Transcrição de Casamento ( CRC Tondela )

1567911

Comentários

  • Boa tarde.

    Apenas para fins de acompanhamento:

    Transcrição recebida em Tondela no dia 03/09/2018 e concluída dia 07/11/2018.
    Mandei um email para eles perguntando sobre a transcrição e me responderam em menos de 10 minutos, depois mandei outro email perguntando sobre uma atribuição que também enviei para lá e me responderam novamente em menos de 10 minutos, parece que agora eles estão voltando a responder todos os emails com rapidez.
  • Prezados, boa tarde!
    Adquiri minha nacionalidade portuguesa e passaporte em 2016, e agora preciso transcrever meu casamento. Andei lendo as postagens do fórum relacionadas a isso, mas ainda tenho dúvida em relação a minha documentação. Na lista de documentos diz: "certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)". Sendo eu nascida no Brasil, que documento devo enviar então? Entendo que essa certidão seja específica de portugueses nascidos em Portugal, certo? Obrigada!
  • @Silvia, vc tem que enviar copia do seu assento português, a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de inteiro teor apostilada e tb a certidão de casamento de inteiro teor apostilada...
  • @Vlad Pen, obrigada pelo esclarecimento!
  • bom dia,

    gostaria de uma informação:

    Fui casada com um brasileiro que tirou há pouco tempo cidadania. Ele tb fez a dos meus filhos. Eu vou fazer por minha mão, que tb tem cidadania. gostaria de saber se devo transcrever meu casamento e divórcio, porque todos os documentos que tenho estão com o nome de solteira. E se meus filhos tiraram pelo pai, por qual motivo terei que transcrever meu casamento?
    obrigada
  • Olá, poderiam me ajudar?
    Me surgiu uma dúvida ao preencher o formulário de transcrição.
    Acontece que no assento de minha avó, houve um erro quanto ao nome do meu avô pelos registros portugueses, colocando "da silveira" ao invés de Silveira (as certidões brasileiras constam como Silveira, segundo o consulado, houve um erro de digitação na hora da transcrição).
    Tal fato foi corrigido pelo consulado e há um averbamento no assento da mesma retificando o erro. Entretanto, ao receber o assento de minha mãe, vejo que o nome continua errado e dessa vez não há tal retificação. A dúvida me veio ao preencher o formulário de transcrição, na parte de filiação. Poderá haver alguma confusão quanto aos nomes? No assento meu avô está como DA SILVEIRA e na certidão de casamento de minha mãe, ele está somente como silveira... Tanto o nome de minha avó como o de minha mãe estão corretos no assento "Silveira'' somente o dele difere da certidão brasileira...
    Sendo assim ficou a dúvida.. envio para Tondela por ser mais flexível, ou para Ponta Delgada mesmo?
    Podem encrencar com esse "erro", ou se já consta no assento eles não vão nem se importar.
    Pensei também em enviar o assento de minha avó que consta a retificação no verso, pensei até em destacar para eles, entretanto pode confundir também!
    Grato!!
  • Olá pessoal
    Como fico sabendo que a transcrição de casamento foi feita? Ela é numerada tb? Mandei o processo junto, transação casamento+ atribuição de menor, chegou dia 04/02.

  • @lek0gata..pode pedir uma certidão pelo civilonline e verificar se houve a transcrição de casamento mas acho muito cedo ainda .
  • @Vlad Pen
    Ok. Vlw! Mt cedo ainda, vou aguardar um pouco mais
  • Venho agradecer mais uma etapa vencida. Agradeço as informações contidas no fórum e a atenção do moderador.
    Transcrição do Casamento de meus pais envio:28/11
    Recebimento da carta com o assento de casamento: 20/02
  • Olá,o processo de Atribuição da minha avó em Tondela pediu a certidao de casamento de Intero teor para que seja concluida o processo de Atribuição dela, logo após foi concluido, Agora estou com a certidão do meu avô brasileiro, irei pagar o formulario da transcrição, mas a certidao de casamento já foi enviada anteriormente para que concluisse a atribuição da portuguesa hoje. Posso mandar faltando essa certidao de casamento? sendo que ja tem no processo anterior?informo a eles? qual a melhor opção?
  • @raphaelvalerio, envie a documentação completa, não vale a pena arriscar pois acho que não será aceito documento de outro processo para esse. Depois terá mais despesas enviando a certidão sozinha.
  • editado March 2019
    Transcrição do meu casamento + atribuição da filha menor por Tondela:
    Envio pela DHL: 01/02/19
    Chegada:. 04/02/19
    Email avisando da conclusão da transcrição de casamento e atribuição da minha filha, já com o número do assento: 04/03/19. Exatamente 1 mês! Mt rápido!
    Obrigada a todos!
  • @lek0gta
    Também preciso solicitar a mesma coisa, poderia me informar se vc realizou o pagamento por vale postal ou cartão de crédito? obrigada
  • @Silvia M Gauss
    Realizei por vale postal.
  • Boa noite.

