Processo de atribuicao para minha vo, mae e eu - Sugestoes

Bom dia a todos do forum,

Meu nome e Leandro, e sempre tive a vontade de tirar minha cidadania portuguesa, mas todos os momentos que comecei a fazer a busca dos documentos, alguma coisa atravancava todo o processo. Estou nessa desde 2010. Recentemente consegui resolver um desses problemas que seguraram todo o processo. Tenho uma prima que esta fazendo o processo de atribuicao para o pai pelo consulado. Pensei em realizar pelo consulado, mas ouvi dizer que demora muito e que fazer diretamente com a conservatoria em Portugal e rapido.
Como ja vi tantas informacoes diferentes de como proceder para a obtencao da cidadania, estou confuso porque nao sei o que e desinformacao, informacao desatualizada e informacao correta. Por isso, gostaria de contar com a paciencia dos amigos do forum com relacao as minhas perguntas.

Meu caso:
Meu bisavo, falecido, e portugues nascido em Almeirim. Vou fazer o processo por atribuicao para minha vo, depois para minha mae e, finalmente, o meu processo.

-> Aonde o processo e mais rapido? Qual conservatoria voces indicam que e mais rapida? Alguem ja fez o processo pela conservatoria de Almeirim?
-> E obrigatorio fazer transcricao do casamento da minha vo? Qual e o processo atual? Manda juntamento com os documentos da atribuicao ou em cartas diferentes?
-> E possivel realizar o processo da minha vo, minha mae e meu juntos?

Copia da certidao do meu bisavo portugues
-> Eu ja tenho a fotocopia da certidao do portugues que foi mandada para mim por Almeirim no final de Junho. Tem "data de validade" para o essa copia mandada de Portugal? Voces acham que terei que tirar outra por causa disso?

Certidao de nascimento inteiro-teor da minha vo
-> A certidao de inteiro-teor da minha vo esta em maos, porem nao tem a reprografia da folha do livro. Tenho que obter uma certidao de inteiro teor nova com a reprografia no verso ou posso obter separado e enviar as duas juntas? Caso o cartorio nunca tenha feito isso (ja tive problemas com esse cartorio anteriormente) como explico para eles o que deve ser feito?
-> Para apostilar a certidao de inteiro-teor (quando tiver o documento correto), pode ser em qualquer cartorio ou tem que ver aonde minha vo tem firma? E so falar para o cartorio apostilar ou tem algo mais que tenho que informar ao cartorio?

Copia autenticada do RG
-> Ainda nao tenho esse, mas e o mais facil do processo. Precisa ser autenticada e apostilada, certo? Quando for apostilar essa copia do RG, faz a mesma coisa que quando apostilar a certidao de nascimento?

Formularios
-> Que formularios preciso preencher?

O que mais precisa? Tem algum passo-a-passo atualizado no forum? Ou alguem que fez o passo-a-passo recentemente (com as novas alteracoes)?

Desculpa pelo texto enorme e por ter feito perguntas que podem ser consideradas bobas, mas, como falei, ja vi tanta informacoes diferentes que estou confuso e quero que essa cidadania saia o quanto antes. Se alguem tiver a paciencia de me guiar e ser meu mentor nesse processo para que eu possa ajudar outros no futuro, eu agradeco!

Muito obrigado a todos e um feliz 2017
Atenciosamente,
Leandro
«13

Comentários

  • Olá @Leandro Froes, antes de responder suas perguntas:

    Primeiro leia este tópico. Ele indicará a Conservatória para qual vai enviar os documentos, dependendo de como conseguir as certidões brasileiras: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    Respondendo:
    - Não existe Conservatória mais rápida. Tondela, Ovar e Vila Nova de Gaia demoram pelo menos 3 meses para concluir cada processo.
    - Não é possível fazer processos na Conservatória de Almeirim, pois ela não tem balcão de nacionalidade.
    - A transcrição de casamento para as mulheres não declarantes na certidão de nascimento do (a) filho (a), é obrigatória em todos os casos. Está no mesmo caso que eu estive. 3 atribuições e 2 transcrições de casamento.
    - Não é possível fazer todos os processos de uma vez. Eles serão executados um de cada vez. Poderá enviar no máximo 2 processos de cada vez:
    -- Atribuição da sua avó + casamento, depois atribuição da sua mãe + casamento, e por fim, sua atribuição + casamento (se houver).
    - Se o português nasceu antes de 1911, terá que enviar a certidão de nascimento que recebeu. Acho que elas valem um ano (não tenho certeza). As certidões são todas informatizadas.

