Documentos direto em Portugal - Melhor Conservatória

Oi gente, boa tarde.
Meu pai acabou de receber um e-mail de Portugal dizendo que o o assento de nascimento já se encontra integrado na Conservatória, pelo que poderá o interessado dirigir-se ao referido Consulado.
Eu entendi que ele já teve a provação e que ele só necessita solicitar os documentos dele no consulado.

Assumindo isso, eu vou me mudar para Irlanda e para conseguir uma bolsa de estudos lá preciso da cidadania o quanto antes. Vou ficar algum tempo como estagiária na universidade porém preciso logo da documentação portuguesa e para isso vou para Portugal fazer a solicitação (vi aqui no fórum que é mais rápido).

Agora sim vão as perguntas:

Qual a melhor conservatória para fazer a solicitação pessoalmente?

Posso aproveitar e fazer a solicitação dos meus irmãos e primo? (1 dos irmãos é menor de idade e meu primo se encontra na mesma situação que eu, seu pai tb já está com a cidadania)
******Mais uma informação que pode ser importante: meu pai registrou eu e meus irmãos em menos de 3 dias após o nascimento. Ele casou e divorciou da minha mãe e o irmão mais novo é de outro casamento. Mas quando fui ao consulado uma vez eles disseram que não precisaria averbar o casamento e divorcio dele com minha mãe.

Eu tenho um endereço de um amigo em Portugal para receber a documentação, preciso de tudo em 1 mês de preferencia e se precisar ir a Portugal mais de uma vez eu vou. Vejo o q sai mais barato pedir as coisas com urgência ou ir lá duas vezes (se necessário).

Já agradeço pela ajuda, e espero poder ajudar depois de realizar meu processo dando dicas e etc.

De qlqr maneira este site já me ajudou muito, linda a iniciativa!

Comentários

• @Erika
    Pessoalmente, em Ovar. Mas tem que agendar e eles só têm horário para março ou abril agora. Ligue lá e agende o quanto antes.

Se seu pai foi o declarante de todos os nascimentos, não precisa fazer a transcrição do casamento DESDE QUE NÀO USE OVAR... Então, para o menino que é filho de segundo casamento, eu mandaria a documentação pelo correio para Tondela.

Os filhos do primeiro casamento, se vovê resolver fazer pessoalmente em Ovar, como vai ter que transcrever o casamento do seu pai, podem os filhos desse casamento fazer suas atribuições por Ovar.
  • Acho que você deveria pesquisar quais outras conservatórias fazem presencialmente com conclusão própria (sem mandar para a CRC de Lisboa). Pois em Ovar você não vai conseguir agendamento para antes de Março.
  • @Cythia VandeKamp Washington muito obrigada.
    Eu devo ir em março mesmo, vou dar uma pesquisada em quais conservatórias deixam eu tirar pessoalmente. Não sei onde achar essa informação, procuro no site delas?
    Eu devo evitar Ovar, pq que não quero ter o trabalho de averbar o casamento e divorcio dos meus pais..
    Eu tb vi que existe um tal pedido de urgência em Lisboa, vou verificar a possibilidade.
    Obrigada.
  • @Erika,
    Não precisa mexer com o divórcio, se escolher Ovar. Só transcrever o casamento, coisinha simples.

Não sei como descobrir outras conservatórias que fazerm presencialmente rápido assim. Sei que na conservatória dos REGISTOS CIVIS de Lisboa (não confundir com a dos REGISTOS CENTRAIS, a super lenta) eles fazem pedidos presenciais apenas (Não aceitam pelo correio). Estive lá fazendo uma transcrição de casamento. Chegue cedo, numa manhã (máximo 8:30, tem que esperar até abrir as portas às 9, mas assim você consegue uma senha para ser atendida no mesmo dia). Vá com todos os documentos prontinhos e diga que quer fazer atribuição de nacionalidade. Essa é uma conservatória imensa, que faz de tudo, registo predial, detran, pastel de feira e sei lá mais o quê. Seu caso vai ser tratado no registo civil.
  • edited January 2017
    Oi @Erika, boas notícias!

