Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

11920212325

Comentários

  • @daniel obrigada! Entendo, faz sentido...Pensando em juntar copia do cartao cidadao da minha filha, o que comprovaria imediatamente nosso tempo de união. Será que vale? Pelo menos, acho que vou perguntar na hora de entrar..
  • Pessoal,

    Finalmente meu numero de assento saiu! \o/\o/\o/\o/\o/

    De acordo com o meu passo a passo.

    Iremos nos casar, mas ja gostaria de deixar agendado no Consulado do Rio a averbação do casamento.

    O serviço seria?

    NACIONALIDADE / •Nacionalidade e Transcrição de Casamento

    Como vou esperar seis meses, pensei em ja deixar agendado.

    O que acham?
    - --

    1- Espero 06 meses da data do casamento e vou ao Consulado Português no Brasil averbar o casamento.
    2- Ao chegarmos em Portugal, fazemos a comprovação de morada.
    3- Dar entrada no Pedido de Residencia ao Conjugue.

  • O difícil é conseguir agendamento no Consulado do Rio...

    Sobre esperar 6 meses para transcrever, vale essa observação duas mensagens acima da sua... Pode demorar mais, mas não é impeditivo de fazer antes. Pode ser que o tempo adicional seja de menos de 6 meses (e isso também depende de em quanto tempo você pretende ir para Portugal).
  • Caríssimos do Fórum, meu relato:
    Chegamos à Portugal nesta quarta-feira. Minha esposa e filha portuguesas com o Cartão de Cidadão e passaporte brasileiro, e eu com passaporte brasileiro.
    Para a entrada, perguntamos ao funcionário e ele nos mandou para a fila de Europeus. Informei que eu ainda não tinha o Cartão Cidadão. Ele brincou e perguntou se queríamos nos divorciar, se não, era mesmo pra ficarmos juntos nesta fila.
    Então na imigração, o outro funcionário perguntou quanto tempo iríamos ficar, eu respondi que estávamos indo para morar. Então ele olhou meu passaporte e perguntou cadê meu visto. Eu disse que iria pedir Cartão de residência por ser casado com portuguesa pra poder morar. Ele insistiu que deveria ter o visto para entrar, e eu disse que não me informaram isso no consulado e confirmei que ia pedir o Cartão de residência. Ele pediu a comprovação do casamento, e eu entreguei o Assento da minha esposa com o casamento averbado. Mostrei também o AirBnB alugado por 1 mês. Também iria mostrar uns papéis com rendimentos no Brasil, imposto de renda, caso ele continuasse não concordando, mas reclamou um pouco e nos liberou. Pediu que não deixasse de ir ao SEF regularizar minha situação.
    Ele foi firme, mas em nenhum momento foi grosso ou intimidador.
    Eu procedi dessa forma porque entendi que seria o correto, pois se sou casado com portuguesa e posso pedir cartão de residência, porque eu deveria pegar visto ? E no meu caso, embora não valeria nada na imigração, a minha cidadania por cônjuge está pra concluir talvez em maio.
    Como eu estava consciente que iria dizer que iria para morar, não comprei passagem de volta, e talvez por isso, em nenhum momento me foi solicitado a passagem de volta.
    Como dizem aqui, cada caso é um caso, não existe uma receita, pois cada funcionário pode ter um intendimento.
    Para não ter debates nesta hora, acho que o mais tranquilo é dizer que vai como turista e ter passagem de volta, ou ter visto no passaporte.
  • @sidneioliveira

    Na verdade, se tivesse algum procedimento no consulado aqui no Brasil, eu acharia melhor, seria uma entrada com menos chance de stress. Se bem que pelo menos a se considerar o consulado do Rio de Janeiro...

    Muito obrigado pelo relato! Dele fica a impressão de que é de bastante ajuda já ter o casamento transcrito em Portugal para a entrada (embora ache - palpite! - que ter em mãos uma certidão brasileira apostilada teria um efeito parecido)
  • @sidneioliveira

    Obrigada pelo relato.

    A imigração foi aonde?
  • @Lara Alonso Moreira, a imigração foi no Porto. Comprei passagens Rio de Janeiro / Porto, direto.
  • Boa tarde prezados,

    Consegui tirar a cidadania portuguesa, fiz a transcrição de casamento, agora estou indo para Portugal, já com trabalho porém minha esposa é Brasileira, gostaria de saber se é mais vantajoso iniciar o processo de reagrupamento familiar no Brasil ou la em PT?

