Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

1131416181925

Comentários

  • @amandacorreia o tempo entre o agendamento e a chegada do cartão ocorreu em cerca de um mês. Ligamos no SEF e fomos direcionados para o CNAI do Porto.
  • @caiodib obrigado.
  • BOA NOITE A TODOS, alguem sabe se posso agendar o cartão estando ainda no Brasil, estou querendo antecipar a marcação pois ouvi dizer que esta demorando muito tempo para o agendamento. Pretendo viajar mes que vem e já queria deixar agendado.
  • @edson martins
    A princípio não, o telefone do SEF só aceita chamas de Portugal. E se pensar bem, como vc vai agendar um pedido de residência se a data do agendamento e anterior a sua chegada ao país? E sem saber o endereço? Não esqueça que a documentação precisa estar toda certa, com comprovantes de rendimentos, comprovantes de moradia e etc...
  • Pessoal boa noite

    Alguém poderia me ajudar, minha esposa é cidadã portuguesa, e estarei indo em setembro paŕa solicitar nos 30 dias após os 90 dias de minha entrada no país , a autorização de residencia. Minha dúvida é se posso durantr esses 90 dias começar a estudar (ainda como turista) um mestrado em uma universidade publica, ja que as aulas começam no mês de minha chegada em Setembro... AlGuem me ajuda por favoor obrigadooo
  • @billzz86
    Não precisa esperar os 90 dias. No dia seguinte a sua chegada já pode solicitar o agendamento.
    Turista faz turismo, não estuda, não trabalha, apenas viaja, ok? Caso contrário estará ilegal.
  • @billzz86,

    complementando o @mjrjunior, se quiser estudar, deve solicitar visto de estudante para este período. E então, depois, trocaria o visto pelo cartão de residência.
  • Fernandaaa_Fernandaaa_ Member
    editado June 2018
    [apagado]
  • mjrjunior, obrigado pela resposta, ja tenho morada em Portugal minha preocupação é com a demora para apresentar os documentos que me parece esta demorando muito, outra preocupação é com a obrigatoriedade de passagem de retorno para o conjuge brasileiro, mais esta resposta eu acabei de receber do SEF que diz o seguinte:
    Tendo os documentos em mão (cc, passaporte brasileiro do conjuge e casamento transcrito), a passagem de retorno é uma questão entre o passageiro e a companhia aerea, mesmo assim reforcei a pergunta alegando se com o SEF haveria problemas na imigração. quando eu tiver a resposta posto aqui.
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado June 2018
    @Marcia, tudo bem?

    Me ajude, por favor, a tirar uma dúvida. Casei no Brasil em 1999 e minha nacionalidade saiu 10 anos após meu casamento (2009). Fui a Portugal em Fevereiro e fiz o processo de transcrição do meu casamento por Almada, e, posteriormente o processo de nacionalidade do meu filho que já foi deferido. Ele já é Tuga.

    Contudo estou indo em definitivo com ele no mês de Setembro e vou fazer o processo de nacionalidade da minha esposa por procuração, pois confirmaram que ela tem direito, mas quando li vc comentar a respeito do casamento antes de 1981, fiquei confuso. Poderia esclarecer se ela tem direito a nacionalidade ?

    Prefiro que ela peça pelo Consulado do Rio o seu Cartão Cidadão e Passaporte e só venha quando tudo estiver regularizado, assim ela não precisar pelo processo do cartão de residência.

