Atribuição será possível para neto?

Olá,
Meu avô materno era português. Encontrei o registro de emissão de seu passaporte, no Minho. Minha avó era brasileira. Sou maior de idade. Minha mãe, brasileira, tem de requerer a cidadania por atribuição para que eu possa pedir em seguida? O que tenho que fazer?

Comentários

  • @Leandro, o melhor é sua mãe requerer a cidadania por atribuição e depois vc, mas pode ser tambem direto do avô. Agora é questão de analisar com calma. Atribuição é um direito seu, ninguem tira, vc dá entrada e consegue agora aquisição direto do avô em alguns casos são negados. Pense direitinho!!
  • Mas a atribuição não é restrita ao filho de português menor de idade?
  • @LeandroAlves
    Não, entenda que um processo de atribuição concede: a pessoa passa a ser considerada portuguesa desde o nascimento. Assim que sua mãe o fizer, você passa a ser filho de português e passa a ter direito a sua própria atribuição, tenha a idade que tiver.

    Algumas pessoas que ainda têm pai ou mãe vivos e são netos de português OPTAM por pular a atribuição da mãe e fazem direto um processo como neto, esse processo se chama AQUISIÇÃO (naturalização). Esse processo pode ser negado em algumas circusntâncias.

    Mas se sua mãe é viva, o ideal é que ela faça sua atribuição e depois você faz a sua. Isso vai garantir o direito dos seus filhos de fazerem atribuição, se você os tiver.

    Se não tiver filhos, então a naturalização é um caminho. Eu, pessoalmente, faria tudo por atribuição. Direito certo.
  • Obrigado a M Adelaide e a Cynthia!
  • Olá ao grupo
    Encontrei cópia fotográfica do livro do registro de batizado de meu avô materno, realizado em Veade, Celorico de Basto, no arquivo distrital de Braga. Em um processo de atribuição, isto seria suficiente para comprovar o nascimento dele em Portugal?
    Se for suficiente, bastaria incluir certidão de nascimento brasileira de minha mãe onde consta o meu avô português registrando a filha?
  • @Leandro Alves, Solicite no arquivo distrital de Braga a certidão narrativa do seu avô.
    Se o seu avô foi o declarante da sua mãe, não precisará transcrever o casamento dele.
    Certidão de nascimento inteiro teor reprografica da sua mãe apostilada e com firma reconhecida
    Formulário 1C assinado pela sua mãe no cartório
    RG da sua mãe (precisa ter menos de 10 anos de emissão) cópia apostilada
    Vale postal internacional de 175 Euros pago no correio no dia do envio dos documentos para Tondela ou 1 dia antes. Nome de quem está enviando é o da sua mãe, CPF dela, endereço, todos os dados iguais ao formulario 1C
  • O que é uma cópia apostilada? Seria com uma chancela de autenticidade de um cartório brasileiro ou do consulado português no Brasil?
  • @M Adelaide, O que é uma cópia apostilada? Seria com uma chancela de autenticidade de um cartório brasileiro ou do consulado português no Brasil?
    Os documentos brasileiros e o formulário devem ser enviados somente depois de obter a certidão do meu avô ?
  • @Leandro, não é cópia simples!!É uma certidão que o cartório faz, cópia do livro de registro, chama-se cópia reprografica. Apostila de haia é um selo que o cartório coloca que certifica a certidão para ser reconhecida em Portugal.
    Então todo documento que vc precisa enviar para Portugal e alguns países você precisa apostilar no cartório. Após a entrada da apostila de haia no Brasil, vc não precisa mais legalizar as certidões no consulado. Ela entrou em vigor em 14/08/2016
  • @M Adelaide. Muito obrigado! Vc sempre tem informações esclarecedoras sobre o assunto.
  • Consegui os registros de nascimento de meu avô português e de minha mãe, brasileira. A atualização da certidão de nascimento pressupõe a anotação da certidão de casamento na certidão de nascimento. Minha dúvida é: devo preencher o campo 1 do formulário 1C com o nome de solteira ou de casada? Ou devo preencher com o nome de solteira (do nascimento) e no campos 2 e 3 do quadro 2 Declarações, devo responder: "2. Pretende manter a composição originária do seu nome? Não " e "3. Se indicou Não, declare qual o nome pretendido" preencho este campo com o nome de casada.
    Desde já agradeço!!!
  • @Leandro vc tem q preencher o 1C com o estado civil atual.Se for casada..nome de casada.Se mudou de nome após o casamento ..tem q enviar a certidão de inteiro teor apostilada para comprovação da mudança. Se pretende manter o nome atual...coloque SIM.
  • @Vlad Pen obrigado pelo esclarecimento!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.