    Grato pela ajuda de vocês!
  • @Yuri Lagos da Rocha, sua esposa solicita autorização de residência por ser cônjuge de cidadão portugues. Esse procedimento é feito no SEF, não tem como dar entrada no Brasil.
  • @Yuri Lagos da Rocha

    Fiz a transcrição no Consulado? O do Rio está sem data!
  • @Lara Alonso Moreira

    Fiz na conservatória de Ponta Delgada
  • Olá a todos. Estou me mudando definitivamente para Portugal no próximo dia 22 e ainda tenho dúvidas sobre o que fazer ao chegar. Tenho cidadania e sou casada há 25 anos e já fiz a transcrição do casamento em Portugal. Devo chegar em Portugal e tirar o Certificado de Registro na Câmara da minha cidade? Já me disseram que sendo considerada uma cidadã, não preciso desse documento e não preciso comunicar ninguém. Quanto ao meu marido, farei o agendamento assim que chegar devido ao prazo demorado do SEF e devo levar as certidões em inteiro teor mesmo já tendo o assento do casamento já que fiz a transcriçao?
  • blancoutblancout Member
    editado March 2019
    @Macbraz

    Durante os três primeiros meses de estadia no país de acolhimento, os seus familiares que não têm cidadania europeia não são obrigados a solicitar um cartão de residência para ter direito a viver consigo nesse país, embora, em alguns países, possam ter de informar as autoridades da respetiva presença à chegada.

    Passados três meses no país de acolhimento, os seus familiares sem cidadania europeia devem registar-se junto das autoridades competentes (geralmente, os serviços municipais ou a polícia).

    Para obterem um cartão de residência, terão de apresentar:

    um passaporte válido
    o seu certificado de registo enquanto cidadão europeu ou outra prova de que reside no país
    prova do laço familiar (por exemplo, certidão de nascimento (filhos) ou de casamento europeia)
    no caso de um parceiro em união de facto, uma prova que ateste a existência de uma relação duradoura
    Não podem ser exigidos outros documentos

    As autoridades dispõem de um prazo de seis meses para tomarem uma decisão em relação à emissão ou não do cartão de residência para os seus familiares sem cidadania europeia. Se não respeitarem este prazo, pode dirigir-se aos nossos serviços de assistência. De qualquer modo, os seus familiares sem cidadania europeia não podem ser expulsos se o visto caducar durante o tratamento do pedido.

    Dúvidas:
    https://europa.eu/youreurope/citizens/residence/documents-formalities/non-eu-family-members-residence-card/index_pt.htm

    https://eduportugal.eu/como-requerer-o-cartao-de-residencia-para-a-familia-do-cidadao-com-dupla-nacionalidade-europeia/
  • @MacBraz vc pode pedir a aquisição de nacionalidade do seu marido tb
  • Bom dia,
    eu e minha mãe temos a cidadania portuguesa e queremos morar Portugal junto com o meu pai, que é brasileiro e casado com a minha mãe há 24 anos. Para fazer o reagrupamento familiar é preciso dar início ao processo em algum consulado no Brasil ou podemos iniciá-lo diretamente no SEF de Portugal logo após a nossa chegada?
    Obrigado a todos!
  • @Victor Mattos

    O casamento dos seus pais já foi transcrito (comunicado) em Portugal?

    Se sim,faça diretamente no SEF
  • @maria Nélida já fizemos a transcrição do casamento deles em Tondela!
  • Obrigado pela resposta na questão anterior. Mais uma dúvida, com a cidadania portuguesa, eu preciso fazer o título de residente em Portugal?
    Fazendo o reagrupamento familiar do meu pai, será necessário título de residente para ele?
  • @Victor, vc sendo português não precisa fazer mais nada.Sobre o seu pai, o SEF lhe dará as informações necessárias.
  • @vlad Pen muito obrigado!
  • Bom dia!

    Estou preste a me mudar, já tenho todos os documentos. porém moro com uma pessoa e não somos casados legalmente.
    Se eu fizer união estável consigo pedir visto de residência para ele lá?
    ou então posso casar com ele lá?

    Alguém ja passou por isso?
  • @Daniellexrei

    Seria interessante você formalizar essa união de fato aqui no Brasil e levar esse documento para Portugal e registrar lá também essa união.

    Em portugal você pode pedir para ele a residência por união de fato com cidadão portugües, veja os requisitos:
    https://eduportugal.eu/como-requerer-o-cartao-de-residencia-para-a-familia-do-cidadao-com-dupla-nacionalidade-europeia/

    Caso tenham 3 anos ou mais já é possível pedir a naturalização para o seu companheiro:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • @Daniellexrei
    Dependendo do quão "prestes a mudar" você estiver, e claro, se for uma opção para vocês, é mais fácil casar (mas demora uns 2 meses, porque tem proclamas, marcação de data no cartório, certidões que precisa tirar antes etc), porque uma vez casados, basta a transcrição. O reconhecimento de união estável tem que ser feito na justiça portuguesa, com constituição de advogado, demora um tempo.

