Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

11920212224

Comentários

  • blancoutblancout Member
    editado April 2019
    @Lara Alonso Moreira
    O Bilhete de Identidade (muitas vezes abreviado para B.I.) era o documento nacional de identificação civil em Portugal, que foi substituído por um novo documento de identificação, Cartão de cidadão
  • @blancout

    Obrigada!

    Já dei entrada no CC aqui no Consulado do Rio! :)
  • editado April 2019
    Já dei muito "pitaco" em outras respostas e realmente agora, quando é à vera, para fazer para a minha esposa, fiquei ainda com dúvida quando à documentação dela. Não consegui encontrar nas primeiras/últimas páginas (posso ter procurado mal, desculpem)

    Segundo https://www.sef.pt/pt/Pages/conteudo-detalhe.aspx?nID=63#p_id3 preciso:

    1. Agendamento prévio;-- OK, será feito quanto chegarmos
    2. Documento de identificação do cidadão que acompanhem ou ao qual se reúnam (Certificado de Registo, Cartão de Residência ou Bilhete de Identidade);-- OK, já tenho CC e PEP
    3. Duas fotografias tipo passe com fundo branco;-- haha, falta pesquisar se é mais barato fazer foto aqui ou em Portugal ;)
    4. Fotocópia das páginas com movimentos do passaporte válido e atualizado;-- Sem problemas
    5. Prova de familiares a cargo (quando aplicável);-- N/A

    Se forem casados:
    6. Certidão de narrativa completa de nascimento ou assento de casamento;-- O casamento já foi transcrito pela CRC de PD. Basta a cartinha com a cópia do assento ou ainda preciso apresentar uma nova certidão da minha esposa (de nascimento ou casamento, inteiro teor digitada, apostilada)?

    É só pra confirmar mesmo, porque fica muito melhor já ir com a documentação certinha, ainda mais que o cartório em que ela é registrada aqui eu nunca consegui pedir nada por email ou telefone, só presencialmente...

    E uma outra dúvida:

    Ela depois de um tempo terá que retornar ao Brasil para resolver umas questões burocráticas (ela já tem até a passagem de volta) e eu ficarei em Portugal. Quando ela retornar, se ela já estiver com o cartão de residência:
    a) basta ela apresentar esse cartão (na fila da UE ou na de estrangeiros?)?
    b) ou ela entra com o passaporte, como turista? ou
    c) ela entra com passaporte + cartão (na fila da UE ou na de estrangeiros?)

    Dúvida "bônus" (lembrei enquanto revisava a postagem):

    Para essa segunda entrada, ela poderá já ir apenas com a passagem de ida? Melhor ser passagem direta para Portugal ou pode entrar por outro país da UE se a passagem for mais barata?
  • Olá, @Giselle Rosa Franco,

    fico feliz por ter ajudado e por saber que deu tudo certo e que estão bem. Nem sempre temos este retorno.
    Beijo grande especial pro seu bebê.

  • @jhmelman,

    6. É necessário o assento de casamento, ou seja, a certidão portuguesa de casamento. Já soube que em alguns lugares, o SEF pediu que esta certidão fosse certificada pela Conservatória (com carimbo), ou seja, têm exigido a certidão de casamento portuguesa original, com carimbo da crc.

    Faltou também a certidão de antecedentes criminais. Alguns lugares, o SEF exige que o antecedente criminal seja apostilado.

    Faltou aqui também a comprovação do sustento de sua esposa, através de declaração do seu empregador, contendo seu salário, por exemplo.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/192629/#Comment_192629

    Existem 3 .maneiras de se comprovar a subsistencia: através de contrato de emprego (e declaração do empregador), através de recibos verdes (quando se e autonomo), atraves de conta bancaria. A questao é que quando se usa a conta, deve comprovar que tem suficiente para 6 meses (é o que o SEF bem solicitado). Assim, para o casal deve ter no minimo 960 euros por mes. Arredondando, 6000 euros na conta. Se for fazer por este meio, levar o extrato bancário com todas as folhas carimbadas e assinadas pelo gerente.