  • @LIPHE LIMAK
    Se vc é casado a mais de 5 anos e tem um filho desta relação com cidadania, já comprova o vinculo e pode pedir normalmente a nacionalidade de sua esposa em problemas.
    Independente de pedir no consulado ou aqui diretamente em Portugal, ao pedir a cidadania pelo casamento, demora cerca de 1 ano, pois o processo é remetido a CRC de Lisboa.
    Se ela vier e vc der entrada em Portugal ela pode em Paralelo pedir o cartão de residência. No Porto demorou 7 meses para eu conseguir o da minha esposa.
  • @mjrjunior Bom dia, vi a lista de documentos para pedido de residência, lá pede certidão de nascimento do estrangeiro, sabe me informar se teria que ser original apostilada?
    Pq tenho uma reprográfica do meu marido que irei enviar o processo de nacionalidade...ai tiraria cópia autenticada dela..
  • bom dia @mjrjunior. Poderia me tirar uma dúvida, por favor? Meu esposo é cidadão português e estamos pesquisando tudo para ir para Portugal. Eu, como esposa, ao chegar devo pedir o cartão de residência, correto? Não preciso aguardar os 90 dias? No seu caso, sua esposa não pôde trabalhar até sair o cartão... é isso? Pergunto, pois acredito que até sair o cartão ela é considerada turista, né?! então não poderia trabalhar. É isso mesmo? Obrigada

  • Bom dia, @LIPHE LIMAK.

    Como mencionou o @mjrjunior, sua esposa pode pedir a nacionalidade pelo casamento, pois já confere as condições (5 anos de casados sem filhos ou 3 anos de casados com filhos em comum). Este outro tipo de nacionalidade pelo casamento (Base X) é para mulheres que casaram antes de 1981, com portugueses originários. Outro tipo.

    Mas, sua esposa pode ir para Portugal e pedir o cartão de residência, enquanto espera a nacionalidade, e ficar legal no país.
  • editado June 2018
    @amandacorreia,

    a certidão tem que ser original e apostilada. Terá que pedir outra.
  • @bihenriques,

    não precisa aguardar os 90 dias, como mencionaram @mjrjunior e @caiodib.
    Até ser entregue o cartão de residência, a pessoa não tem como trabalhar oficialmente, pois não estará legalizado no país.
  • @Marcia Obrigado, irei providenciar. Inteiro teor digitada? Ou reprográfica?
  • @amandacorreia,

    Peça a reprográfica. Se não estiver legível, peça a de inteiro teor também.
  • @Marcia ok. A reprográfica está legível.

    @Pessoal Me surgiu uma dúvida, meu marido vai para Portugal em julho (entrara como turista) eu vou ficar aguardando CC dos meus filhos e por questão de trabalho irei após uns 2 meses . A dúvida é, ele pode quando chegar em Portugal agendar por telefone o cartão de residência, tendo em vista que pode só ter vaga para meses depois e por consequência eu já estaria lá no dia do agendamento...e caso consiga data para antes de eu chegar , munido dos documentos necessários ele poderia entregar os documentos sem eu estar presente?
  • @amandacorreia

    Se for para o pedido do cartão de residência como esposo(a) não precisa da certidão de nascimento do Português. Precisa neste caso da certidão de casamento, se tiver já feito a transcrição pode usar a certidão de Portugal.

    Os documentos sao:
    - Original e Copia do seu Cartao do Cidadao da esposa(o) português.
    - Comprovativos dos meios de subsistencia (Contrato de Trabalho, 3 ultimos recibos de vencimento ou recibos verdes, extrato bancario)
    - Original e Copia do Passaporte da sua esposa(o) (Incluindo as paginas com os carimbos das viagens)
    - Comprovativo de alojamento (Contrato de Aluguel, atestado de residencia, conta de agua, luz, etc...)
    - Certidao de Casamento com emissão de ate 6 meses antes do pedido de residencia (Original e Copia)
    - Formularios que la devem ser preenchidos e assinados presencialmente por você e pelo esposa(o) portugues.

    Quanto ao agendamento ele pode agendar sim, mas é necessário que vc esteja no dia junto com ele. Você precisa assinar um termo de responsabilidade no SEF e precisa ser feito presencialmente.

    @bihenriques

    Sim vc tem que pedir o cartão de residência de familiar de cidadão da união.
    Pode agendar apartir do dia que chegar em Portugal pelo telefone.
    Não pode trabalhar legalmente.

