Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

VesgoRJVesgoRJ Member
Bom pessoal, resolvi postar meu dia a dia na esperança de receber orientações e ajudar alguém.
Cheguei nesta quarta feira aqui no Porto e ficarei até o dia 03 de janeiro de 2017. Ontem foi feriado, então, dia perdido.
Hoje, sexta feira dia 02/12, saí cedo e fui em direção a 3a CRC do Porto. Lá não tive um bom atendimento. logo que sentei para tirar as dúvidas e apresentar documentos, o atendente parecia perdido/desinteressado. Ele perguntou para quem eu faria o processo, e respondi "Meu pai, que está no Brasil". Ele de cara falou, "Ah! Deves então dar entrada pelo Consulado, lá é muito mais fácil!". Nesta etapa já não nutria mais esperanças em dar entrada no processo ali, e tive a certeza quando uma Sra. do outro lado da sala, ao me ouvir perguntar "Existe algum prazo para conclusão?", já gritou "NÃO DAMOS PRAZOS! PODE LEVAR MUITOS MESES".
Pois bem, agradeci, levantei e de lá fui direto para a 4a CRC do Porto. 2 atendentes apenas, vazia, chegou minha vez. Passei para ela meu desejo em realizar a atribuição do meu pai, filho de portugueses. Ela prontamente disse que queria ver os documentos. Analisou as certidões dos meus avós (portugueses já falecidos, casados no estrangeiro), os óbitos (por acaso levei também), certidão de casamento deles (em inteiro teor apostilada) e a certidão em inteiro teor com cópia reprográfica do meu pai. Ela disse que todo cidadão português tem obrigação em manter seu assento de nascimento atualizado e, além disso, como o nome de minha avó no assento era o de solteira, e na certidão de nascimento do meu pai estava com nome de casada, era necessário transcrever o casamento. Disse que após esse procedimento poderia dar entrada no processo de atribuição, mas INFELIZMENTE lá é uma conservatória INTERMEDIÁRIA, ela iria encaminhar a atribuição para o Arquivo Central do Porto, ou mais provavelmente para a 3a CRC (lembram dela?). Disse ainda que a transcrição provavelmente seria feita de um dia para o outro, mas era necessário agendar. Ela tirou cópias dos referidos documentos e agendou para próxima 3a feira (06/12) as 14h, quando pagarei os 120 euros (ela disse ainda que iria transcrever os óbitos também).
Na próxima 3a feira ela disse que poderia me dar informações mais exatas sobre prazos para o processo de atribuição.

Agora estou na expectativa de 2a feira conseguir ir a OVAR e/ou TONDELA, Como não consegui contato telefônico com nenhuma dessas 2a conservatórias (já que são as principais indicações aqui do grupo) tenho a 2a feira para saber como dar entrada no processo pessoalmente, se preciso agendar, para quando será o agendamento e o prazo para a conclusão.

Tenho pesquisado outras conservatórias que prestam o serviço de Balcão da Nacionalidade para eventualmente encontrar alguma que esteja realizando o processo mais rapidamente, afim de desafogar Ovar e Tondela.

---> Neste ponto conto com a ajuda dos mais experientes: alguma dica pessoal?? Após transcrever o casamento dos meu avós, devo apostar em Ovar ou Tondela pessoalmente? Ou devo tentar alguma outra conservatória?

Desculpem pelo "textão", espero que seja útil para alguém, irei atualizando a medida que for avançando rumo à conclusão!
«13456724

Comentários

  • Vesgo

    Sugiro a Conservatória de Coimbra. Exigem a transcrição, mas já que vc irá fazer não terá problemas.
  • Muito obrigado Mariza Guerra, você teria alguma idéia de prazo lá?
  • Vesgo,
    Não sei o prazo mas, como não há envio de processos em massa vale a pena você ir pessoalmente. Tondela e Ovar estão lotadas.
  • É exatamente o que pensei, já vi um relato que um amigo do fórum conseguiu realizar o processo de atribuição em questão de horas em Tondela, bons tempos!! Agora quero encontrar a "nova Tondela" rsrs, para assim tb passar a dica para todos do fórum. Muito obrigado!