    No caso de um dos dois ter trabalho, pode-se juntar com o valor da conta.

    Ainda, SEF de alguns lugares têm exigido a certidão de casamento portuguesa original, com carimbo da crc. Outros, exigem antecedente criminal apostilado.

    Assim que chegar, procure agendar com SEF. Pode ser em outro local (não.precisa ser da cidade onde vai morar).


    Quando ela retornar:
    c. com passaporte brasileiro e cartão de residência, na fila da UE

    Sim, pois estará legal no país. Pode entrar por outro país da UE.
  • @Marcia
    Muito obrigado pela resposta!

    Bom, espero que caso peçam essa transcrição original, que aceitem o documento de PD que afirma que o documentos substitui o original para todos os efeitos (não lembro a redação exata, mas é algo assim... será que esses casos foram de transcrições mais antigas?) E qualquer coisa é só pedir em qualquer CRC uma nova via?

    A certidão de antecedentes é a mesma que usa para o pedido de nacionalidade de cônjuge, no site da PF? Imprimo a verificação no verso?
  • @jhmelman,

    acredito que aceitem sim, já que possui a redação que substitui o original para todos os efeitos.

    Isso. A certidão de antecedentes é a mesma, e deve conter a autenticação impressa no verso.
  • Pessoal, boa tarde.
    Uma dúvida, eu e meu marido já temos a certidão portuguesa, não temos cartão cidadão e nem passaporte ainda (so conseguimos agendar para agosto no consulado), se a gente fosse se mudar daqui a 1 mês, conseguimos entrar sem a passagem de volta? Chegando em portugal precisamos ir no SEF agendar agendar cartão de residência mesmo sendo os dois portugueses?
    Obrigada
  • @renatavsm, solicite a certidão de nascimento pelo civilonline e imprima, caso ainda não uma cópia ainda. Leve a certidão e, chegando em Portugal, vá na imigração para fila de cidadãos europeus. Diga ao agente do SEF que, por conta dos prazos de agendamento no consulad, não conseguiu fazer o cartão do cidadão nem passaporte no Brasil e que vai fazer os documentos em Portugal.
    Vocês entram como portugueses e não como turistas brasileiros mas tem que levar a certidão impressa para comprovar que tem nacionalidade portuguesa. Isso indo em voo direto para Portugal, acredito que se for passar pela imigração em outro país do espaço schengen não conseguirá fazer com esse procedimento e entrará como turista..
  • Pessoal, bom dia. Minha mulher (com cidadania portuguesa) e nosso bebê pensamos em passar um semestre em Portugal. De "férias", com recursos para nos mantermos sem trabalho. Ela é funcionária pública e vai via licença sem vencimento. Apenas se nos entusiasmarmos que ao fim cogitaremos ficar de vez. Eu iria pedir a autorização. No entanto, penso que se surgir uma boa oportunidade neste período se poderia aceitar, ou ainda se quiser fazer um extra como uber, por exemplo, se poderia. Se posso comprar carro no meu nome, etc...

    Seguem algumas dúvidas:

    1 - A autorização de residência só pode ser pedida em Portugal, ou é possível "adiantar" o pedido daqui? Via procuração, advogado, por conta da demora...

    2 - Li que está demorando meses. Neste caso, se eu quisesse trabalhar não conseguiria antes da autorização sair, correto? Nem como algo "provisório", como uber?

    3 - Antes da autorização sair, poderia abrir conta, ter um carro no meu nome, ter a carta para dirigir?

    4 - Quanto à comprovação de renda exigida para nos manter, ela, que é cidadã, tem que comprovar que pode nos sustentar? Mostrar extrato bancário com dinheiro para se manter por um bom tempo é suficiente?

    Obrigado!
  • @Rafael

    1-Somente em Portugal
    2-Estando ilegal vai ser dificil conseguir emprego
    3-nao sei te informar
    4-Ela nao precisa mostrar comprovação pq é cidadã portuguesa.

