Sou neto de português. A minha mãe também precisa tirar a dupla cidadania?

Boa tarde.

Sou neto de português, e quero tirar a minha dupla cidadania. A minha mãe (filha de português) não quer tirar dupla cidadania dela. Para eu conseguir a minha dupla cidadania, posso "pular" a minha mãe, ou ela também precisa de dupla cidadania, obrigatoriamente?

Pensei em fazer por naturalização direto pela minha avó, mas conforme eu conversei no Consulado de Portugal de São Paulo, informaram que eu só poderia fazer isso, caso a minha mãe fosse falecida.

Ou seja, para eu conseguir dupla cidadania, a minha mãe precisa tirar a dela por aquisição, e depois eu também por aquisição?

Obrigado a quem puder me ajudar!

Comentários

  • @Icrevilari No caso sua mãe teria que tirar por Atribuição , já que ela é filha de Português e vc tb por Atribuição pq passaria a ser filho de Portuguesa.Pelo que sei, vc só poderia "pular" a nacionalização dela e fazer como neto se ela não estivesse viva.. aí seria o processo por Aquisição. Mas não sei se vc pode fazer ela estando viva.Alguém aqui vai te informar melhor.
  • Obrigado, @Vlad Pe! Mais alguém pode me ajudar? Obrigado
  • @lcrevilari
    Essa regra só vale para o consulado, que adora complicar a vida das pessoas. Se sua mãe não quer ser portuguesa, é uma pena, pois nacionalidade atribuída é um direito e não pode ser negado. Mas você pode sim fazer sua AQUISIÇÃO (é assim que chama a naturalização quando pula uma geração) se mandar seus documentos diretamente para Tondela, Ovar ou Vila Nova de Gaia. Procure o tópico AQUISIÇÃO aqui no fórum e mande bala. A única coisa é que a nacionalidade adquirida não transmite para seus filhos já nascidos, maiores de idade. Mas se não tem filhos ainda, o efeito prático é o mesmo.
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado January 2017
    Olá @CynthiaVandeKampWashington
    Muito obrigado pelo esclarecimento, agora as minhas expectativas de ser um português aumentaram rsrs. Eu não achei esse tópico que você está se referindo, poderia me passar o link, por favor?

    Ah! Eu ainda não tenho filhos, então não teria problema ser por Aquisição!

    Muito obrigado!
  • @lcrevilari
    Tem esse post aqui com todos os documentos pelas regras novas. Escolha uma das conservatórias e siga a lista de documentação. Leia até o fim, pois no final tem "os demais documentos... continuam os mesmos". E preste atenção para ver a lista de AQUISIÇÃO e não de atribuição.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Muito obrigado @CynthiaVandeKampWashington
    Legalll! Eu li bastante no fórum e vou optar por Ovar! Mais uma dúvida, por favor, eu sou neto de uma portuguesa que foi casada com um brasileiro. A minha mãe (brasileira e filha da minha avó portuguesa) é casada com meu pai brasileiro. Eu preciso da certidão de casamento da minha avó?

    Poderia confirmar se os documentos que preciso são apenas esses abaixo, por favor? Tenho algumas dúvidas também que deixei entre parenteses:

    - Minha Certidão de nascimento, de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada.
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de nascimento da MINHA MÃE.
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de casamento da MINHA MÃE.
    - Cópia autenticada do meu RG.
    - Certidão de nascimento da minha avó portuguesa. (dúvida: deve ser uma cópia autenticada?)
    - Cópia autenticada do meu histórico escolar.
    - Atestado de Antecedentes Criminais devidamente apostilado.
    - Requerimento devidamente preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade em Cartório
    (dúvida: se trata desse requerimento? Ele deve ser apostilhado?:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/modelo-de-requerimento-28980/downloadFile/file/Requerimento_6-4_2010.pdf?nocache=1294227083.71 )
    - Vale Postal no valor de 250,00 €

    Muuuito obrigado!
  • Sim, o requerimento é esse. Não precisa apostilar requerimento.
    Certidão de nascimento da sua avó portuguesa, (assento, como eles chamam em Portugal), só xerox simples serve.
  • @lcrevilari
    Sobre o casamento da sua avó: terá que ser transcrito em Portugal o casamento dela que, pelo que entendi foi realizado no Brasil.

