Procuro por certidão de nascimento em Porto Alegre

DorizioDorizio Member
Olá
boa tarde...
já tenho todos os documentos para dar entrada no processo de aquisição de cidadania de minha sogra... porém o consulado em Curitiba pede a certidão de nascimento em inteiro teor da Mãe de minha sogra.
este é o ponto...
a Mãe de minha sogra faleceu quando ela tinha 05 anos, minha sogra quando menina veio para Santa Catarina e ficou até os 16 em um orfanato perdendo assim todo o contato com a familia materna...
todos os tios também faleceram e hoje após 58 anos só sabemos do ano de sua morte (1958)e possível ano de nascimento (1931).

já liguei para os 08 cartórios da cidade e só consegui achar a sua certidão de óbito...

Alguém pode nos ajudar neste sentido de encontrar esta certidão ou que possa nos orientar de como proceder nessa busca?

Obrigado

Dorizio
«1

Comentários

  • @Dorizio
    O pessoal aqui do Fórum orienta para não fazermos pelo Consulado. É muito burocrático e demorado. Leva meses.
    Se fizeres direto por uma das Conservatórias em Portugal, como todos aqui fazem, não precisarás dessa Certidão.
    Para portugueses casados com brasileiras não precisa da certidão de nascimento brasileira. No máximo de casamento; isso se não tiver sido o pai português que registrou tua sogra.
  • Minha sogra é filha de português...
    então como eu faria direto em portugal?
    alguém poderia me ajudar?

    preciso averbar antes o falecimento isso posso fazer no consulado já que custa barato R$ 50,00

    demais papéis estarão chegando em breve em minhas mãos...

    Obrigado a que puder ajudar....


  • @Dorizo, vc fazendo direto em Portugal vc não precisa averbar o óbito, é perder tempo!! E no consulado leva tempo tambem.
    Aqui todos nós fazemos sozinhos com ajuda do fórum.
    Eu fiz do meu api, a minha, da minha irmã e dos meus filhos.Agora sempre entro aqui para ajudar as pessoas que querem tambem fazer a sua cidadania.
  • Que ótima noticia.. vou tentar assim então

    o que devo ler, onde começar?

    desculpem a igonorancia no assunto...
  • @Dorizio, sua sogra é filha de portugues, certo? Ela sabe lugar que o portugues nasceu? Tem documento? O Portugues casou aqui com brasileira?
    Preciso dessas respostas
  • Sim minha sogra é filha de português...
    já temos o assento de seu pai digitalizado no Conservatória de Esposende (faltando averbar o óbito)
    o portugues nao chegou a casar no civil com a mae de minha sogra, ela faleceu qdo minha sogra tinha 5 anos e ai perdeu-se o contato com este ramo da familia... entao o portugues casou-se novamente e este casamento é que está averbado em portugal.

    resumindo...
    nao temos documentos da mae de minha esposa,
    certidao de nascimento de minha sogra o declarante é o pai e consta na certidão que ele é portugues

    já pedi as certidoes e copia do livro de minha esposa e tbm a certidao de obito inteiro teor
    devem chegar em poucos dias...
    Moro em florianopolis SC o consulado mais proximo é Curitiba...
  • @ Dorizio, precisa pedir certidao copia reprografica da sua sogra, e aguardar a certidão do portugues chegar, nao precisa averbar o obito!! Primeiro vc vai fazer da sua sogra. Você consegue a certidao de casamento da sua sogra de inteiro teor? Para transcricao do casamento dela nao precisa ser reprografica.
  • Obrigado pela ajuda...
    minha sogra é solteira, ela não foi casada no civil.. para todos os efeitos é solteira...
    a sertidão portuguesa de seu pai já está digitalizada e por isso nao precisaremos dela materialmente (segundo o que entendi nas leituras)...

    até agora entendi que terei que reunir os documentos e levar ao consulado para autenticar as assinaturas e depois enviar até portugal procede?

    uma duvida.. se por apostilado (Haia) nao precisa ser autenticado no consulado?

    Obrigado a todos
  • Documentos para atribuição da Nacionalidade da Sogra:
    - Certidão de nascimento de inteiro teor POR cópia reprográfica apostilada (Haia) no Cartório;
    - Documento de identidade da sogra que conste filiação, autenticado e apostilado;
    - Número e Conservatória do assento do pai português;
    -Formulário 1C preenchido;
    - vale postal no valor de 175 euros.

    Documentos para atribuição da filha:
    - Certidão de nascimento de inteiro teor POR cópia reprográfica apostilada (Haia) no Cartório;
    - Documento de identidade da filha que conste filiação, autenticado e apostilado;
    - Número e Conservatória do assento do registro de nacionalidade da mãe (se mandar o processo da filha depois que sair o assento da mãe);
    -Formulário 1C preenchido;
    - Vale postal no valor de 175 euros.

    A transcrição do casamento da filha é outro processo. Necessita de certidão de casamento e certidão do cônjuge. Tudo inteiro teor.

