certificação de voo na europa

Boa Noite,
incentivado por uma das moderadoras , relatarei o caminho que estou percorrendo para conseguir a certificação de voo europeia de piloto de helicoptero.
Sou piloto de linha aérea helicoptero e comercial de avião ha 27 anos e como estou no meio do meu processo de atribuição de nacionalidade portuguesa em Tondela, resolvi verificar o que precisaria para me habilitar a voar helicopteros em portugal como piloto de linha aérea.
Sendo piloto de linha aérea de helicoptero com certificado da anac ( agencia nacional de aviação civil ) e minimo ICAO 4 ( proficiência em ingles ), o piloto precisa fazer 14 provas teóricas que podem ser feitas em qualquer pais europeu ( 1) direito aéreo, 2) conhecimentos gerais sobre a aeronave - estrutura / sistemas / grupo moto propulsor, 3) conhecimentos gerais sobre a aeronave - instrumentação, 4) massa e centragem, 5) performance, 6) planejamento e monitorização de voo, 7) performance humana, 8) meteorologia, 9) navegação geral,
10) radionavegação, 11) procedimentos operacionais, 12) principios de voo, 13)comunicações VFR, 14) comunicações IFR.
Vc não precisa fazer todas ao mesmo tempo, mas se for reprovado em 4 terá que fazer tudo novamente...
A parte pratica vc precisará:
- 1000 horas de voo de helicoptero ( 100 horas podem ser em simulador ) sendo no minimo:
350 horas em helicopteros para 2 pilotos,
250 horas como piloto em comando
200 horas de navegação sendo destas no minimo 100 horas em comando
30 horas em instrumento ( 10 horas podem ser em simulador )

Prova pratica pode ser feita no helicoptero ou em um simulador FFS certificado que represente o mesmo tipo )

No meu caso tenho a habilitação da anac ( Brasil ) como piloto de linha aérea de helicoptero, ICAO 5 valido até 2021, faço simulador compativel com a exigência anualmente na França aonde pretendo fazer a prova pratica e já cumpri toda a experiência pratica necessária,

Estou aguardando o calendario de provas de portugal para 2017 e ver se consigo me inscrever em parte das 14 provas.... vamos ver ....

Espero ter ajudado caso algum piloto no forum queira saber um pouco do processo ...

abraço a todos

Luiz claudio

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado December 2016
    @Luiz Claudio,

    Excelente o seu relato. Pelo jeito se trata de uma seleção bem criteriosa mas espero que obtenha sucesso em todas as suas provas.

    Fiquei curiosa quanto aos valores.
  • Oi Theresa
    cada prova teórica custa por volta de 20 euros
  • Até que não é nenhum exagero.

    E qual seria o valor da prova prática?
  • @Luiz Claudio Gomes,

    obrigada pelo seu relato! Muito interessante!!
  • Theresa ai está o problema...
    O aluguel de um helicoptero desse tipo fica inviavel .....
    e mesmo o simulador ( que é igual ao helicoptero real ) vc tem que estar empregado em uma empresa que te envie para fazer o treinamento de emergencias porque o custo anual para quem já voa o equipamento sai por aproximadamente 10000 euros por piloto.
    Não dá para alugar por 1 hora se vc nunca voou o simulador,.... e mesmo se fosse possivel seria algo por volta de 1500 euros .... então ja viu que não da mesmo ....somente via uma empresa...
  • editado December 2016
    --
  • Olá Claudio! Você continua participando aqui do fórum?

    Abraço!
  • oi caian ,

    desculpe só ter visto sua msg agora
    estou sim fazendo ainda parte do forum
    agora para o quinto processo !!!

    rsrsrs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.