CRC TONDELA - Aquisição

Passando para dar minha contribuição:

Aquisição para neto:
19/jan/2017 - Enviado para Tondela por Correios EMS
30/jan/2017 - Recebido o malote por Tondela
30/jan/2017 - Processo numerado e email recebido com a numeração: Proc. Nac. –52XX/17-SITPRO
«13456789

Comentários

  • o meu foi recebido em Tondela dia 11/11/2016 ...
    nº saiu tbm ....

    mas até agora nada além disso ....
  • Esse acompanhamento que vocês colocam chegam de que maneira até vocês? Vejo que vocês mandaram via correio certo? Ouvi dizer que muitos malotes acabam não chegando no destino, vocês mandaram de alguma maneira especial? Ultima duvida, encontrei 2 ou 3 endereços diferentes na internet de Tondela, para qual voces mandaram? Obrigado.
  • Eu enviei por EMS dos correios. Um malote que eh especifico para documentos e passa rapido por alfandegas.
    As informações do processo me foram enviadas por email. Informei meu email no malote.
    Dados para Envio:
    Conservatória do Registo Civil de Tondela
    Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 TONDELA
    email: civil.tondela@irn.mj.pt
  • Olá, pessoal, quando o processo tem número, podemos acompanhar/consultar através de algum site ou somente via conservatória mesmo? Grato.
  • @Glauco,

    para acompanhamento, o ideal é ligar para a Linha Registos.
    Não há site algum, e ligar ou escrever para a conservatória atrapalha o andamento de seu e demais processos que tramitam por lá.
  • Boa Tarde...

    Postando informações sobre andamento de Processos (2) (AQUISIÇÃO - TONDELA)

    15/02/2017 : ENVIO de SÃO PAULO para CRC de TONDELA...(Via DHL)...

    20/02/2017 : DOCUMENTOS RECEBIDOS na CRC de TONDELA...

    23/02/2017 : (PROCESSO #1) - email enviado pela CRC de TONDELA informando o nº do Processo (90XX/17)...

    26/02/2017 : (PROCESSO #2) - Solicitação de informação sobre Status do VALE POSTAL à CTT...
    ***Resposta da CTT : ¨...o vale remessa nº XXXXXX foi pago ao destinatário em 27/02/2017.¨...

    03/03/2017 : Contato com a LINHA DE REGISTOS e obtenção do Nº do PROCESSO #2... (90XX/17)...

    Por enquanto...é isso...!!!



  • Alguma novidade sobre os processos que estão por lá ???
    saiu o de alguém ???
  • estou com processo lá, numerado dia 20/12. Até agora nada, prazo estimado por outros tópicos aqui do fórum é de 90 dias. Espero que em 7 dias eu tenha algum retorno.
  • Parece estarem trabalhando os processos de novembro/dezembro.
    Pelo que tenho observado, os processos de Aquisição estão com uma leve vantagem sobre os de Atribuição em termos de prazo. A média dos processos de Aquisição está sendo entre 80 a 90 dias.
  • Fiz a pergunta em outro tópico e não gostaria de ser repetitivo, porém vocês que tem mais experiência, poderiam me ajudar com relação a estas diferenças.
    Qual é o mais viável, que vantagens, ou desvantagens terei se pedir minha cidadania por atribuição, ou aquisição.
  • Galera alguem com a lista de documentos e formulários? To querendo dar entrada agora, sou neto de portugueses e minha mae nao tem interesse.
  • Olá, fui nos correios agora mandar o malote por EMS, os documentos e o vale postal...Fui informado que não podem fazer mais vale postal para pessoa jurídica, como. Vocês fizeram para pagar o vale postal? Obrigado
  • @anderson tive o mesmo problema, fui orientada a pedir como envio de estudante, algo assim! Na primeira vez que fui o atendente não quis enviar mas dei sorte porque na segunda vez outra atendente foi simpatica e mandou. Peça para enviar por esta forma de estudante (não é bem este nome mas eles irão te informar), se não der certo tens que ior em outro correio !
  • @JULIO ANDRADE, segue listagem de documentos de Tondela:

    Para cada processo será necessário remeter a esta Conservatória:
    • Indicação do registo de nascimento do avô ou avó portuguesa (ou certidão de registo de batismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
    • Certidão de nascimento do progenitor descendente desse avô ou avó (de inteiro teor, apostilada);
    A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
    • Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, apostilada);
    A filiação relativamente ao progenitor descendente do português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
    • Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (no caso do Brasil, conclusão de duas séries);
    • Certificado de registo criminal do país da nacionalidade e de outros países onde tenha tido residência.
    • Preenchimento e envio do modelo de requerimento 6.4 com reconhecimento presencial da assinatura (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico), disponível em:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade/
    • Cópia do comprovativo de emissão do Vale postal no valor de € 250, emitido a favor:
    IRN,IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela

    Não precisa de cópias reprográficas das certidões (eu perguntei por email).

