DÚVIDAS NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO 1C - Maior de 18 anos

Bom dia a todos!

Estou na reta final para finalizar meu documento e de última hora fiquei com umas dúvidas.

O formulário 1C já está preenchido e assinado por autenticidade no cartório do Ofício de Notas, porém posteriormente me surgiram algumas dúvidas que eu gostaria que meus confrades me ajudassem em relação ao preenchimento desse formulário.

Primeira:

Em relação ao preenchimento do campo 1 (identificação do interessado), deve ser preenchido o nome que consta no registro de nascimento da interessada, ou seja, o nome de solteira? Exemplo: O nome no registro de nascimento da avó da minha esposa é "ELZA CLARA", porém o atual nome dela (de casada) é "ELZA CLARA CARDOSO", neste caso qual nome deve ser preenchido? Eu já tenho o formulário preenchido com o nome de casada.

OBS: Preenchido com o nome de casada, eu preciso juntar a certidão de casamento dela?

Segunda:

O quadro 3 (Preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado)
No meu caso a avó dela está como a própria requerente, de forma que não preciso preencher nada, porém o oficial do cartório do Ofício de Notas, disse que para ser realizado o reconhecimento da firma por autenticidade, nenhum campo poderia ficar "em branco", de forma que aqueles sem nenhuma informação a ser prestada, deveriam ser riscados com um traço, para evitar que posteriormente fossem inseridas informações nesses campos.

Terceira:

No quadro 5 (assinaturas), tem dois espaços reservados para a assinatura com um traçado onde em baixo consta a mesma inscrição: "Assinatura do declarante reconhecida presencialmente". Neste caso, deve-se assinar nas duas linhas ou em somente uma?

Ela assinou somente em uma e com muita dificuldade.

Por fim, gostaria de confirmar se o reconhecimento dessa firma por autenticidade (presencial em cartório de ofício de Notas), deve-se reconhecer a firma do serventuário do cartório que a reconheceu (fazer o sinal público) e posteriormente esse documento precisa ser apostilado no modelo da convenção de Haia?

Teriam mais alguma dica que pudesse me informar sobre esse preenchimento, com base nas experiências dos senhores?

Atualmente, qual Conservatória está mais "tranquila" para realizar essas análises?

Grande abraço!
«1

Comentários

  • Oi @Marcia,

    Muito obrigado, vou dar uma lida nesse link.

    Abraço
  • editado January 2017
    @Marcia

    Tenho a mesma dúvida do colega sobre o quadro 5, pois no passo a passo do link que você enviou sobre o preenchimento do requerimento, diz que devemos assinar apenas na linha 1, porém as duas linhas disponíveis para assinatura estão assinaladas com o número 1. Deve-se preencher um campo ou os dois?
  • @Karina Barbosa, assinar apenas na 1ª linha. A segunda assina somente quando houver procuração, ou a assinatura do pai / mãe não português quando a atribuição se tratar de menor de idade.
  • editado January 2017
    Boa noite a todos!

    Li todos os procedimentos que a @Marcia deixou no link acima.

    Já preenchi tudo e já levei minha mãe para fazer o reconhecimento por autenticidade. Tenho duas questões que estão me deixando intrigado:

    1 - No Quadro 1.1 eu coloquei o nome dela de casada, ou seja, como consta no RG, e exatamente como consta na assinatura dela no mesmo formulário. Imaginei que como a própria certidão de nascimento dela consta como o nome de solteira, e que a cópia autenticada da certidão de casamento dela explica muito bem que ela se chamava ADELAIDE NUNES GOMES e passou a se chamar ADELAIDE NUNES GOMES SILVA, acredito que eles farão o assento português dela normalmente com o nome de solteira. É isso mesmo? Tem problema?

    2 - (Espero não ter feito uma burrada). No quadro 2, possui a opção para marcar ( ) Conservatória de Registo Civil e um espaço para completar. Como o registro dele é de Valpaços, eu coloquei Valpaços. Está certo??? Ou era para escrever a conservatória que eu pretendo mandar o processo? Fiquei com essa dúvida cruel.
  • Como no quadro 1.1 eu coloquei ADELAIDE NUNES GOMES SILVA (nome de casada), a certidão de nascimento portuguesa virá como ADELAIDE NUNES GOMES, como consta na certidão de nascimento enviada no processo?
  • @Renato,
    Sim, o nome da sua mae, virá igual ao da certidao de nascimento.
    Sua mãe tem o meu nome!!
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Renato

    Vc disse "cópia autenticada da certidão de casamento ", não se esqueça de que todas as certidões brasileiras precisam ser originais e apostiladas.

