Melhor fazer no consulado do RJ ou através da ACP?

Olá queridos,

Sou nova aqui e ainda estou "engatinhando" sobre o assunto dupla cidadania.
Tenho uma dúvida, na qual tentei achar por aqui e não consegui.
Vi muita gente falando sobre o consulado de SP (tempo que demora).
Porém, gostaria de saber se, pela experiência de vocês, é mais rápido fazer pelo consulado do RJ ou pela ACP? Vou fazer a atribuição de minha mãe para depois fazer a minha (avós portugueses).

Comentários

• @Karina, nem consulado e muito menos ACP. Temos outras conservatorias melhores. As opçoes ciradas por vc sai muito demoradas. Consulado 8 meses a 1 ano, ACP também.
    Seus avós portugueses casaram no Brasil ou portugal?
    Se casaram no Brasil, vai precisar antes de fazer da sua mae tranacrever p casamento deles. Se os portugueses casaram em Portugal ja está ok!.
  • edited December 2016
    M Adelaide Velloso (não consegui te marcar)

Nossa, desde já agradeço sua pronta resposta!!!! :)

Vou enumerar para ficar mais fácil:

1) Caramba, está demorando bastante. Vou pesquisar sobre as conservatórias, mas, a priori, você recomenda alguma?

2) Meus avós portugueses se casaram aqui no Brasil, então para realizar a atribuição de minha mãe tenho antes que realizar a transcrição de casamento deles?
    Se sim, qual o melhor "local" para fazer este processo?
    E se meus avós não tivessem casado no papel no Brasil, como seria esse trâmite? (dúvida que surgiu agora rs)

• @Karina, tem Tondela e Ovar.
    Precisa pesquisar na familia dobre os portugueses, fotos.... Eles podem ter casado só na igreja, precisa pesquisar!!
    Uma pergunta sua mae é viva? Sendo positiva a resposta, vc pode enviar para Portugal a transcricao dos avos e atribuicao da sua mãe.
    Depois de tudo pronto vai precisar enviar transcricso do casamento da sua mae e a sua atribuicao.
    Nessas conservatorias o tempo medio é de no maximo 3 a 4 meses, pode ser até antes vai depender do bolume de trabalho deles. Atualmente, estão lotados.
  • M Adelaide Velloso

interessante, vou pesquisar para saber se eles casaram só na Igreja.
    Minha mãe é viva sim! Dá um medinho fazer as coisas por fora (fora de consulado), mas vou tentar esmiuçar ao máximo esse forum para fazer tudo direitinho.

Li por aqui que você havia enviado a transcrição de casamento de seu pai em agosto, lá para Ovar. Como foi o retorno? Demorou? Você possui a lista atualizada dos documentos necessários para a transcrição em Ovar?
  • @karina, fiz os processos da familia inteira!! Em abril concluiram a transcricao do meu avô portugues, maio a cidadania do papai ficou pronta, depois enviei a minha com transcricso do casamento dos meus pais, minha irmã tambem enviou a atribuicao dela e transcricao do casamento.
    Agora so estão finalizando o processo do meu filho.
    Aqui no forum todos dazem assim. A finalidade do forum é ajudar as pessoas dazerem seus processos sozinhos. Pessoas que ha fizeram ha muito tempo e que ja tem experiencia passa para quem está iniciando. É muito legal!!
    Na epoca que enviei o meu para Ovar nao estava tao cheio, ficou pronto em 2 meses, chehou la 06/07 e dia 6/09 ja estava portuguesa! Rs
  • (é uma pena que eu não esteja conseguindo te marcar com o @)

Que legal! Jamais conseguiria tão rápido se fosse pelo Consulado né. Obrigada por passar sua experiência.

Vou ser sincera: tenho receio de perguntar demais e ser a chata rsrsrs, antes de perguntar procuro bastante, mas mesmo assim possuo várias dúvidas.

Se me permitir, continuo com dúvida sobre a transcrição de casamento.
    No caso da atribuição de minha mãe, é necessário? Meus avós são portugueses, casaram aqui no Brasil, minha mãe é brasileira e meu avô português é o declarante do nascimento de minha mãe.
    Na lista de documentos de transcrição em Ovar que está nesse link (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071) diz que é necessária a certidão de nascimento do conjuge brasileiro, mas nesse caso não há, pois os dois são portugueses :(
  • @Karina, quando são dois portugueses casados no brasil, precisa transcrever. Se fosse o avô portugues casado com brasileira e se ele fosse o declarante, a conservatória de Tondela não exigiria a transcrição, Ovar sim porque lá exige todas as transcriçoes.
  • @Karina, são alguns detalhes que algumas conservatórias exigem, outras não. No seu caso precisa sim por serem portugueses.
    Por exemplo para fazer atribuição em Tondela, lá exige certidões de nascimento brasileiras reprograficas(cópia do livro de registro), Ovar não exige, basta apresentar certidões de inteiro teor, mas Ovar exige todas as transcrições, mesmo o pai portugues sendo o declarante. Aos poucos vc lendo aqui as duvidas e respostas, vai pegando um pouco como funciona.
  • Caramba M Adelaide Velloso, entendi. Não sei nem como te agradecer por tão valiosas informações.

