Melhor eu casar aqui(Br) ou em Portugal para naturalização(com pessoa que adquiriu por atribuição)?

Prezados,

Minha noiva é bisneta de portugueses(bisavô falecido, veio criança; Avó viva, mãe viva), tem todos os documentos desde a certidão de nascimento do bisavô. Assim, ela pode obter a cidadania portuguesa por atribuição, começando pela avó e depois pela mãe, correto?

Caso ela adquira desta maneira, depois de nos casarmos eu também terei direito a cidadania? Ou somente poderei me naturalizar?(Desculpe se estou fazendo confusão, mas pelo que li existe diferença entre ser um nacional português e ser um cidadão português(dotado de direitos). Todo cidadão é nacional, mas nem todo nacional é cidadão, correto? Isso se aplica a Portugal?)

Se decidirmos nos casar em Portugal é mais vantajoso para que consiga a nacionalidade portuguesa? Ou tanto faz casar aqui e depois ir?

Pretendo fazer uma pós lá, mas como o tempo de vinculo conta só depois do casamento, decidimos que vamos casar primeiro e ir em seguida(ou casar lá, se for mais vantajoso).

Nesse ultimo caso, posso me casar la com visto de turista? O visto influencia?


Se alguém tiver alguma consideração a fazer, pode ficar a vontade! Agradeço a ajuda de todos!

Comentários

  • @brunoct, sua noiva pode,depois de fazer a atribuição da avó e da mãe,fazer a atribuição dela.
    Vc só teria direito depois de 3 anos de casado - pode ser aqui ou em Portugal,tanto faz - e se morar lá por 2 anos ininterruptos.
    Porém,depois que transcreverem o casamento, vcs podem pedir o reagrupamento familiar e cursar sua pós sem problema algum
  • Olá @Maria Nélida, obrigado pela sua resposta.

    A nacionalidade portuguesa depois de obtida tem o mesmo status legal independente da via que lhe foi concedida(seja por atribuição ou naturalização)?

    Ou no caso de ser naturalizado tem alguma ressalva quanto a igualdade de direitos?

    (uma duvida que me surgiu agora e que tem um pouco de relação com o assunto. Porque quando vemos alguma pessoa famosa que se naturalizou em algum pais, qualquer um, Turquia por exemplo, se fala "fulano de tal brasileiro naturalizado "turco", e não se fala logo "fulano turco"?)
  • @brunoct

    Você pode se casar em Portugal também e entrar com o visto de estudante obtido no consulado do seu estado. Procure levar os documentos já legalizados para o casamento em Portugal.
  • Obrigado @Theresa Lima!

    Quanto a outra pergunta, você tem alguma ideia?

    Grato!
  • @Bruno

    Ser português por Atribuição é um direito que nunca poderá ser tirado e passa para os filhos de qualquer idade.

    Na vida social e legal portuguesa, não há discriminação.
  • Aproveitando o embalo da questão de reagrupamento familiar.
    O melhor seria vcs casarem o quanto antes, assim vcs já terão mais meses de casado. Como foi dito é necessário 3 anos de casado + 2 anos residindo em portugal, com iso é necessário casar o quanto antes.


    Minha pergunta sobre reagrupamento familiar:
    Alguém sabe como está essa situação? Quanto tempo de demora?
    Soube que a pessoa que está no processo de reagrupamento não pode trabalhar, isto procede?
  • editado September 2016
    @Brunoct eu se fosse você casava aqui e transcrevia o casamento antes de ir. Chegar lá e casar pode dar ao SEF a impressão de casamento arranjado. Quanto a sua pergunta sobre nacionalidade acredito que seja porque a pessoa apesar de ter uma nacionalidade Turca como no seu exemplo não deixa te ter uma naturalidade Brasileira, e as duas coisas são distintas. Eu tenho nacionalidade Portuguesa, mas a minha naturalidade é Angolana, no meu caso eu não sou cidadã angolana, apenas portuguesa, não tenho nenhum documento angolano (nem sequer certidão) apenas nasci lá. Se eu for pra Angola terei que pedir VISTO DE TURISTA. Viu como nacionalidade e naturalidade são coisas distintas? Inclusive no RNE tem 2 campos a Naturalidade e Nacionalidade.
  • Eu particularmente acredito que a melhor opção seja o casamento civil urgente no Brasil. Enquanto isso a sua noiva providência a nacionalidade portuguesa dela. Depois , ela efetua a transcrição do casamento. Tudo isso antes de viajar para Portugal.

    Você, por sua vez, corre atrás da sua pós e, obtendo sucesso, solicita no consulado o visto de estudante.

    Antes de se mudarem para Portugal, sua noiva já agenda a ida ao SEF (telefone ou site) para dar entrada no visto para residência (parece que o agendamento está demorando até 6 meses). Tente obter uma data bem próxima da mudança para ganhar tempo. Com o visto em mãos poderá trabalhar tranquilamente.

  • Mesma situação aqui.
    @luiz o reagrupamento demora mais ou menos 1 mês.
    Ganhando o reagrupamento, tu vira residente por um determinado tempo e pode trabalhar.

    Pelo que entendi o recomendável é casar no Brasil, porém não há nenhuma restrição casar em Portugal. Eu acredito que não teria problema, pois no meu caso estamos namorando faz 3 anos e estamos noivos a algum tempo.
    Temos fotos de viagens, transferências bancárias e várias provas de um casório legítimo apesar de não morar na mesma casa.

    Minha dúvida seria se é mais econômico casar aqui ou lá?
    As únicas informações que tenho é que a transcrição de casamento custa 120€ (Brasil -> Portugal) e o casório aqui custa uns R$ 350,00.
    Quanto é que custa casar no civil em Portugal?


    Muito obrigado.
  • @Guilherme recebi a informação de que está demorando em torno de 8 meses o reagrupamento.

    Não se essas provas valem com documento para uma possível solicitação de nacionalidade. Creio que eles se embasam na data do documento do casamento.
  • @Guilherme mas no caso, não é só questão de provar que seu relacionamento existe realmente. Você vai ter que ter uma autorização do SEF, você sabe que é real eles não, mesmo com fotos vc vai perder tempo esperando a licença, depois de ter perdido esse tempo, casado ai vai ter que perder mais tempo esperando o seu cartão de residência sair. Acho mais fácil já ir com isso certo. Quanto as custas, dá uma olhada no site do IRN.
  • Prezados, boa tarde!
    Gostaria de saber se houve alguma mudança em relação as orientações dadas anteriormente, por favor. Pois os diálogos são de 2016.

    Meu caso é que estou noiva, sou filha de pai português e já dei entrada na minha cidadania. A previsão é que o documento retorne até abril/2019. Meu pai deseja voltar ao país de origem e neste caso tenho interesse em me casar e passar o direito ao meu noivo. Nossa previsão de partida é para dezembro/2019.
    Sendo assim, ainda é necessário casarmos o quanto antes para termos tempo de casado e assim facilitar a entrada no SEF? Neste caso, é mais viável casarmos aqui no Brasil ou em Portugal?

    Desde já agradeço.
  • @Vanessa Maria é mais fácil casar no Brasil e depois transcrever em Portugal. O processo de transcrição do casamento lá é rápido e muito menos burocrático do que o processo do que transcrever o casamento feito no exterior no Brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.