    Se o registro está na Conservatória de Valpaços a indicação é essa.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado January 2017
    @Renato

    Pode-se preencher o 1C com o nome constante na Certidão de Nascimento ou no RG.

    Caso exista divergência em função do casamento, basta anexar ao processo de Atribuição uma xerox autenticada da Certidão de Casamento (recente).

    Como há mudança no nome de sua mãe, será necessário proceder com a Transcrição do Casamento dela. Então solicite ao cartório uma Certidão de Casamento em Inteiro Teor, tire uma xerox, autentique e use no processo de Atribuição.

    Enquanto aguarda a conclusão da Atribuição da sua mãe, providencie os outros documentos necessários ao processo de Transcrição de Casamento e apostilhe as certidões brasileiras. Lembrando que algumas CRC só aceitam certidões emitidas há menos de 180 dias para Transcrições de Casamento.
  • @M Adelaide ,
    O nome de vocês é o mais português possível! Minha tia-avó também se chama Adelaide (meu avô resolveu homenagear a irmã quando minha mãe nasceu.
    Confesso que amo esse nome! Hehehe
  • @Mariza , a cópia autenticada da certidão de casamento é só para o processo de atribuição. Para a transcrição do casamento eu já tenho a original com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada.

    Ufa!! Fico aliviado por ter preenchido corretamente. Coloquei Valpaços mesmo, a conservatória onde ele foi registrado!
  • @Renato, eu sempre odiei meu nome!! Rs... Hoje não me incomoda mais. Na minha adolescencia eu acha pesado Maria Adelaide, mas passou... Rs.... Minha mãe homenageou a mãe dela que era Adelaide e nenhuma neta ainda tinha o nome da avó, eu fui premiada. Rs...
    Essa semana conheci numa loja uma Maria Adelaide, neta de portugues também. rs
  • @Theresa

    Já providenciei todos os documentos necessários. Eu só fiz uma burrada a qual me arrependo.
    No final de novembro eu providenciei todas as certidões, inclusive a minha! Pois eu tinha lido no site do consulado português que as certidões deveriam ser emitidas há pelo menos 1 ano, não em 180 dias como exigem as conservatórias.
    Sendo assim, minha certidão de nascimento vai vencer no dia 28 de maio de 2017!! Estamos em janeiro e espero que até final de março saia a atribuição da minha mãe (em Tondela), em seguida mais duas semanas a transcrição dela (Ponta Delgada) e que dê tempo de mandar a minha atribuição (em Tondela) até meados de maio!!
    Estou muito ansioso por conta disso, você não faz ideia!!
  • @M Adelaide, Maria Adelaide é mais português ainda!! hehehe
    Mas é até mais bonito. O curioso é que a minha mãe também não gostava do nome dela, mas acabou se acostumando. Eu sempre gostei, talvez por ser um nome forte e remeter a Portugal. Lembrei que meu avô chamava minha mãe de 'Laidinha'. hahaha
  • @Renato, sou chamada de Del. Rs... Laidinha é lindinho.Rs
  • Boa noite,

    Já li o roteiro para preenchimento do formulário 1C e fiquei com uma dúvida.

    Eu pretendo enviar a atribuição da minha mãe (que alterou o nome com o casamento) para Tondela.

    O roteiro para preenchimento do formulário 1C, quando fala do nome, menciona a necessidade de envio de cópia autenticada da certidão de casamento.

    É necessário apostilar essa cópia autenticada?

    Obrigado
  • @raphaelpc, mande só autentica, para conferencia.
  • Oi, fiquei com uma dúvida.
    Meu pai tirou a nacionalidade dele pelo consulado do RJ e por e-mail recebeu o seguinte e-mail:
    "Exmª Senhor/a
    Informo V.Exª que o assento de nascimento correspondente ao processo abaixo referenciado lavrado no Consulado de Portugal em Rio de janeiro, já se encontra integrado nesta Conservatória, pelo que poderá o interessado dirigir-se ao referido Consulado, apresentado cópia deste email, a fim de tratar de sua documentação. "

    Eu entendi que ele já tem assento de nascimento a pergunta é: eu posso dar prosseguimento no meu formulário? Ou para enviar esse formulário tenho que esperar a certidão dele chegar?

