Cidadania Portuguesa de Avô falecido.

Bom dia para todos,

Obrigado pela iniciativa do grupo.

Bem, Sou neto de Português ele está falecido, e minha mãe, filha do português, também falecida.

Gostaria de tirar a cidadania portuguesa, para mim, minha esposa e meu filho de 8 anos.

Hoje eu tenho apenas a certidão de nascimento da minha mãe, e a ficha consular de qualificação do meu Avô. O cartão possui várias informações sobre o meu avô dia de nascimento e local de nascimento (Cristelo Covo , 7 julho de 1905).

Como posso conseguir a cidadania Portuguesa para minha família ?

Pelo que li anteriormente tenho que conseguir a certidão de nascimento do meu avô (não sei como conseguir), e é mais rápido pedir diretamente a Portugal do que correr o trâmite pelo consulado no Brasil.






Comentários

  • Apenas para complementar a informação.
    Minha esposa é bisneta de Português.
    Porém apenas a mãe dela está viva.
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado October 2016
    Ricardo, vc conseguirá a nacionalidade portuguesa somente por aquisição (neto) porque irá pular uma geração. Se a sua mãe ainda fosse viva, ela poderia obter a nacionalidade por atribuição, e repassar aos filhos. Pela lei vigente, o português naturalizado (vc) não poderá repassar a nacionalidade aos filhos.
  • Ricardo,
    Informe os dados do seu avô para que possamos ajudá-lo a encontrar o registro dele.
  • ricgodinhoricgodinho Member
    editado October 2016
    Dados do meu avô Materno.

    Nome: Anibal Garcia
    Estado civil : solteiro
    Nacionalidade: Portugal
    Viajando com Filhos : Não
    Data de nascimento: 07/jul/1905
    Local de Nascimento: Cristelo Covo
    Pai: António Garcia
    Mãe: Francisca das Dores Brito
    Documento: [APAGADO] RNE
    Passaporte: [APAGADO]

    Qualquer informação adicional eu tento conseguir.
    Grato pela ajuda.
  • Wesley Prado

    Apenas para compreender, mesmo ele sendo de menor e sendo minha responsabilidade eu não posso pedir essa cidadania para ele.

    Ele poderá viver comigo em Portugal porém não terá nenhuma assistência do governo caso seja necessário ?

    Como funciona essa parte ?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2016
    Ricardo,

    Annibal - assento 24 - nascido em 07/07/1905 - freguesia de Cristelo Covo - Concelho de Valença - Distrito de Viana do Castelo: http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1109960 - 0012 tif

    Enviarei in box os cartões de imigração.
  • Quando vc adquirir a nacionalidade portuguesa, poderá morar em Portugal como cidadão naturalizado. Lá vc fará o reagrupamento familiar e incluirá sua esposa e seu filho, que poderão viver e trabalhar em Portugal normalmente, mas não serão cidadãos portugueses.
  • Grato pela ajuda e esclarecimento de todos.

    Mais uma dúvida, existe algum serviço que eu possa solicitar a certidão de nascimento do meu avô aqui do Brasil ?
    Ou tenho que contratar alguém ou ir lá pessoalmente para conseguir esse documento ?

  • @ricgodinho voce pode ligar para o cartorio que ele foi registrado e ver a possibilidade deles te enviarem por sedex, muitos cartorios fazem esse servico, porem, se a certidao for a reprografica, eh bem provavel que voce tenha que ir no cartorio, visto que a maioria solicita uma declaracao para emitir tal certidao, mas liga la e conversa com eles que eh o mais certo.
  • Obrigado pela ajuda.
  • Ricardo,

    Para requerer a certidão do seu avô basta enviar e-mail ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo com as indicações do assento que postei acima: mail@advct.dglab.gov.pt
  • Obrigado mais uma vez Mariza. Estou mandando agora mesmo.
  • Olá bom dia , estou indo para Portugal em junho e gostaria de saber se vocês acham mais facil fazer todo o processo direto em Portugal ? estou tentando a naturalização , e tenho todo os documentos do meu avô
  • editado October 2016
    Olá, estou ajudando um amigo a adquirir a nacionalidade dele ... Ele é neto de portugueses. Enviei um email para a conservatória de Ovar e eles me passaram a relação de documentos necessários, a conservatória pediu um requerimento com reconhecimento em cartório. .. Alguém sabe que requerimento é esse ?
    Desde já agradeço
  • Veronica,
    É o formulário 6.4:

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91

    Deverá ser impresso frente e verso em uma mesma folha, após preenchido o requerente deverá assinar diante do funcionário do cartório para que a firma senha reconhecida por AUTENTICIDADE.

  • editado November 2016
    Olá.
    Sou novo no fórum.

    Vcs são ótimos. Mas são mtas informações. Estou um pouco perdido. Rs

    Quero solicitar a Aquisição da Nacionalidade Portuguesa, pelos meus avos paternos (Já falecidos)

    Tenho todos os documentos deles originais. (Certidões de nascimento e casamento e passaportes)
    *PRECISO DE SOLICITAR ATUAIS, COM EMISSÃO RECENTE ?

    Fui criado pelos meus avos, e meus pais são divorciados, meu pai (filho de portugueses) não tem interesse de solicitar a nacionalidade.
    *ISSO TEM ALGUM PROBLEMA? (meus pais não serem casados e eu criado pelos meus avós)

    Sei todos os dados deles, endereço (São naturais de Viseu, em Vouzela, na Freguesia de Ventosa) e tenho contato com a família ainda em PT.

    Desde já, agradeço a atenção.
  • @Guilherme Rodrigues, seria muito melhor se vc tirasse do seu pai, vc prepararia toda documentação para não dar trabalho, mas vc fazendo por atribuição você pode passar para seus filhos. Por aquisição não pode!!
    Será que vc conversando vc não convence dizendo que é para lhe facilitar?
  • Olá,

    gostaria de saber se podem me ajudar? Meu avô faleceu e era de Portugal, porém não sei ao certo que tenho a autorização para começar o processo de cidadania e passaporte português... ele faleceu aqui no Brasil, meu pai é naturalizado aqui no Brasil.

    Poderiam auxiliar por gentileza, não possuo os documentos e não sei onde posso localiza-lós.


    Grata.
  • editado July 2019
    @Marcella seu pai é vivo? Se for vivo, primeiro terá que pedir a nacionalidade dele e depois a sua, se ele for falecido, vc terá que pedir como neta e terá que comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.