    Isso você vai fazer por Ponta Delgada uns 15 dias antes de mandar seu pacote de naturalização para Ovar.
  • Para a transcrição de casamento dos avós :

    1.Assento português da avó - não tem validade - a indicação do número do registro é aceita caso esteja informatizado.
    2. Certidão de nascimento inteiro teor do avô brasleiro
    3.Certidão de casamento interior teor apostilada
    4. Requerimento de transcrição assinado pelo requerente no cartório com firma reconhecida por autenticidade.
    5. Xerox da identidade do requerente ( você) apostilada.
    6. Vale postal no valor de 120 euros.
  • Obrigado Cynthia, você tem me ajudado bastante! Eu li o outro tópico e peguei informações importantes também! Qualquer novidade ou dúvida, eu posto aqui novamente.

    Muito obrigado!
  • Tenho lido nas últimas postagens que o RG do requerente da transcrição de casamento deve ser apostilado.É isso mesmo? Mudou alguma exigência?
  • @rcmachado2006, se vc enviar para Tondela sim, mas hoje não estão orientando as pessoas a fazerem suas transcrições em Tondela nem Ovar. Hoje os melhores lugares são Ponta Delgada e depois a 4ª CRC.
    E em Ponta Delgada E 4ª CRC não exigem o RG apostilado
  • Obrigado Maria Adelaide
  • @MAdelaide A Marcia disse q 4 CRC envia os documentos para A 3 CRC Porto e Porto so faz Pessoalmente e Ponta Delgada não faz mais
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5981/conservatorias-para-aquisicao#latest
  • editado February 2017
    @Vlad Pe, a 4ª aceita somente transcrição pelo correio e faz em no máximo em 20 dias. A TRANSCRIÇÃO e se enviar atribuiição para a 4ªCRC ela manda sim para a 3ªCRC de Porto.
    Você não entendeu!!
    Quando a @Marcia falou que a 4ªCRC não faz é sobre ATRIBUIÇÃO E AQUISIÇÃO
    PONTA DELGADA FAZ SOMENTE TRANSCRIÇÃO TAMBÉM!!
  • @M Adelaide ..pensei q estavam falando de Nacionalizaçao e não Transcriçao de casamento.
  • Bom dia pessoal! Estou revivendo o tópico pois agora eu decidi tirar a minha dupla cidadania e surgiu uma dúvida. Me informaram que no meio desse ano as leis mudaram e agora para eu ter a dupla cidadania (sou neto de uma portuguesa) a minha mãe (filha da portuguesa) também precisa tirar a dupla cidadania, ou seja, eu não posso mais pular uma geração. É isso mesmo? Alguém poderia confirmar, por favor?

    Obrigado.
  • @icrevilari,o correto é atribuir sua mãe ,depois vc.Pela nova lei para nacionalidade de netos está mto mais difícil conseguir ,então faça primeiro da sua mãe.
  • @lcrevilari Para vc pular ela, precisa comprovar vínculos efetivos com Portugal. Já temos tópicos aqui nesse fórum sobre isso,caso vc queira relatos de pessoas que estao no seu caso.Antes vc tinha direito ao pular sua mae, agora será difícil sem ela.
  • Bom dia!
    Sou neto de português. Minha mãe (filha de português) ainda viva.
    Pretendo sim tirar a Dupla Cidadania. Consegui recentemente, em uma pesquisa (*com ajuda neste site), encontrar o assento de meu avô (nascido em 1904 - registrado na Paróquia de São Vicente - Funchal). Entrei no site da ABM e já imprimi uma cópia digitalizada do livro do assentamento dele.
    Enfim, ainda estou um pouco confuso das relações de documentos devo separar para dar entrada na Dupla Cidadania. É claro que farei o da minha mãe primeiramente e depois o meu (já sabendo que este processo é 100% garantido de aceitação - apesar de gastar mais). E pretendo fazer todo processo sem vínculo com o Consulado de SP (por ser um sistema burocrático e muito caro).
    Apenas gostaria de saber quais documentos devo separar (no caso da minha mãe - casada) e quais documentos necessitam ser apostilhados?
    Ah! outra dúvida é: estarei em viagem para Portugal em Setembro deste ano. Iremos ficar em Lisboa e depois em Funchal....seria interessante e se possível levar toda documentação em entregar em uma Conservadoria de lá para abreviar caminho dos correios?
    Aguardo resposta
    Grato
    Fabiano
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.