Em quais casos é necessário transcrever casamento?

Olá pessoal,

Vi muita gente falando que pra certos casos não é necessário transcrever o casamento, e outros casos é inevitável ter que transcrever. Quais são as características que definem se é necessário ou não transcrever?

No meu caso, vou entrar com o processo de naturalização da minha mãe.
Tanto a avó quanto o avô dela nasceram em Portugal, mas faremos o processo pelo avô. (os dois já falecidos)
Os dois vieram de Portugal, se conheceram e casaram aqui no Brasil.
Eles tiveram um filho, que é o pai dela. Na certidão de nascimento dele, o avô português está como declarante.
O pai dela casou aqui no Brasil e teve ela como filha, na certidão de nascimento dela, o pai é declarante. (já falecido)
É necessário transcrever o casamento dos avós dela?

Aproveitando o assunto,
Na minha certidão de nascimento o declarante é meu pai. Caso a lei mude e eu possa entrar com o processo pra obter a minha cidadania, será necessário fazer a transcrição do casamento da minha mãe?

Obg :D

Comentários

  • @Adriana,

    Se faz necessário transcrever quando 2 portugueses casam no Brasil
    Quando a portuguesa casa com brasileiro, por ser mulher
    Quando o portugues não declara o filho na certidão de nascimento ou seja, não registra o filho

  • @Adriana Oliveira,

    - quando ambos são portugueses, a transcrição é obrigatória
    - quando a mãe é a portuguesa, independente de quem foi o declarante, a transcrição é obrigatória
    - quando o pai é português, e não foi o declarante do filho, a transcrição é obrigatória.

    Porém, temos visto que algumas conservatórias têm pedido a transcrição de qualquer jeito, para aqueles que têm recebido a cidadania, apenas se baseando no fato de que na sua certidão de nascimento, aparece o estado civil casado.
  • Entendi, obrigada pela atenção <3
  • Então em qualquer caso é melhor ter a transcrição? Onde faço isso???
  • @Luísa Lemos, qual é o seu caso? quem é o portugues ou portuguesa?
  • Boa tarde,
    como eu faço para saber se foi transcrita a certidão dos meus avós?
    A certidão já vem com essa transcrição???
    Se foi transcrita no consulado eu consigo esse documento???
  • @Fernanda, se vc mandou o processo pelo correio vc recebe em casa o documento, pelo consulado nao sei como funciona.
  • e quando a mae casa duas vezes?
    transcrevo duas vezes?
    a do casamento de minha mae portuguesa com meu pai brasileiro e a do casamento da minha mae portuguesa e do meu padrasto brasileiro?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado July 2018
    @Fátima Martins

    Vc nasceu durante o primeiro casamento da sua mãe,certo?
    Então para fazer a sua atribuição,basta transcrever o primeiro casamento
    Transcrever o segundo casamento da sua mãe com seu padastro,só se sua mãe for morar em Portugal ou quiser pedir a aquisição pelo casamento para o seu padastro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.