  • @mjrjunior perfeito! Obrigado, casamento está transcrito, nesse caso desconsidero o item
    -Certidao de Casamento com emissão de ate 6 meses antes do pedido de residencia (Original e Copia),
    e apresento a certidão de casamento portuguesa ?
    e a de nascimento do conjuge não é necessária?
    Desculpe insistir ,é pra ficar claro, justamente para levar esse documento somente caso precise ,levando em consideração valor de apostilamento em SP...
  • @mjrjunior não sei se ficou claro, a certidão de nascimento que me referi seria do brasileiro
  • @mjrjunior Muito obrigada pelo retorno. Uma última pergunta: como foi na imigração? Sua esposa disse que entraria a turismo ou mencionou a intenção de tirar o cartão de residência? Já agradeço sua atenção.
  • @amandacorreia
    Não precisa da Certidão de Nascimento do Português, basta o cartão do cidadão e este número que ficará no formulário de responsabilidade que este tem que preencher pra vc no SEF. De uma olhada no site do SEF.

    http://www.sef.pt/portal/v10/pt/aspx/apoiocliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4351#CRfamiliarestrangeiro
  • @bihenriques
    Eu já estava em Portugal quando ela veio, enviei uma carta convite explicando que ela iria pedir o cartão de residência assim que chegasse. Ela veio com passagem só de ida e não teve problemas na imigração, não tem porque mentir se tiver tudo certo.
  • @mjrjunior, quando à certidão de casamento " Certidao de Casamento com emissao de ate 6 meses antes do pedido de residencia", tem que ser a portuguesa (transcrita) ou pode ser a brasileira apostilada? Meu filho deu entrada na transcrição no inicio de março na conservatória em Guimara~es e mandaram para o SEF autorizar a transcrição e até agora nada. Estão agendados no SEF de BRaga para 9 de agosto, tenho medo de não sair até lá. Ele tem uma certidão de casamento brasileira de inteiro teor apostilada recente, feita em maio agora. Será que aceitam?
  • @TeresaFarias17
    Tanto faz a Brasileira ou a Portuguesa.
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado June 2018
    @marcia

    A nacionalidade do cônjuge brasileiro pode ser feita pelo cônjuge português com procuração por instrumento de fé pública emitida no Brasil, sem a necessidade da presença do solicitante de nacionalidade?

    Quando fiz a nacionalidade do meu filho a funcionária do CRC Lisboa disse que poderia ter sido feito por mim sozinho, bastando minha espôsa ter dado procuração para que eu assinasse pelos dois no modelo 1C.

    Os documentos para nacionalidade são:

    - Certidão de Nascimento Repográfica apostilada legível ou de Inteiro Teor caso não esteja;
    - Certidão de Casamento Repográfica apostilada legível ou de Inteiro Teor caso não esteja;
    - Cópia do Passaporte autenticada e apostilada;
    - Modelo 1C assinado, ou em branco - deixa pra assinar por procuração?

    Precisa do passaporte original?
    Pode ser a transcrição do casamento no lugar da certidão de casamento do Brasil?

    Obrigado!

  • @LIPHE LIMAK,

    pode sim, mas não é aceita qq procuração, somente as que estão listadas no site do IRN.

    Documentos para nacionalidade pelo casamento (não é 1C):
    - Formulário 3 preenchido e com assinatura reconhecida presencialmente
    - Certidão de nascimento do cônjuge do tipo reprografica, apostilada
    - cópia do RG ou passaporte do cônjuge autenticada e apostilada
    - certidão de antecedentes criminais do site da PF do cônjuge (não precisa apostilar, tem que imprimir a validação)
    - cópia simples do assento do português
    - cópia simples da certidão de casamento portuguesa para os que têm mais de 5 anos de casado
    - cópia simples das certidões portuguesas dos filhos em comum, para os que os têm e possuem mais de 3 anos de casados
    - vale postal de 250 euros (no seu caso, em espécie ou cartão de debito)



    Modelo 3:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.