    Veja mais detalhes nas outras páginas desse tópico.
  • @Rafael Martins, complementando o @Vlad
    2 - Para trabalhar de uber em Portugal terá que ter a carta de condução portuguesa, não serve a CNH brasileira.
    3 - Abrir conta e ter carro no nome pode, enquanto estiver como turista a CNH brasileiras pode ser utilizada para dirigir em Portugal e poderá ser trocada pela carta de condução portuguesa após você ter o título de residência. Atente que tem prazo para essa troca ser feita, se perder o prazo, que se não me engano agora são 90 dias da data do título de residência, o processo não é mais tão simples e barato.
  • Oi pessoal, boa tarde. Eu tenho a dupla nacionalidade portuguesa e já tenho residência belga. Em janeiro meu marido (só brasileiro) e eu estamos indo pra Bélgica, e vamos passar na imigração em Portugal. Gostaria de saber se para passar na imigração ele precisa de passagem de ida e volta? Ou só o meu passaporte e cartão de residência já bastam para ele entrar? Obrigada.
  • @gabrielalopes a imigração não tem causado problemas quando maridos ou esposas estão acompanhados com o cônjuge que tenha a nacionalidade portuguesa.
  • Sou brasileira com dupla portuguesa. Pretendo viajar para Portugal com meu marido que nao tem a nacionalidade portuguesa ano que vem. E possivel eu e ele tirarmos o NIF, ja que pretendemos morar em Portugal, claro depois da legalizacao dele
  • eu e meu marido somos aposentados. Se formos para Portugal com visto de aposentado aqui do Brasil, isso facilitara em alguma coisa, na legalizacao dele, ja que eu tenho dupla portuguesa
    Obrigada
  • editado August 2019
    @Cláudia seu marido pode morar em Portugal legalmente com o visto por agrupamento familiar, solicitar a nacionalidade portuguesa pelo casamento ou com visto de Aposentado.
  • Obrigada Vlad pelo esclarecimento. No caso de entrarmos em Lisboa, eu como cidada e ele com visto de aposentado, podemos os dois passar juntos pela imigracao nos nacionais portugueses, uma vez que eu ja possuo passaporte portugues, ou temos que mostrar a nossa certidao de casamento?
    Obrigada
  • @Claudia BP,

    podem sim. Seu marido pode te acompanhar na fila de nacionais portugueses, sem problema algum.
  • Bom dia Marcia, ja possuo o cartao cidadao. Estou pretendendo ir a Portugal com meu marido quee brasileiro e nao tem a cidadania portuguesa. E possivel nos irmos ao SEF para tirar o NIF ? Que documentos devo levar?
    Somos casados ha 34 anos.
    Obrigada
  • @Claudia o NIF é solicitado no Depto de Finanças e não no SEF.

    https://www.eurodicas.com.br/nif-portugal/
  • Obrigada Vlad. Li o link que voce mandou sobre tirar o NIF. Fiquei com uma duvida, se eu e meu marido formos a Portugal, apenas para uma sondagem de imoveis e vida em Portugal, poderemos tirar o NIF, eu tendo dupla e ele nao?
    Obrigada, mais uma vez
    Claudia
  • Vocês podem obter o NIF, mas se não tiverem comprovação de endereço próprio em Portugal, vão precisar de um representante fiscal, que é um residente legal em Portugal, podendo ser português ou estrangeiro.
  • Alguém indica advogado para homologar união estável em Portugal? E advogado no Brasil para fazer a sentença declaratória? Podem me mandar no privado se tiverem. Obrigado!
  • GabrielJung2GabrielJung2 Member
    editado October 2019
    Alguém que tenha levado algum ascendente dependente financeiro pode me ajudar?