    Outra pergunta é que vamos aproveitar pra tirar do meu irmão que é menor de idade, no caso dele meu pai pode preencher ? Ou melhor a mãe dele que não é portuguesa? Porque o @caiodib disse que a assinatura deve ser do pai ou mãe não português.

  • @Erika Guimarães P. Fonseca, o assento de nascimento está pronto, e o processo concluído. Vai precisar do número do assento, que o Consulado pode fornecer.

    O que eu disse sobre a assinatura do 1c para menores de idade, foi que na primeira linha, assina o progenitor (a) português (a), e na segunda, o progenitor (a) estrangeiro (a).
    “assinar apenas na 1ª linha. A segunda assina somente quando houver procuração, ou a assinatura do pai / mãe não português quando a atribuição se tratar de menor de idade.”.
  • @Theresa @Marcia e todos. A minha nacionalidade saiu e agora vou enviar a documentação das minhas filhas, porém so tenho a Conservatoria, Numero do assento e ano. Foi o que Ovar me mandou. Ainda não possuo o assento de nascimento que esta para chegar.

    Na hora de preencher o formulario, eles dizem que se não enviar a cópia do assento de nascimento, tem que preencher os dados para que eles possam buscar.

    Minha dúvida é em relação a Freguesia e Conselho que tem no Quadro 2. Eu coloco o que Rio de Janeiro / Rio de Janeiro ? Pq não nasci em Portugal.
  • @Carlos Belette,

    deixe em branco. Vc não nasceu em Portugal.
    Marque: pai português, Conservatória de Registos Centrais, pretende manter a composição do nome sim
    e
    Coloque: data do nascimento, número do assento e ano.
    Apenas isso.
  • @Renato Nunes Gomes , como ficou o processo de sua mãe?
    Deu algum problema em enviar a certidão de casamento dela autenticada, pediram para apostilar?
  • Bom dia, tenho uma dúvida quanto ao preenchimento.
    Vou enviar os documentos do meu pai para Tondela.Minha avó possuía dupla nacionalidade, obtida através do Consulado RJ. Eu possuo um Boletim de NAscimento fornecido pelo consulado. Onde consta o Número e ano de assento e uma inscrição consular. Não vem dizendo o nome da Conservatória.
    Como devo preencher o quadro 2 do formulário?
  • Boa tarde, estou com algumas duvidas em relação ao preenchimento do formulário 1C. já li várias discussões e não encontrei..

    QUADRO 1 - onde colocamos o número do RG pode colocar quem emitiu abreviado, por exemplo, sou aqui do Paraná e colocaria SESP. Isso?

    Ainda no quadro 1, com esse novo número 9 nos celulares, falta um campo para ele, posso colocar um número fora do quadrado?

    Em relação ao campo C, afinal de contas, o cartório pode colocar um risco nele (por não estar preenchido) ou não?
  • @Lua Maria,
    Pode abreviar
    pode colocar o nove do ladinho.
    Vc fala do quadro 3? se pode riscar?
  • Oii @M Adelaide, isso, do quadro 3. Não sei porque escrevi C hahaha.

    Obrigada
  • @Lua Maria, alguns cartórios riscam, mas procure um que não risque, fale que Portugal não aceita. É melhor!! Fiz vários da família e nenhum riscou.
  • Entendi..

    @M Adelaide, você sabe me dizer em que site eu pesquiso o número do assento de nascimento de minha avó?
    Eu tenho uma foto com esse número, que minha tia me enviou. Mas queria confirmar antes de colocar no formulário...
  • @Lua Maria, me mande no inbox vejo pra vc se é isso mesmo.
    Vc não consegue site pra ver isso!!
  • bom dia eu Ainda estou perplexo com o Quadro 4 (Relação de documentos juntos) no 4 sobre procuração? . porque em INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO IMPRESSO MODELO 1C falao sobre, Este documento deve ser junto sempre que se trate de maior de 14 anos.... ?????
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.