    Sigo no aguardo de mais sugestões!
  • @VesgoRJ, Tondela não está agendando atendimento pessoalmente e além disso li que ela respeita a fila de atribuição de pessoas que enviam pelos correios.
    Ovar, agenda e dizem que faz processo pessoalmente. Acho que vc estando aí vale ligar pra lá, ligue para Coimbra tambem como a @Mariza Guerra te indicou. Acho que vale tudo!!
    Boa sorte e mande notícias!!
  • Muito obrigado M Adelaide Velloso! Estou montando uma lista aqui com os balcões de nacionalidade e tentarei consultar o máximo de conservatórias afim de encontrar uma que faça o processo rapidamente pessoalmente. Mandarei notícias sim!!
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado December 2016
    @VesgoRJ

    Já que está no Porto, vá à CRC de VN Gaia, é bem próximo. Verifique sobre a possibilidade do processo do seu pai ser feito rapidamente e, de preferência, sem a Transcrição de Casamento.

    Não mostre todos os documentos. Apresente apenas o Assento de Nascimento do avô português, a Certidão de Nascimento do seu pai além do RG dele e a procuração. Insista na Atribuição sem a Transcrição de Casamento.

    Boa sorte!
  • Theresa Lima, muito obrigado, realmente é bem pertinho aqui, acho que, seguindo sua dica, vou na 2a feira logo pela manhã tentar. Muito obrigado!!
  • editado December 2016
    @VesgoRJ, se for a Ovar, aproveite e tente ir em Aveiro, é a mesma linha, e Ovar fica mais ou menos na metade do caminho entre Porto e Aveiro.

    Outra Conservatória que pode tentar ir, se quiser, é a de Guimarães. Também pode ir direto do Porto (São Bento ou Campanhã). Tem a linha específica, mas a passagem é baratinha. Só demora umas 2h e pouco para chegar (pode aproveitar para conhecer Guimarães também). No meio desse caminho tem Braga, mas não sei se a Conservatória de lá tem balcão de nacionalidade.

    Outras duas opções em Porto são a 1ª e a 2ª Conservatória do Registo Civil. A 2ª Fica na rua de traz da estação de metro da Casa da Música.

    Quando estive em Porto, fui na 4ªCRC para fazer os documentos, e realmente, é bem vazia.
  • Vlw pelas dicas @caiodib !
  • @VesgoRJ, mande notícias estou ansiosa.... Tomara que tenha conseguido algo hj!!
  • @caiodib , tu realizou teu processo de atribuição em algum desses balcões de nacionalidade pessoalmente? dei uma lida em vários tópicos do fórum e tô meio receoso quanto à fila gigantesca em Ovar e em Tondela. tô planejando passar um mês em portugal e tentar resolver pessoalmente em alguma das conservadoras.
  • @Guilherme, espere o VesgoRJ que está em Portugal falar da experiencia dele. Assim vc tem ideia do que vai enfrentar!!
  • siim claro, estou ansiosamente no aguardo Adelaide!
  • @Guilherme Franciulli, eu não fiz meu processo pessoalmente em Portugal. Fiz por Ovar, enviando os documentos pelos correios. Demorou três meses, e saiu duas semanas antes de eu ir para Portugal.

    Aproveitei e fiz o cartão de cidadão por lá na 4ªCRC do Porto.