    -Se não conseguir a cópia reprográfica, terá de enviar o processo para Ovar.
    Não posso ajudar nessa parte (nunca consegui uma reprográfica). Leia este tópico desde o começo, ele vai ajudar: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    - Para apostilar, apenas em cartório de notas, e nas capitais. Dê uma olhada no fórum, que tem alguns tópicos indicando cartórios que fazem.

    - Precisa preencher o formulário 1c. Leia o manual de como preencher o formulário 1c: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Espero ter ajudado.
  • Obrigado pela respotas @caiodib,

    Estou pensando em fazer por Ovar mesmo. Vou ver se consigo a copia reprografica da certidao de inteiro teor da minha avo, mas nao estou muito confiante porque tive experiencias ruins com o cartorio que ela foi registrada.
    Se nao conseguir a copia reprografica, e so pedi para o notario que assinou a certidao inteiro teor para reconhecer a firma dele? Foi isso que entendi na outra pagina. Alguem teria uma example dessa certidao inteiro teor com reconhecimento de firma do notario e selo digital, so para eu ter uma ideia?

    Vamos por parte. Pelo que entendi, estou na fase de processo de atribuicao + transcricao casamento da minha vo (filha de portugues nato). Para este caso, eu preciso:
    1- certidao de nascimento da minha vo inteiro-teor apostilada (copia reprografica ou reconhecimento de firma do notario)
    2- certidao de nascimento do meu bisavo portugues
    3- copia autenticada do RG da minha vo
    4- formulario 1c preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade
    5- copia simples do recibo de vale postal 175 euros
    6- certidao de casamentoda dos meus avos inteiro-teor apostilada (copia reprografica ou reconhecimento de firma do notario)
    7- certidao de nascimento do meu avo inteiro-teor apostilada (copia reprografica ou reconhecimento de firma do notario)
    8- copias autenticadas dos RGs dos meus avos
    9- formulario de transcricao de casamento preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade
    10- copia simples do recibo de vale postal 120 euros
    Envio todos esses documentos no mesmo envelope para que o processo de atribuicao e transcricao de casamento da minha vo brasileira seja realizado em OVAR.


    Alguem poderia confirma se entendi corretamente?

    Muito obrigado pela atencao!
    Atensiosamente,
    Leandro
  • Olá, Leandro.
    Está correto, só o número 8 que não.
    Para a transcrição de casamento não precisa dos RG's dos seus avós, somente a cópia do RG de quem está solicitando a transcrição, que pode ser você mesmo.
    Você tem que separar os processos em dois envelopes(um envelope para cada processo) e colocar esses envelopes em um único envelope e enviar para ovar.
    Abraços
  • @Leandro Froes, o reconhecimento de firma na certidão de inteiro teor, na maioria das vezes, já vem. Em todos os cartórios que fiz, elas já vinham com o carimbo. Caso não, leve em um cartório que o notário tenha firma, e reconheça por semelhança.

    O item 8 pode ser somente seu RG, se for o quem assina. Pode ser da própria requerente, ou até dos dois cônjuges. Vai depender de quem assinar no campo de assinatura.
  • Obrigado @Laura Varela e @caiodib

    @caiodib, esse carimbo e um carimbo pequeno que vem perto da assinatura? No caso da certidao da minha vo, perto da assinatura da pessoa do cartorio tem um carimbo com 3 linhas (Mariane... de Souza; escrevente/substituta; Mat. 94/14*** CGI/RJ)
    A certidao tambem tem escrito no lado inferior direito "Poder Judiciario - TJ Corregedoria Geral da Justica; Selo de Fiscalizacao Eletronico; E**R-34*** RRA; Consulte a validade do selo em: (site do TJRJ)"

    Voces acham que OVAR ira aceitar essa certidao de inteiro teor?