Uma curiosidade:
    Qual consulado vc abriu a solicitação do seu pai? Quanto tempo demorou?

Estou esperando meu processo para me mudar, estou ansiosa. Agradeço desde já.
  • @Débora Gonçalves então o processo do meu pai eu fiz pelo consulado e demorou 9 longos meses.. Porém espero que o meu demore muito menos.
    @Cyntia obrigada pela dica, não sabia a diferença da conservatória em Lisboa. O problema de averbar o casamento é que não existe mais certidão só do casamento deles, a certidão já sai casamento e divorcio, então teria que fazer os 2 mesmos.
    Então hj eu achei o e-mail de algumas conservatórias e perguntei a elas como é o processo em cada uma.
    Quando elas me responderem eu coloco aqui as respostas pra ajudar a todo mundo.

• @Erica,

A transcrição é feita com as informações da certidão referentes apenas ao casamento. A averbação de divórcio não interferem, isto é, não atrapalha em nada.

• Então, @Erika.
    Sei que já vem a informação do divórcio. Mas veja aí a informação da Mariza. Você está só pedindo a transcrição do casamento, eles fazem a transcrição só do casamento. Aliás, transcrever divórcio nem é possível. É um processo diferente, de reconhecimento de sentença de tribunal brasileiro e só dá para ser feito em tribunal em Portugal. Nenhuma conservatória faz isso. Precisa de advogado e custa CARO. Uns 6, 7 mil euros...
  • @Erika
    Comemore a boa notícia: você NÃO tem que averbar divórcio... :-D
  • @Cynthia que notícia ótima.
    Minha mãe perguntou se então é possível ela solicitar a nacionalidade como esposa já que só averba o casamento.
    Sabe se isso é possível?
  • @Erika
    O português é seu pai, certo?
    Para a sua mãe ter direito à nacionalidade como esposa, tem que provar ligações efetivas com Portugal. Não basta ser só esposa... Sua mãe nunca conseguiria de qualquer forma, pois na certidão de casamento brasileira que ela seria obrigada a apresentar, há a menção do divórcio. Ou seja, não pode não... Mas mesmo que eles ainda fossem casados, é muito raro conseguir essa nacionalidade sem viver uns 2 anos em Portugal, sabe?
  • @Cynthia

Estou pensando em dar entrada na averbação do casamento dos meus avós, atribuição de nacionalidade minha e do meu pai na CRC-Lisboa. Você sabe quanto tempo demorar esse trÊs processos indo pessoalmente ?

• @Cynthia nossa não sabia dessa exigência.
    Mas tudo bem, foi curiosidade da minha mãe que quer ir comigo morar nas "Oropas".
    Ainda estou sem resposta do e-mail q enviei as conservatórias. Assim que tiver noticias coloco aqui p ajudar a galera.
    O mais provável é que uma tia que vai viajar pra Lisboa leve os documentos para dar entrada no pedido de nacionalidade agora no início de março, e que eu vá lá buscar assim que estiver pronto (já que devo me mudar para Irlanda em meados de Março).
    Daí quando for buscar já peço urgência no cartão cidadão e no passaporte (pelo que vi, pode sair em até 2 dias).

• @Tassio
    Na CRC Lisboa vai levar um tempão. Mande pelo correio a averbação do casamento dos seus avós (Ponta Delgada ou 4a do Porto). Depois, já em Portugal, pessoalmente em Ovar, o caso do seu pai fica pronto em uns 10 dias. Depois tem que transcrever o casamento dele e depois fazer sua atribuição.
  • Bom dia,
    Vou ficar 1 mês em Lisboa. Onde consigo a lista de documentos para fazer a transcrição do casamento+bilhete de identidade+passaporte direto em Lisboa? E onde seria o local para dar entrada lá? Pelo Rj esta impossível marcar data.
  • @Mariana Fernandes, Pode fazer a transcrição na 4ªCRC de Porto, é rápido.
    Em Lisboa vc pode fazer o CC primeiro no campo da Justiça, não precisa agendar, chegue as 9 horas e pode sair no memo dia no final da tarde ou no dia seguinte. Isso se pagar taxa de urgencia.
    O passaporte após tirar o CC no aeroporto de Lisboa vc tira no mesmo dia.