    As Conservatórias que falei acima, são as que ficam próximas a Porto.
  • Boa noite pessoal, desculpem pela demora!
    Bom, resumo do dia:
    Logo as 9 da manhã liguei para Ovar, Fui muito bem atendido e mesmo sem ver os documentos pessoalmente, a atendente se prontificou a agendar para dar entrada no processo. Ela disse que o processo sendo feito pessoalmente seria mais rápido, mas se limitou a dizer apenas isso. A marcação foi feita para a semana que vem, sendo assim, vamos aguardar por mais informações.
    Hoje estive na CRC de Vila Nova de Gaia, também fui muito bem atendido lá. Conforme orientações apresentei apenas a certidão do meu avô, a procuração e a certidão do meu pai (brasileiro). A atendente olhou as 2 certidões do meu pai (inteiro teor e a outra reprográfica), de cara deixou a reprográfica de lado, dizendo que a de inteiro teor era mais fácil de achar os dados (???). Enquanto isso, ela passou a procuração para um outro atendente que pegou o celular e começou a verificar o QRCODE do apostilamento. Disse que os documentos estavam certos (apenas os citados), não falou nada em transcrição de casamento dos meus avós, e me orientou quanto ao processo para dar entrada também na minha atribuição. Disse que para a minha atribuição eu teria que transcrever o casamento dos meus pais pois, na minha certidão de nascimento, o estado civil dele e da minha mãe consta como "casados". Perguntei: "Bom, mas mesmo o português sendo o declarante, devo transcrever o casamento?" Ela respondeu que para o meu caso sim.
    E então chegou a hora da pergunta fatídica: "E o prazo?!" Ela disse que infelizmente tinham cerca de 200 processos para finalizar e que o meu levaria meses, pois entraria nesta fila. Foi por terra toda minha esperança de realizar, em VNG, o processo pessoalmente e fugir da fila. Ela disse ainda que eu poderia enviar tudo pelo correio (atribuição do meu pai, transcrição do casamento e minha atribuição) mas que iria demorar mais pois tudo seria liberado junto. Agradeci, peguei os documentos e disse que iria pensar no que fazer.
    Infelizmente, durante todo o dia não consegui entrar em contato com nenhuma outra conservatória.
    Irei amanhã no agendamento para a transcrição do casamento (e direi o prazo para vocês), tentarei o contato com Coimbra (apesar de ter lido nessa madrugada em algum post que Coimbra envia os processos para Lisboa, por tanto preciso confirmar) e pensarei em mais algum lugar (Guimarães talvez).

    Sigo no aguardo de sugestões pessoal! Espero estar ajudando!
  • boa @vesgoRJ ! boa sorte aí na saga. espero que dê certo por Ovar ou que ache ainda alguma opção melhor
  • Vlw Guilherme!
  • @VesgoRJ, como eu havia falado, acho que em Ovar tudo dará certo!! Eles não respeitam a fila que envia pelo correio, foi o que já li aquii no fórum!! Fica tranquilo, tudo dará certo!! Na torcida!!
  • Obrigado M Adelaide!!!! Pensamento positivo!
  • @VesgoRJ, se possível, veja nas lojas do Cidadão de Aveiro e Braga. São as responsáveis pro processos nesses Concelhos.
    Ovar exigirá todas as transcrições de casamento.

    Dê uma olhada nesse link no menu “Onde”: https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/balcao-da-nacionalidade
  • Vesgo,

    VNG com 200 processos!!

    Ovar exige a transcrição de casamento de todos os envolvidos.
  • @VesgoRJ, verdade.... Esqueci das transcrições!! Bem lembrado @Mariza Guerra!! Em Ovar ela falou algo da trnscrição?
  • Caio, Mariza, Guilherme e M Adelaide. Obrigado pelas dicas, vou tentar o contato com alguma dessas.

    Adelaide, pelo telefone ela não tocou nesse assunto, disse apenas que o melhor seria mesmo ver os documentos pessoalmente (não aceitou que eu enviasse por email), mas mesmo assim agendou o atendimento.

    Mais tarde mando notícias!
  • Boa sorte, @VesgoRJ!

    Estou acompanhando seu post para ter uma ideia e fazer o mesmo no início do ano! :)
  • Legal Monique, obrigado! Espero que eu possa pelo menos conseguir passar informações boas!
  • Acabei de conseguir falar com a CRC de Coimbra. Pelo telefone me informaram que são intermediários e os processos são mesmo enviados para Lisboa. Menos 1 na lista...
  • @VesgoRJ boa sorte!! Estou acompanhando seu tópico para ver se seria uma boa fazer diretamente em portugal. Tenho muita urgência no meu processo
  • Obrigado Alyne, espero de verdade trazer boas notícias que sirvam para quem quer fazer o processo pessoalmente e mais rápido!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.