    Muito obrigado pela atencao!
    Atensiosamente,
    Leandro
  • @Leandro Froes, tem a assinatura do notário e a matrícula. Ela também tem o selo de fiscalização da qual é solicitado. Ovar aceitará sim.
  • @caiodib, o modelo do formulario de transcricao de casamento e o que esta nesta pagina? http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
    Nessa pagina so fala sobre Ponta Delgada e Tondela.
  • @Leandro Froes, é esse modelo que uso.
  • @caiodib
    Tem algum problema se o declarante da certidao de nascimento da minha vo for a mae e nao o pai? O nome do pai consta na certidao e tambem consta que ele e portugues.
  • @Leandro Froes, tem sim. Como o português não é declarante na certidão de nascimento, terá de transcrever o casamento de seu bisavô. Como tem membros de sua família fazendo, penso que já esteja transcrito.
  • @caiodib,
    Sim, tenho uma prima que esta cuidando disso. Primeiro ela esta retificando a certidao de casamento dos meus bisavos que tem um erro.
    Isso me surge dois pergunta:
    1 - Quando a transcricao do casamento dos meus bisavos sair, como que Ovar vai saber que a transcricao foi realizada? As conservatorias se comunicao ou o sistema e integrado?
    2 - A certidao de nascimento de minha avo esta com o nome da mae como "Nadir", mas descobri hoje que na certidao de nascimento da minha bisavo (a que estao transcrevendo o casamento com meu bisavo portugues) esta escrito "Nadyr". Provavelmente quando a transcricao for feita o nome esta no sistema portugues como "Nadyr". Terei que pedir que retifiquem essa troca de "i" por "y" ou Ovar e flexivel com relacao a isso?

    Muito obrigado pela ajuda! Como falei, veio tentando tirar essa cidadania desde 2010, mas sempre tem uns erros que foram cometidos por cartorios a muitos anos atras. Parece uma novela mexicana. Meu processo so atravanca por causa dos cartorios brasileiros.
  • 1: Como os processos são todos informatizados em Portugal, a Conservatória saberá como está o processo de transcrição assim que consultar no sistema.
    2: Não tem problema, Nadir e Nadyr não gera retificação, visto que o nome não altera a fonética.

    Uma boa sorte com seus processos
  • Leandro FroesLeandro Froes Member
    editado January 2017
    @caiodib,
    Muito obrigado! Pelo menos uma boa noticia!
    Eu tenho que esperar o processo de transcricao dos bisavos terminar para poder mandar para Ovar os documentos para atribuicao da minha vo, certo?
    Tenho todos os documentos para o processo de atribuicao ja em maos. Estou esperando os documentos para a transcricao do casamento da minha vo com meu avo chegarem.
  • @Leandro Froes, seria bom, mas as Conservatórias costumam fazer as transcrições de casamento de forma bem ágil
  • @caiodib,
    Muito obrigado! Existe algum sistema que nos podemos procurar se a transcricao ja foi realizada? So estou perguntando porque quando a transcricao sair, quero mandar os documentos da minha vo para Ovar.
  • Não tem sistema para acompanhar. Precisa aguardar o Consulado comunicar, ou entrar em contato com eles, se for o caso.
  • Olá @caiodib!
    Meu processo é bem parecido com o do Leandro, porem meus dois bisavós são portugueses, e casados la, nesse caso eu não preciso encontrar essa certidão de casamento né?
    Como os dois são portugueses, independe quem foi o declarante da minha vó (filha deles) não haverá problemas certo?
    Assim como o Leandro, estou bem confusa com as diversas informações diferentes que encontrei aqui no fórum. A diferença é que eu vou enviar meus docs para ACP e não ovar ou outra conservatória, isso muda alguma coisa no checklist de documentos que o Leandro colocou acima?

    ACP não faz transcrições certo? então eu teria que esperar o processo de atribuição da minha avo terminar pela ACP para depois enviar a solicitação de transcrição do casamento dela com meu avô brasileiro para só depois começar o processo da minha mãe? Ou se eu enviar certidão de casamento da dos meus avos inteiro-teor apostilada (copia reprográfica ou reconhecimento de firma do notário) mesmo para ACP com o formulário de transcrição e o pagamento da taxa também já é feita a transcrição?

    Muito obrigada!
  • @Jessica Zambon,
    - Precisa apenas do assento de nascimento de 1 dos 2 para atribuir sua avó.
    - Certo.
    - Veja a checklist do ACP neste tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
    Recomendava que fizesse em outra Conservatória. Penso que o ACP está bem sobrecarregado no momento. A relação de documentos necessários para cada Conservatória está no tópico supracitado.