Docs para transcrição:

Certidão de casamento de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
    certidão de nascimento do esposo de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
    RG cópia autenticada
    levar 120 euros para pagar na CRC
    O requerimento não precisa preenche na hora.
  • @M Adelaide
    Sabe se nesta 4CRC de Porto posso solicitar a nacionalidade também?
    Eu não gostaria de ir a Tondela porque sei que a maiora das pessoas aqui manda seus casos para lá. Seria melhor eu aproveitar que estarei em Portugal por 2 meses e retirar numa conservatória que tenha um prazo de entrega menor (e que não aceite processos por correio).
    Agora já desisti de tirar para os outros integrantes de minha familia, preciso urgente dessa nacionalidade para conseguir minha bolsa de estudos..
    Alguém sabe ql é a melhor conservatória para se tirar a nacionalidade pessoalmente em Portugal?
    De preferência que não precise averbar o casamento dos meus pais**
    Muito obrigada, e desculpa o desespero..
  • edited March 2017
    @Cynthia VandeKamp Washington vc disse dia 30 de janeiro que não precisa mexer com divórcio se for em Ovar. Minha mãe vai solicitar a cidadania por Tondela e eu por Ovar. Ela é divorciada e o casamento dela já foi transcrito.Ela vai precisar homologar o divórcio se fizer por Tondela ou essa exigência só seria válida se eu tb fosse fazer por Tondela?
  • @Fernanca
    Nunca precisa mexer com divórcio para a atribuição. O divórcio pode ser feito depois, se o interessado quiser morar em Portugal. Precisa homologar a sentença em PT e isso só com advogado. Não é baratinho, portanto só faça se você quiser casar com outra pessoa depois.
  • Como assim sua mãe VAI solicitar a cidadania e já transcreveu o casamento? Só dá para transcrever casamento depois de ter feito a cidadania!
  • Pessoal,

Para tirar cidadania por atribuição, PRESENCIALMENTE, posso ir a qualquer conservatória em Portugal? Precisa ser necessariamente um CRC ou pode ser um de Registo Civil?
    E quanto tempo leva para ficar pronto presencialmente?

NECESSITO da minha cidadania até setembro e o da minha mãe ainda está amarrado em Tondela desde janeiro e ainda falta fazer a transcrição de casamento.
  • @Renato que eu saiba você pode fazer em qualquer conservatória de registro civil, mas a maioria delas enviam pra conservatória de registros centrais de Lisboa (a q demora). Então o ideal é pedir em uma que faça por si própria q não envie pra Lisboa.
    A pergunta é, qual é mais rápida?

Eu liguei pra várias conservatórias em Portugal e é muito difícil conversar com eles. Eles são muito literais e não passam a informação.

Eu liguei pra uma advogada portuguesa, e ela me deu um prazo de entrega em 3 meses p atribuição (sem averbação do casamento), disse q pedindo em Lisboa, mas n na conservatória de registros centrais, consegue sair nesse prazo.

Eu não vou fazer por ela pq cobrou 400 euros e eu já vou estar lá mesmo, vou fazer sozinha.

Quanto a averbação de casamento, você não precisa fazer (na maioria das conservatórias), só que na sua "certidão" vai estar que seus pais não eram casados.
  • Para centralizar as informações sobre processos pessoalmente em Portugal, desvie para o link abaixo:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5833/meu-relato-acerca-do-processo-de-atribuicao-pessoalmente#latest
Esta discussão foi fechada.