Então meu primeiro passo será a transcrição mesmo. Acho que vou fazer por Ovar, caso consiga convencer minha mãe a não fazer pelo consulado kkkkk.

A minha dúvida é que, para a transcrição em Ovar, é solicitada a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro. Mas se não há conjuge brasileiro, que certidão devo apresentar?? :(

• @Karina,sendo os dois portugueses apresente,somente, as certidões portuguesas
  • Olá Maria Nélida,

Desculpe, não sei se entendi.
    Então no meu caso, para transcrição de casamento, eu devo enviar as certidões de nascimento do avô e da avó portugueses?
  • @Karina,seus avos eram portugueses,casaram aqui no Brasil e vc quer transcrever o casamento deles,é isso?

Se for,terá que enviar a certidão de nascimento da sua avó e do seu avô.
    Alem da certidão de casamento de inteiro teor com firma reconhecida do notário e apostilada,
    xerox autenticada de quem vai pedir a transcrição e formulário proprio preenchido e assinado por AUTENTICIDADE
  • Ah entendi! Então tá ótimo.

Você falou em xerox autenticada de quem vai pedir a transcrição. Seria xerox autenticada de qual documento?

Ah, e outra coisinha: poxa, você sabe a quem podemos pedir a atualização da listagem de documentos que consta nesse link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071 ? A parte de transcrição de casamento em Ovar está desatualizada e muito difícil de entender. Está faltando que é necessário o requerimento e nesse meu caso, as certidões de nascimento dos avós. Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre isso, assim como eu, e vão recorrer à esta parte do fórum, que está desatualizada.

• @Karina,xerox autentica do RG
    Esse tópico que vc postou,é so para as certidões e para o apostilamento

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

Nesses tópicos vc encontra todas as informações sobre transcrição e sobre as exigencias de cada conservatória
  • Muito obrigada Maria Nélida :)
  • edited December 2016
    Boa tarde
    M Adelaide Velloso

Observando suas respostas conclui que vc tem uma boa experiencia no assunto referente a solicitação da cidadania portuguesa;
    Estou com o mesmo propósito em solicitar, mas primeiro quero solicitar para meu pai, visto que o mesmo é filho de português;
    por gentileza poderias me tirar umas dúvidas? Já solicitei a certidão do meu avô na conservatória em Portugal, me enviaram a certidão narrativa, agora tenho que fazer algumas retificações nos documentos daqui do Brasil pois a data de nascimento dele está completamente errada, mas isso já estou providenciando, outra dúvida é, no formulário M 1C eles pedem pra enviar cópia de Documento de identificação: passaporte, título ou autorização de residência ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade
    competente de um dos países da União Europeia, sempre que se trate de maior de 14 anos, você pode me explicar se tenho que pedir o passaporte antes de dar entrada no processo?
    Estou com dúvidas...
    Aguardo resposta.
    Grata;
    Elidia
  • @M Adelaide Velloso
  • @Elidia, é a copia do RG sutenticada e se for enviar para Tondela precisa apostilarcessa copia.
    Quais os erros que tem o documento bradileiro do seu avô? As vezes, nem precisa mudar. Me fale quais sao os erros..
  • edited December 2016
    @M Adelaide Velloso
    Bom dia;
    Obrigada pelas informações;
    No que se refere ao documento quer dizer que é o RG do meu pai daqui do Brasil mesmo neh, pois ele tem nenhum documento de Portugal
    Os erros que pude verificar foi a data de nascimento do meu avô, totalmente diferente, e outra dúvida que me veio foi sobre o declarante na certidão de nascimento do meu pai, visto que meu pai foi registrado aos 20 anos de idade, então terei que verificar isso também , outra coisa também são erros no nome do meu avô na certidão de nascimento do meu pai acho que terei que retificar, mas se vc puder continuar me informando eu lhe agradeço imensamente;
    Grata,
    Elidia
  • Bom dia, @M Adelaide Veloso, esotu pensando em manda rpara ovar, já que minha familia é toda de lá, inclusive minha avó. O documento de identidade pode ser a CHN, porque a identidade do meu tio está muito velha (é dele que estamos tratanto)? Precisa ser apostilhada, ou só cópia autenticada? Obrigada
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.