    - Não. ACP não faz transcrições. Aguarde a atribuição finalizar, e envie as transcrições de casamento para Ponta Delgada, senão vai esperar uns 2-3 meses se fizer as transcrições por Ovar por exemplo.
  • @caiodib
    Entendi! muito obrigada!
    No caso então, se eu fizer o processo todo por Ponta Delgada eu já posso fazer a transcrição junto com o pedido de atribuição enviando tudo junto, sendo melhor dessa forma?
    Fazer por Tondela você acredita que seja mais rápido que fazer por ACP e depois ainda esperar a transcrição do casamento para poder seguir com o processo da minha mãe? Tem ideia mais ou menos do tempo que Tondela esta demorando para finalizar os processos?

    obrigada!
  • @Jessica Zambon, Ponta Delgada só faz transcrições de casamento, por isso faz rápido.

    Tondela está demorando cerca de 90 dias por processo.
  • @caiodib, @Jessica, e todos,

    Estou devolta no forum. Depois de meses, recebi a informacao de uma prima da minha mae de que o casamento do portugues (meu bisavo) e da brasileira (minha bisavo) ja foi transcrito.
    Agora comecarei com o processo da cidadania da minha vo (filha de portugues).
    Minha pergunta e a seguinte, o processo para a cidadania teve alguma alteracao ou continua a mesma desde a minha ultima postagem? Alguma regra mudou? OVAR ainda aceita os documentos sem copia reprografica?

    Muito obrigado!
  • @Mei,

    E o processo ainda esta sendo feito em 3 meses?
  • @Leandro Froes, a única coisa que mudou, é que Agora Tondela exige todas transcrições de casamento. O prazo tem a tendência de ir sempre aumentando mesmo.
  • rpittarpitta Member
    Boa tarde! Também estou com dúvidas sobre o processo de atribuição fora do consulado, pois, era onde iria fazer. Como no consulado a média é de 6 meses por atribuição acabei mudando de ideia.

    Meu caso:
    Minha bisavó, falecida, Portuguesa nascida em Valpaços. Vou fazer o processo por atribuição para meu avô, depois para meu pai e finalmente eu. (Se souberem de uma maneira mais curta eu também aceito sugestões)

    OBS: Já realizei há 1 ano atrás o processo de transcrição de casamento e óbito dos meus bisavôs em Portugal (fiz pelo consulado de SP)

    Agora minha dúvida é, como realizar este processo de atribuição em ACP.
    LINK checklist ACP: : http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    Documentos para atribuição:
    Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:

    1 Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.

    2 Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada

    3 Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.

    4 Certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento

    5 Vale Postal no valor de 175,00 €

    São somente estes dois documentos que necessito para dar entrada no processo de atribuição do meu avô?

    Desculpa a pergunta básica, mas é que li em alguns tópicos e fiquei em dúvida quanto as documentações.

    Obrigado.
  • @rpitta, são esses os documentos..basta junta-los, fazer o pagamento e enviar uma cópia do vale postal junto com os documentos.
  • rpittarpitta Member
    @vlad Obrigado pela resposta!

    Poderia me confirmar se este continua sendo o endereço de envio para atribuição no ACP?
    Endereço
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 - Porto


    1 Quanto a Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    * Essa firma reconhecida do notário que assina é feita automaticamente pelo cartório ao emitir a certidão de inteiro teor, correto? Já tenho ela em cópia reprográfica também e apostilada.

    3 Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.
    * Este modelo posso reconhecer a firma do meu avô em cartório ou pode ser a minha? Preciso autenticar no itamaraty?

    4 Certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    * Já possuo a certidão em mãos, não precisa ser necessariamente emitida ha menos de 1 ano né?

    5 Vale Postal no valor de 175,00 €
    * Este aqui eu pago diretamente no correios, correto?

    Obrigado, mais uma vez
  • @rpitta , confirmado
  • @rpitta
    Quem assina o 1C é a pessoa que está requerendo a nacionalidade. PRESENCIALMENTE no cartório. Não tem nada mais a fazer em consulado ou no Itamaraty.
  • Ou seja, se a nacionalidade é para seu avô, ele é quem assina o 1C
  • @arpita, a Cynthia completou o q vc tinha me perguntado In Box..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.