    Não sei dizer também se bastaria ter um documento de união estável (e ainda mais feito às vésperas da viagem) para garantir acesso e residência para seu companheiro e como ficaria a situação dele durante a homologação/reconhecimento da união estável.

    O tempo de convivência anterior antes da formalização da união estável não é considerado por Portugal para efeitos de prazos para naturalização, mesmo que você tenha uma união tácita de 5, 10 anos, o tempo começa a correr ou da formalização no Brasil ou da homologação em Portugal, não tenho certeza.

    Em linhas gerais, meu palpite/sugestão é: se você for semana que vem, faz a união estável e vai pra lá, torcendo para conseguir homologar em 180 dias (prazo máximo teórico que seu companheiro pode ficar legalmente lá, com extensão, como turista); se for daqui a 2, 3 meses, casa aqui e faz a transcrição quando chegar lá; se for daqui a mais de 6 meses, casa, espera uns 6 meses do casamento e faz a transcrição antes de ir por correio. (De novo, se casar for uma opção)
  • Olá!
    Eu possuo a cidadania, passaporte português, CC atualizado e casamento transcrito.
    Cheguei em Portugal em fevereiro e conseguimos agendar o SEF para meu esposo pra junho (Pedido de cartão de residência para familiar de nacional).
    A questão é que ele conseguiu emprego e vão dar contrato de trabalho e entrada na segurança social. Minha duvida é se ele pode fazer isso, pegar o contrato e apenas aguardar o sef ja marcado e apresentar que já está trabalhando....? Ou ele faria a manifestação igual todos que vem pra cá sem a cidadania?
  • @Gabriela Santos,

    O ideal seria vocês procurarem em outro distrito, uma data do SEF mais próxima. Mas, caso não encontrem e/ou seu marido não tenha disponibilidade para viajar, já que começará no novo emprego, não há problema aguardar o agendamento de junho.
  • Pessoal, tenho planos de morar em países na União Européia, não necessariamente em Portugal.
    Caso eu morasse em outro país, eu poderia levar minha mãe, que é minha dependente financeira, para morar em Portugal?
  • editado March 2019
    @GabrielJung2
    Acredito que num primeiro momento seria vantajoso você se estabelecer com sua mãe em Portugal até ela acertar a situação dela (autorização de residência, etc).

    Mas realmente não sei qual seria a implicação de sua mudança depois para o status dela em Portugal, se a residência dela fica condicionada a você também residir em Portugal ou não. (acredito que essa era sua dúvida inicial, escrevi apenas para fazer a observação acima)
  • GabrielJung2GabrielJung2 Member
    editado March 2019
    Era exatamente esse o ponto, jhmelman.

    Não sei as implicações de não estar no mesmo país da minha mãe.

    Alguém passou por essa situação?
  • Olá, gostaria de deixar um comentário sobre a experiência que tenho vivido aqui em Portugal... Cheguei em Lisboa em Outubro de 2018, meu esposo chegou em Julho de 2018 e solicitou o BI em uma loja do cidadão que demorou 15 dias para ficar pronto e começou a trabalhar... Assim que cheguei tentei agendamento no SEF para cartão de residência para familiar de cidadão da União Europeia, mas só consegui agendar quando fui a uma loja do cidadão num balcão chamado CLAIM, eles entram em contacto com SEF E fizeram o agendamento para mim que ficou para o final do mês de Março em Cascais, e saí de lá já com a lista de documentos necessários no dia da entrega do requerimento. Quando chegou o dia fomos bem mais cedo e pegamos a senha e logo fomos atendidos... Um moço muito simpático me atendeu e digitalizou os documentos que apresentei e paguei uma taxa de 21 euros e o cartão de residência chegará em nosso endereço em duas semanas... O cartão tem validade de 5 anos. Pelo que pude perceber aqui cada delegação do SEF e outras instituições públicas tem seus próprios critérios de atendimento... Nem tudo que levei era realmente necessário para o rapaz que me atendeu... Meu esposo foi comigo pq ele precisava assinar um termo de responsabilidade e apresentar o BI dele... Agora me sinto mais confortável aqui sabendo que não estou mais em situação irregular no país, agora é só viver por aqui da melhor maneira possível rsrs...
    Agradeço a todos deste fórum pois a partir de experiências e dicas que hoje estamos vivendo nossos sonhos. Obrigada @Marcia, @Caio, @Vlad em particular e a todos os participantes do fórum.
  • @Giselle Rosa Franco

    Obrigada pelo relato. Foi bastante util.

    So nao sei o que seria o BI. Pode me explicar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.