agendar para buscar vc já vai na opção passaporte com retirada do CC lá vc tira o CC e o passaporte Espero ter ajudado!
  • Muito obrigado!!
  • Eu e minha filha demos entrada no vc dia 18/5 no consulado de Portugal aqui no rio e até agora não termos recebido a carta pin (apesar de ter conseguido info direto em Portugal q meu cartão foi emitido dia 25/5), mas meu filho que deu entrada 12 dias depois, dia 30/5, a carta pin dele chegou hoje, enviada dia 2/6!!! Qual tem sido o prazo? Estranho a dele ter chegado primeiro
  • Não pedimos urgência em nenhum deles nem no meu, nem dos meus filhos. Por isso estranhei o dele vir tão rápido
  • @Mei, justamente, nenhum dos 3 pedidos teve urgência, por isso estranhei que a do meu filho tenha chegado tão rápido
  • @Teresafarias17
    Eu dei entrada no CC em 09/05 e até hoje não recebi a carta PIN. O meu pedido foi urgente.
    Hoje em contato como a LR fui informado que a carta saiu de Portugal no dia 11/05 e que já deveria estar em posse dela.
    A atendente me informou, também, que inúmeras cartas foram devolvidas e que a minha não estava por lá e que não constava, também, que teria sido devolvida ao Consulado do RJ.
    A atendente, extremamente gentil, após confirmar meu endereço solicitou uma nova carta.
    Estou tentando contato com os Correios local para ver se me ajudam.
    Na torcida !
  • Pois é, também não recebemos até agora.. mas disseram que teria que pedir diretamente no consulado.. marquei para o dia 12/7. Vou tentar ligar para a LR, ver se consigo pedir a segunda via direto por eles.. quem sabe não chega antes da ida ao consulado? Obrigada
  • editado June 2017
    Sou do RJ, recebi a carta em 18 dias, Meu primo recebeu recentemente,demorou 21 dias (todos como urgente)

    Ja sabendo dessa possibilidade de atraso, quando fiz meu CC perguntei no consulado oque fazer caso a carta pin nao chegasse. Fui informada de que só poderia reclamar o nao recebimento após o prazo de 40 dias.

    Quem é do RJ e vai se deslocar ao consulado, fiquem atentos, o endereço mudou para
    Rua S. Clemente, 424 – Botafogo
    CEP 20260-006 Rio de Janeiro – RJ
  • DaniloDanilo Member
    Tirem uma dúvida minha. Essa carta PIN é enviada do Consulado do Rio pra mim (sou do Rio) ou da Conservatória de Portugal pra mim? O assento português onde que entra nessa história?
  • @Danilo, ao receber o assento portugues, entre no site do consulado e agende Fazer CC, vai ser gerado um boleto para pagar e no dia agendado leve o assento, boleto pago, se não estiver com o assento, só o numero serve.
    Após essa fase vc vai aguardar uns 45 dias para a carta PIN chegar de Portugal na sua casa. Pode pedir de urgencia, vai pagar mais caro.Depois que chegar você agende novamente no site do consulado "entrega do CC" e leve a carta PIN para pegar. Se vc quiser fazer o passaporte, quando agendar no site para pegar o CC escolha a opção pegar CC e fazer passaporte., vai ser gerado outro boleto para o passaporte. No dia agendado leve o boleto do passaporte e formulário que recebeu quando fez o CC e carta PIN. Após alguns dias o passaporte chega na sua casa.
  • @Maria Adelaide, obrigada pela explicação detalhadissima !
    Anotei palavra por palavra sua , melhor relato sobre CC, carta PIN e passaporte aqui no fórum.
  • A carta PIN vem direto de Portugal
  • @Tamia Regina, obrigada!!! Espero ter ajudado!!
  • Caros amigos,

    Estamos com duas dúvidas. A carta PIN da minha esposa chegou e agora temos que agendar a retirada do CC dela no Consulado Geral do Rio de Janeiro. Nossas dúvidas são as seguintes:

    1) no site do Consulado Geral do Rio de Janeiro, para agendar a retirada do CC, o sistema solicita o Número de inscrição consular. Já na carta PIN existem, dentre outros, o “numero de processo” e o “numero documento”. Qual deles devo usar no agendamento no site do consulado?

    2) com relação ao passaporte. Se escolher a opção de CC + passaporte iremos pegar os dois no mesmo dia? Ou pegaremos o CC, na data adengada, e daremos entrada no passaporte dela? Se for para dar entrada no passaporte o que é pedido?

    Live long and prosper,
    Gláucia & Marcelo
  • @Marcelo,

    1- Não precisa usar nenhum numero da carta PIN.Eu agendei somente com o cadastro que tenho na página do Consulado.
    2- Não pega os dois no mesmo dia.Vc pega o CC e faz todos os procedimentos para o passaporte(foto,digitais)
    O passaporte vai pra sua residencia
  • Se for o pegar o CC não precisa agendar aqui no Rio.meu filho foi lá c a carta pin e pediu. Tem que ir entre 8 e 15 hs
  • * pegou, não pediu
  • Obrigado a todos pelas repostas! Ajudaram muito. Agora ficamos preocupados com essa do passaporte vir pelos correios! Isso é seguro? Ele vem de Portugal ou do Consulado RJ?

    Live long and prosper,
    Gláucia & Marcelo
  • @Mei, você fez para sua mãe assim? Chegou o passaporte direitinho na sua casa?

    Live long and prosper,
    Gláucia & Marcelo
  • O passaporte vem direto de Portugal mas não pelos Correios, vem por DHL , chega no máximo em uma semana. Esse ano recebi o meu, e dos meus filhos assim.. bem seguro e rápido.
  • AugustojrfAugustojrf Member
    editado August 2017
    Como estão os prazos da carta pin? Pedidos sem urgência.
    Tenho 43 dias e nada ainda.
    Uma amiga tem 46 já também e nada.
    Quase fui ao consulado pedir a 2a via hoje. Mas resolvi aguardar um pouco mais.
  • Informando:

    CC (pedido de urgência): Solicitado dia 06/07
    Chegada da carta pin, na residência: 02/08.

    Feito em: Consulado do RJ
  • AugustojrfAugustojrf Member
    editado August 2017
    Obrigado Rafael.
    Solicitei dia 22/06...
    Aguardando ainda.
    Rj também.
  • Foi só eu postar... rs

    Apenas para registro, a carta chegou ontem no final do dia. Exatos 43 dias corridos.
  • Pessoal, bom dia.
    Faz 34 dias que dei entrada no cartão cidadão (sem urgência) no consulado do RJ e nada...
    Vc sabem algum contato para informar?
  • Esse email da LR (não sei do q se trata rsrs) é para sabermos algo da carta PIN?
    34 dias e nada de carta PIN
    :(
  • Alguém sabe quando tempo está levando para chegar? Feito pelo Consulado de SP, com urgência.
  • editado September 2017
    44 dias hoje e nada de carta PIN (sem urgência)...
    Mais alguém na mesma situação?
    :(
  • Boa tarde a todos.
    Solicitei o cartão cidadão no dia 03/08 no Consulado do RJ sem urgência e até o momento nada de carta também.

    O irônico é que mandei e-mail para o IRN e a senhora me informou que a carta foi enviada somente dia 15/09/20107. Não sei se ela errou a data ou não, mas demorar 43 dias só para enviar a carta ? Quero nem imaginar quando vai chegar então.

    Pelo visto deverá passar dos 90 dias e é capaz de eu perder e ter que pagar de novo, por isso semana que vem já irei solicitar 2ª via só por precaução mesmo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.