Averbação de casamento e óbito

Sou neta de avó portuguesa, casada no Brasil e já falecida. Seu filho, meu pai, também é falecido e não obteve a cidadania.É necessário averbar os dois atos, casamento e óbito de minha avó para depois solicitar minha cidadania por aquisição? Obrigada

Comentários

  • Tambem to no mesmo caso..tenho essa dúvida
  • @Liliane Nery

    Enviando o processo diretamente a uma Conservatória em Portugal é desnecessário a informação de óbito.
    A transcrição de casamento será necessária se a avó portuguesa foi casada com cônjuge estrangeiro declarante do nascimento do filho.
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Mariza desculpe minha ignorância,nao entendi a parte sobre "transcriçao de casamento se avó portuguesa foi casada com cônjuge estrangeiro".No meu caso , minha avó portuguesa casou com meu avô
    brasileiro aqui no Brasil e meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai.Como é feita a transcrição?É necessária a certidao de casamento de minha avó? Tenho q enviar junto com os documentos?Ta osso viu..
  • @Vlad Pe

    Você terá que fazer a transcrição do casamento dos seus avós. As Conservatórias estão solicitando o envio de um processo de cada vez, sugiro que leia a discussão sobre transcrição de casamento em Ponta Delgada. Vc poderá enviar o processo de cidadania para outra Conservatória.

    Documentos necessários para transcrição de casamento -

    - Cópia do assento da portuguesa
    - Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada do cônjuge brasileiro
    - Certidão de casamento de inteiro teor apostilada
    - Requerimento assinado com firma reconhecida por autenticidade
    - Cópia da identidade, a qual deve estar dentro do prazo de validade, apostilada .

    Vale postal – 120 euros
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Mariza só mais uma perguntinha.Minha irmã está indo para Portugal agora em Fevereiro.É possivel fazer a transcriçao direto na Conservatoria Central em Lisboa junto com a entrega dos documentos de Naturalização?É possivel q essa transcriçao ja tenha sido feita mo passado e ja conste no assento de minha avó portuguesa?
  • @Vlad Pe

    Se a transcrição foi feita constará no assento. A melhor opção é a sua irmã agendar desde já a entrega dos processos em Ovar. Terá que ser dois agendamentos. Se vc entregar na C. de Lisboa terá a conclusão após 1 ano.
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Mariza .Confesso q depois de uma fase de euforia..me bateu um desânimo total..To achando mta dificuldade e mta despesa.Acho q vou desistir.Sei q o processo de cidadania é bastante complexo ,mas tb tenho a impressão q Portugal ta dificultando ao máximo o ingresso de cidadãos brasileiros na nacionalidade portuguesa.
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Mariza, Minha irmã não vai passar por Ovar e nem Tondela.. A rota dela é Lisboa, Leiria, Coimbra e Porto.Eu posso fazer a transcrição de casamento em Leiria já que minha avó nasceu lá e a entrega dos documentos e a naturalização em Lisboa? Não me me importo se demorar 1 ano.
  • @Vlad Pe

    Cada Conservatória possui exigências próprias, recomendo que você envie email à Conservatória de Leiria e solicite instruções para o pedido de transcrição de casamento no mês de fevereiro pessoalmente.
  • Pessoal, estou ajudando uma amiga com o processo dela. A mãe dela já é portuguesa e no próprio assento da mãe já está averbado o casamento. Acredito que a transcrição tenha sido feito pelo Consulado. Neste caso, precisa do documento ea transcrição ou esta averbação no assento já é suficiente?

    Na averbação consta assim: "Casou civilmente com xxxx( vou omitir os nomes), em xx/xx/xxxx, no Registro Civil do xxº. Nome após o casamento: xxxxxx. Assento de Casamento nº xxxx/xxxx do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Brasil"
  • @Jonas

    Basta a averbação no assento de nascimento
  • @Jonas pelo q entendi ja foi feita a transcriçao de casamento da mãe de sua amiga.Essa averbação ja é suficiente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.