    Boa sorte
  • Pessoal, bom dia!
    Enviei o processo da minha mae em 03/03/2017. Na semana seguinte ao recebimento em Tondela, eles me mandaram um e-mail com os documentos faltantes. Depois disso nunca mais tive nenhuma notícia.
    Vi nas postagens que ficar ligando pra la ou mandar e-mails pode atrapalhar. O que vcs me indicam fazer? Eh so sentar e esperar mesmo?
    Como fico sabendo se meu processo foi concluido ou nao?
  • @Nathalie Barros da Costa,

    Você acabou de enviar os docs, tem pouco mais de 1 mês, relaxa que vai demorar ainda uns 3 meses ou mais.

    Você já enviou as exigências?

    Você pode ligar para Linha de Registos e perguntar o andamento do processo.
    00 xx 351 211 950 500 - opção 1 e depois opção 1, de novo.

    Abraços,
  • editado April 2017
    @Nathalie , os processos estão demorando de 4 a 5 meses para serem concluidos.Relaxa e espera.
  • Pessoal, o processo do pai de minha filha foi recebido em Tondela em 21/12/2016 e até agora não obtivemos nenhuma resposta. É assim mesmo? Devo aguardar ou tem algum lugar pra buscar informações?
  • Vou dar entrada no processo da minha mãe. Vocês sabem me informam onde está andando mais rápido?
  • @fabio e @vlad obrigada!
    Eu enviei os docs exigidos sim. Mas vi posts aqui indicando uma serie de documentos que nao enviei e que nao foram pedidos no email que eles me mandaram (ex.: comprovante de conhecimento da lingua portuguesa).
    Meu avo era o portugues. Casou aqui e ja faleceu. Nao fiz as transcricoes e isso tb nao foi exigido no email que recebi.
    Agora to meio tensa com essas possiveis falhas de documentacao... msm assim vou aguardar!
    Obrigada a todos!
  • @Silvana, repetindo a mesma pergunta em varios topicos diferentes, nao pode fazer isso.
  • @Nathalie Barros da Costa,

    Tem certeza que você pediu a lista para AQUISIÇÃO?? Pois se tem vários docs que não te pediram por email é por que te mandaram a lista para ATRIBUIÇÃO.
  • É sempre bom olhar atentamente que tipo de Processo vai iniciar :ATRIBUIÇAO ( de pai para filho) ou AQUISIÇAO (de avô para neto),e verificar certo todos os documentos e taxas exigidos para cada tipo de Processo.
  • Gente, me desculpem. Me expressei mal. Alem disso as vezes me confundo com os dois processos e suas exigencias. Vamos la:
    Meu avo era portugues, casou-se com minha avo (brasileira) aqui no Brasil. Faleceu o ano passado.
    Os documentos que enviei sao os da minha mae. Para atribuicao da cidadania para ela, ou seja, de pai para filho. So depois farei o meu.
    Quem vinha acompanhando o forum e as orientacoes era meu esposo. Mas passei a acompanhar mais agora pois estou com mais tempo que ele. Por isso me confundi. Desculpem mais uma vez.
    Minha unica inquietacao agora eh que nao fizemos as transcricoes do casamento e do obito. Isso pra mim ainda nao ficou claro se eh obrigatorio ou nao. Ja que no email que recebi de la nao houve questionamento a este respeito.
    Se acaso esta fosse uma exigencia, eles me questionariam no email ou so mais adiante na analise da documentacao enviada?
  • @Nathalie, se foi o avo portugues que declarou o nascimento de sua mãe, TONDELA nao exige a Transcricão. As outras conservatórias pedem.Não é necessario transcrever o Óbito.
  • @vlad foi ele o declarante sim! Ufa! Estava preocupada com isso.
    Bom, agora eh so aguardar. Qdo o da minha mae ficar pronto ai farei o meu e em seguida do meu filho.
    Obrigada pelos esclarecimentos.
  • Édi GonzaloÉdi Gonzalo Member
    editado May 2017
    Prezados, compartilho com voces, o email recebido da Conservadora respondido ontem, dia 02/05, para que tenham uma visão sobre o status dos processos e documentos necessários. Sou neto de Português e estarei requerendo a naturalização na esperança de que com a lei nova, possa me beneficiar com a conversão originaria no futuro.