    Para maiores informações acerca de como enviar, endereços, organização da remessa, como preencher os formulários e qual Conservatória enviar, dá uma pesquisada no Fórum. Ele é muito rico e organizado.
    Na discussão "Primeiros Passos" tem uma opção de "Pesquisa no Fórum". Não é muito boa, mas ajuda.
    Se fizeres pelo Google incluindo a expressão "Fórum Cidadania Portuguesa" também dá.
  • Vera otimo, tenho lido tudo e estou bem confiante...

    uma pergunta... pode-se fazer os processos da sogra e da filha ao mesmo tempo?
    creio que não certo?

    Obrigado
  • @Dorizio
    Sim, pode.
    Mas faz tudo separadinho e põe dentro de um envelope principal para a remessa.
    Cada processo com seu vale postal (tira uma cópia ou fotógrafa e manda o original).
    Separa cada grupo de documentos por processo, prendendo-os por um clipe ou pondo dentro de envelopes. Daí, na frente, tu escreves a que processo se refere. Exemplo: Atribuição Fulana de Tal.
    Remete via EMS dos Correios (7 dias)
    O vale postal fazes lá também. É o mais em conta.
    Para a remessa dos documentos tem o DHL também. O mais rápido e mais caro.
    Só aconselho o Documento Prioritário dos Correios - que é o mais barato com rastreamento - se não tiveres pressa (25 dias).
    Abraço e Boa sorte.
  • Uma ultima pergunta...
    temos dois filhos... de 11 e 8 anos...

    poderiamos entao mandar os 4 processos para serem feitos ao mesmo tempo?

    Obrigado ..

    vou postando aqui as evoluções

    muito obrigado
  • @ Dorizio, nao pode, apenas 2 processos por vez
  • Grato
  • @Dorizio, as crianças não pagam o vale é gratuito.
  • Muito bom...
  • Boa tarde a todos

    atualizando...
    documentos recebidos... apostilados ( em Florianópolis R$ 30,00 por apostila)
    enviados ao IRN de porto na data de hoje... 01/12/2016 acabei de chegar do correio...
    a atendente meio sem experiencia... teve dificuldades para gerar o vale postal.. mas no final com ajuda de alguem foi feito... agora é esperar...

    obrigado a todos...
    vou atualizando a medida em que houver avanços...

    sem esse fórum teria desistido com certeza por conta do pedido da certidão de nascimento da mãe de minha sogra, que não conseguimos localizar...

    Muito obrigado
  • Documentação a caminho... já chegou em Portugal...
  • Alô a todos, boa noite. Meu vô matriarcal era português imigrante vindo da freguesia Santa Bárbara, Ilha Terceira, chegou a antiga Guanabara (RJ) na década de 40, casou-se e morou por alguns anos em Botafogo, ele faleceu em 1983 aos 72 anos, e hoje só consigo encontrar o atestado de óbito onde consta a nacionalidade portuguesa, como posso os documentos necessários para adquirir a cidadania, Grato
  • Olá acho que seria apropriado você abrir um tópico só para você e não responder em outro... acho que teria um melhor acompanhamento...
  • Atualizando as informações...
    depois de enviar uns emails pedindo informações hoje me disseram que o processo já tem numeração e está aguardando para despacho da Srª Conservadora...

    me parece que as coisas estão andando bem...
    enviado - 01/12/2016
    despacho - 12/01/2017

    vamos caminhando...
    após este terei que fazer outros 5 processos....

    Obrigado pelo apoio e dicas valiosíssimas...

  • Hoje liguei para linha de registros me informaram que o processo continua aguardando o despacho da conservadora e depois vai para registro...

    uma dica bem legal....
    coloquei R$ 25,00 de credito no skype e liguei ...
    esperei por 13 minutos para ser atendido e depois mais 2 minutos para ter as informaçoes
    custo da ligação R$ 1,35 muito bom esse skype...

    para quem for ligar fica a dica...

    grande abraço a todos
  • Bom dia a Todos
    Gostaria de agradecer imensamente a todos aqui do forum em especial a Vera Lima e Adelaide Veloso pela ajuda e boa vontade.

    Acabei de ligar na Linha de Registros e recebi a informação de que o processo de minha sogra encerrou dia 08/02/2017 e a certidão de nascimento portuguesa já está a caminho... aqui todos estão vibrando pelo sucesso da tarefa...

    enviado - 01/12/2016
    despacho - 12/01/2017
    Concluído - 08/02/2017

    total de 69 dias


    Muito Obrigado a todos deste belo Fórum...
  • DorizioDorizio Member
    Atualizando aqui o tópico...
    ainda não recebemos a Certidão de minha Sogra em casa... mas o número do assento já sabemos... de posse dele montei o processo de minha esposa e o enviei hoje dia 05/05/2017 - vou mantendo as informações atualizadas por aqui
  • DorizioDorizio Member
    Objeto chegou em Portugal...
    Envio - 05/05/2017
    chegada em Portugal - 09/05/2017

    vou atualizando....
  • DorizioDorizio Member
    recebido no IRN de porto.... 11/05/2017
  • em 31/05/2017 virou processo..

    está caminhando
  • Esperando ainda na fila para ser analisado...
  • 24/07/2017 - Aguardando registo....
    maravilha....
  • Duas nacionalidades conseguidas graças ao Fórum...
    agora rumo a averbação do casamento ... e depois Atribuição dos filhos....

    e quem sabe a minha...

    muito obrigado ao Fórum...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.