    Eu recebi, este e-mail de tondela, gostaria de tirar duas duvidas para pedido de transcrição de casamento..

    1) A certidão de casamento deve ser de inteiro teor?
    2) A certidão de nascimento do brasileiro precisa ser de inteiro teor?

    Questiono isso porque se verem, ela não especifica a necessidade de ser por inteiro teor, já no mesmo e-mail mais abaixo no caso de atribuição, diz que tem que ser de inteiro teor.

    Para transcrição de casamento, será necessário:

    · Certidão de casamento (apostiladas);

    · Nascimento dos nubentes:

    o SE estrangeiro: certidão apostilada

    o SE português:

    § Indicação do nº de registo, caso ainda esteja numa Conservatória; ou,

    § Certidão narrativa de registo de batismo, caso já esteja num Arquivo Distrital.

    _________________________________________________________________________________________


    Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa de maiores de idade, será necessário remeter a esta Conservatória:

    · Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilada);

    A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

    · Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, apostilada;

    · Nascimento do progenitor português:

    o Indicação do registo, caso ainda esteja numa Conservatória; ou,

    o Certidão narrativa de registo de batismo, caso já esteja num Arquivo Distrital.

    · Preenchimento e envio do requerimento modelo 1C com reconhecimento presencial da assinatura (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico), disponível em:
  • Bom dia. Gostaria de passar a cidadania para minha companheira. Não somos casados mas vivemos juntos a 10 anos. Alguém sabe me dizer se a declaração de união estável serve para ela adquirir a cidadania?
  • @Fabio a declaração de união estável tem q ser homologada em tribunal português através de um advogado .É demorada e tem um custo alto.Seria mais conveniente vc casar , esperar 3 anos e ai pedir a nacionalidade para a esposa.
  • Obrigado @Vlad Pen.
  • Quais os documentos necessários para transcrição de casamento? Qual valor? Tenho q esperar 3 anos após o casamento aq no Brasil ou após a transcrição do casamento em Portugal?
  • @Vlad existe uma forma de se fazer uma certidão de casamento "retroativa". Nem todos os cartórios fazem, sei de um no RJ que faz. Eles dão um formulário para 2 testemunhas preencherem que atestam que o casal vive junto desde a data X. As testemunhas reconhecem firma por autenticidade e dá-se entrada no Cartório. O valor é de cerca de R$ 400, da última vez que eu vi.

    Será que isso não valeria? Pois o que é emitido no final é uma Certidão de Casamento na data solicitada pelo requerente.
  • @Jaqueline desconheço certidão de casamento retroativa.Infelizmente não sei te informar se isso é possível.
  • Olá a todos tudo bem? Quero compartilhar que esse forum é nota mil agradeço a todos pois comecei com a atribuição do meu marido e hoje quase toda família esta com cidadania e só falta a minha, mas já moro a Portugal há 2 anos tenho residência e saiu a pouco minha carta de condução, minhas filhas já tem cidadania tenho contrato e vou dar entrada na aquisição por casamento obrigada a todos os moderadores e os que contribuem.❤
    E peço uma ajuda em relação de uma cunhada que tem q fazer transcrição em qual conservatória seria mais rápida pois caiu em exigência e precisa fazer transcrição, estou na dúvida de Ponta Delgada ou Tondela e preciso bem rápido ja passaram os 20 dias so para arrumar os documentos e só tenho 30 dias...
  • @Selmabff Ponta Delgada ou 4ª CRC do Porto.
  • @vlad pen Ok obrigada
  • Boa tarde. Após eu me casar, é abrigatorio a transcrição do casamento? E eu me casando, meus documentos (cartao cidadao e passaporte) terei q tira-los novamente?
    Qro fazer o pedido do meu passaporte e cartão cidadão, mas gostaria de saber se terei q pedir novos documentos.
  • editado July 2019
    @Fabio no cartão cidadão não consta o estado civil , apenas no chip onde estão todas as informações. Se pretende se casar logo, sugiro esperar para fazer a transcrição de casamento depois e aí sim pedir o cartão cidadão.
  • Boa tarde. Para pedido de transcrição de casamento e atribuição de nacionalidade pede-se a certidão de casamento de inteiro teor. Para a transcrição deve ser apostiladas, mas para a atribuição não. A cópia autenticada da certidao de casamento de inteiro teor (para comprovar a mudança do sobrenome) para o pedido de atribuição serve? Ou tenho q pedir 2 certidões e apostilhar 1 delas?
  • @Fabio a certidão de casamento é preciso para : transcrição de casamento e tb comprovação de mudança de nome da requerente pelo casamento. Como são dois processos distintos, vai precisar de duas certidões de casamento..as duas apostiladas.
Esta discussão está fechada.