    Para comprovação de dependência financeira, meu ascendente poderá utilizar meu Imposto de Renda brasileiro, já que lá constam os meus dependentes?
  • Alguém sabe qual SEF está tendo a resolução mais rápida para o processo de reagrupamento familiar?
  • Bom dia estive lendo na Internet, que o governo portugues vai criar em 2020 o visto Etias para quem for entrar em Portugal como turista. Sou brasileira com dupla portuguesa e meu marido e brasileiro sem dupla. E necessario tirarmos esse visto para viajar para Portugal a turismo
  • editado December 2019
    @Claudia BP, a previsão do Etias ser exigido para brasileiros é em 2021, e apos o inicio de sua exigência, todos que não sejam portador de algum tipo de visto serão obrigados a preencher e ter autorizado previamente o ETIAS para assim entrar nos países membros do Schengen.
  • Tenho algumas dúvidas
    Meu marido já tirou a nacionalidade portuguesa e já tem a certidão
    Meu filho menor está com o processo praticamente finalizado só aguardando o registro ser criado ,
    Não conseguimos marcar para fazer o cartão cidadão do meu marido no consulado do RJ
    Minha pergunta é
    podemos comprar a passagem só de ida para Portugal , inclusive a minha que sou Brasileira ,
    Precisamos de vistos ?
    podemos ir na fila dos europeus só com as certidões de nacionalidade (marido e filho)?
    E em relação a seguro viagem podemos não fazer isso?

    E como li relatos aqui chegando lá fazemos os cartões cidadão e o agrupamento familiar para mim ? Correto
    Agradeço toda ajuda do fórum
  • editado February 2020
    @Giza,
    Da próxima vez numere as perguntas porque facilita a resposta.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210608/#Comment_210608

    No entanto, só é português quem já tem o assento.
    Você pode começar a ter problema já na hora de embarcar.

    Pra passar pela fila de residente ele tem que ter o CC e passaporte português (embora alguns tenham conseguido, mas a excessão não faz a regra).
    Se prepare para passar pela vala comum, e ele pode dizer ao SEF que pretende residir e buscar a documentação para a esposa lá.

    Você passa a ser esposa dele quando tem a transcrição de casamento feita.
    No seu caso eu nem iria sem ter isso feito a transcrição. Ele poderia entrar e você ser barrada. Basta existir algum homônimo com antecedentes criminais.
    Se tiver não terá problemas. Dificilmente lhe pedirão outro documento alem do passaporte. E o fato de seu filho estar junto e em processo, só facilita. Sejam verdadeiros todo o tempo durante a entrevista, e falem pouco. Só o que perguntarem.
    E a primeira pergunta será: qual o motivo da viagem? (sempre é)

    Não precisa de visto para permanência até 90 dias (entrando como turista), extensível por mais 90 dias.
    Então, você tem esse prazo pra buscar sua permanência legal. Em geral o funcionário até explica isso enquanto carimba o prazo no passaporte.
    Responde a pergunta: Eu pretendo estabelecer residência junto com minha esposa e filho. Eu vou fazer o CC e passaporte aqui porque não teria tempo para fazer no BR. Ela e meu filho estariam entrando como turistas, até que eu consiga regularizar a documentação deles.

    Sim, com uma cópia do assento e o passaporte brasileiro válido seu marido vai receber um "bem-vindo ao vosso país".
    Como turista, valem as regras de turista: Passagem de ida-e-volta (round-trip), dinheiro suficiente, seguro saude, etc.
    Seu marido é cidadão, e algumas dessas coisas não se aplicam pra ele, mas são coisas básicas e evitam aborrecimentos.

    No entanto, ter passagem de ida e volta aumenta pouco no preço e garante a possibilidade de voltar a passeio se quiser. Marque pra 90 dias. Você em geral pode remarcar a volta mais pra frente (dependendo da tarifa que lhe derem).
    Sempre tem o período de adaptação, e saber que tem como voltar se as coisas não saem como se espera é reconfortante.

    Eu compraria passagem de ida-e-volta, certamente teria o dinheiro necessário, e também teria um seguro de viagem.
    O seguro cobre problemas de bagagem e de saúde no período até você se estabelecer e ter os documentos.

    Eu fiz um post detalhado a respeito, que vale a pena dar uma lida. Sem ela você já terá problemas no embarque:
    "Eles não exigirão passagem de volta se o passageiro tem status migratório que permite residir (é cidadão por ex.)"
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/208567/#Comment_208567
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.