    ___________________________________________________________________________________
    Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.

    Neste momento, estamos a fazer registos pedidos em Dezembro.

    Informamos V.ª Ex.ª de que este Balcão de Nacionalidade também tem competência para aquisições de nacionalidade ao abrigo do artigo 6.º n.º 4 (aquisição pelo avô ou avó). Mais informamos que, adquirindo deste modo a nacionalidade portuguesa, não é possível transmiti-la a filhos maiores.
    A filiação deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

    O emolumento é de €250 e os documentos necessários são os seguintes:
    Requerimento modelo 6.4, ( disponível no nosso site, www.irn.mj.pt)
    Certidão de nascimento do requerente (de inteiro teor e apostilhada);

    - indicação do registo de nascimento do avô português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910
    ;
    Certidão de nascimento do progenitor descendente desse avô ou avó (de inteiro teor e legalizada);
    Documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (no caso do Brasil, conclusão de duas séries);
    Certificado de registo criminal do país da nacionalidade e de outros países onde tenha tido residência.
    Não podemos adiantar prazos.
    Neste momento, dado o volume de trabalho, não podemos fazer o estudo atempado dos processos previamente à sua entrada.

    O vale postal deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:

    Conservatória do Registo Civil de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela

    Para mais informações, consulte o nosso site: www.irn.mj.pt

    Com os melhores cumprimentos,

    A Conservadora,
  • editado May 2017
    @Edi Essas informaçoes ja constam em varios topicos aqui no forum.Ja foi pedido para não enviar e-mails para as Conservatorias solicitando informaçoes que ja constam aqui em varios tópicos ,causando mais atrasos ainda nos processos em andamento nas Conservatórias.
  • Perfeito Vlad Pen, continuo com algumas duvidas, favor me ajudar a esclarece-las.

    No texto acima cita apenas que a minha certidão de nascimento deverá ser apostilhada, no entanto seguindo a orientação do Consulado todos os documentos brasileiros deverão ser apostilhados.

    As Certidões de nascimento do progenitor (meu pai), comprovativo do conhecimento da língua portuguesa (diploma de conclusão de ensino fundamental), requerimento 6.4, Atestado de antecedentes criminais e copia do RG (não solicitado na lista acima mas pretendo enviar), ambos documentos brasileiros, deverão ser apostilhados?

    Obrigado.

  • @Édi Gonzalo. Mandei meus documentos semana passada para TONDELA.Vou te detalhar como fiz.
    1-Certidão de assento do português (nasceu em 1903). Dependendo do ano de nascimento do avô vc tem que solicitar o assento de batismo diretamente em Portugal. Fiz isso pois não tinha nenhuma certidão de nascimento. Ao pedir a certidão de assento já pedi que viesse autenticada.
    2- certidão de nascimento do PAI do requerente em inteiro teor apostilada. Primeiro pede a de inteiro teor. Depois apostila. 2 serviços. 2 custos.
    3- certidão de inteiro teor do REQUERENTE de inteiro teor apostilada. Igual da de cima.
    4- histórico escolar do ensino médio AUTENTICADO
    5-identidade ou passaporte (se tiver a filiação) AUTENTICADO
    6-Certificado de bons antecedentes. Vc entra no site da polícia federal clica para emissão. Preenche tudo. Depois clica em validação. Imprime os dois papéis. Leva no cartório. Pede para ele materializar. Ele vai imprimir a mesma coisa em papel timbrado do cartório. Depois vc APOSTILA.
    7- Formulário 6.4. vc imprime na internet. Preenche e tem que assinar SOMENTE no cartório. Reconhecimento de assinatura por autenticidade.
    8- Vale postal: faz no correio. Pede para emitir um vale postal em favor de.. vc vai preencher um papel com todos os dados remetente, destinatário e coisa e tal. 250 a taxa do correio. Faz uma COPIA e junta aos outros documentos
    9- envio: fiz por DHL. Paguei mais caro mas chegou em 3 dias. E no nosso caso o tempo urge.
    10- sentar e aguardar..
Esta discussão está fechada.