Transcrição de Casamento ( CRC Tondela )

13468911

Comentários

  • Obrigado! Será que posso enviar tudo no mesmo envelope? São 3 miúdos... Rs...
  • @Flávio Corrêa pode mandar tudo junto sim, só que mande dentro do envelope externo um envelope separado com a documentação de cada processo e indique que processo é (ex transcrição de casamento, outro com atribuição de (nome do filho) menor, ...), cada processo deve ter todos os documentos necessários, não pode haver documento compartilhado para dois ou mais processos.
  • Enviei esse email em outro lugar mais obtive resposta. Caso alguém possa esclarecer: Minha irmã já recebeu o assento de nascimento e agora está fazendo a transcrição de casamento, contudo a minha irmã é divorciada (já averbado no Brasil) a 9 anos o Advogado está solicitando a CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO EX MARIDO DELA + cópia da averbação de casamento, etc.O que não entendemos é solicitar a cópia da certidão de nascimento do ex marido, se ela já é divorciada a 9 anos e não possui filhos com o ex marido? Está correto? alguém saberia confirmar? visto que não possui qualquer vínculo com essa pessoa (filhos). Ela não poderia tirar todos os documentos como cartão cidadão e passaporte já com o assento de nascimento já concluído? ou caso não, poderia ser feita transcrição somente com a averbação do casamento já concluído no Brasil (atualizado lógico). obrigado
  • @Alberto Soares ela até pode tirar o cartão cidadão mas após a atualização do estado civil ela terá que solicitar nova via. Para atualizar o estado civil tem que tudo ser feito na ordem cronológica (nascimento, casamento, divórcio, etc)
    Para transcrição do casamento é documento obrigatório certidão de nascimento do cônjuge, mesmo estes já estando divorciados. Após a transcrição deverá ser homologado o divórcio através de advogado em Portugal. Para o processo da transcrição ela mesmo pode juntar a documentação e enviar para conservatória. Veja informações sobre a transcrição de casamento para entende mais sobre o processo em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
    e http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Daniel, muito obrigado pelos esclarecimentos. O difícil agora será conseguir a certidão de nascimentos do ex marido depois de 9 anos. Mesmo assim muito obrigado pelos esclarecimentos.
  • @Alberto Soares vou te dar ao menos algumas informações que podem te ajudar. Na certidão de casamento tem muitas informações relevantes como nome, nome dos pais, data e cidade de nascimento. Pode tentar contactar os cartórios da cidade natal dele com essas informações e solicitar buscas. Pode ainda no cartório aonde foi feito o casamento pedir o desarquivamento da habilitação para o casamento que entre os documentos exigidos está a certidão de nascimento dos noivos. Encontrei o registro de nascimento de meu pai pedindo busca no cartório com base nos dados da certidão de casamento. Vocês estavam achando estranho o pedido da certidão de nascimento do ex marido dela, no caso de meus pais estou aguardando a finalização da transcrição de casamento (tive que achar o registro de nascimento dele para fazer) e os dois se divorciaram fazem 29 anos.
  • Rita LoubackRita Louback Member
    editado January 2018
    Boa tarde. Há algumas semanas enviei um e-mail para Tondela solicitando esclarecimento sobre a exigência de transcrição de casamento dos pais no caso do português ser o declarante Vejam o que acham da resposta, principalmente o segundo parágrafo. Alguém aqui teve a experiência concreta de ter sido feita a exigência da transcrição em Tondela? Perguntei especificamente sobre menor de idade.

    Bom dia!!
    Informo que todos os cidadãos portugueses devem fazer ingressar na ordem Jurídica Portuguesa todos os atos relacionados com o seu estado civil (casamento, divórcio ou viuvez).

    Informo que para o processo de nacionalidade não é necessário transcrever o casamento nem o divórcio, mas, deverá actualizar logo que possível esses atos que estão em falta.
    Com os melhores cumprimentos

    Clara Nogueira

  • @Daniel Henriques, muito obrigado mais uma vez. Fiz uma busca aqui com o registro que ela possui e encontrei o cartório onde ele nasceu, contudo não sabemos se o cartório aqui poderá dar a 2a via da certidão de nascimento para outra pessoa sem ser algum parente ou o próprio. mas vamos tentar! mesmo assim, obrigado mais uma vez sua ajuda.
  • @Alberto Soares qualquer pessoa pode solicitar a certidão, por lei os registros são públicos.Só veja se vai precisar de certidão inteiro teor ou a simples.
  • @Rita tempos atrás, Tondela não exigia transcrição de casamento e de repente começou a exigir pegando todo mundo de surpresa.Acredito q isso é uma exigência do conservador q pode mudar de uma hora para outra.
  • Boa tarde,
    Estou começando a dar entrada no processo de dupla cidadania.
    Alguém sabe me dizer o que eu preciso e como faço para transcrever o casamento do meu avô?
    Qual lugar mais rápido?
    Quanto custa?
    O que preciso enviar?
    Quanto tempo demora?

    Desde já agradeço!!!
  • No caso o requerente pode ser eu ou tem que ser minha vó?
  • @Daniellexrei se for vc o requerente, terá q enviar a sua certidão de nascimento para comprovar o parentesco.
  • Hugo JammalHugo Jammal Member
    editado January 2018
    @Vlad Pen, voce recomenda por Ponta Delgada? Estava enviando por Tondela pois vi bastante pessoas qui no forum comentando de lá.
    O restante do proceso eu estava pensando em fazer por Ponta Delgada devido à facilidade de não transcrever o casamento de meus pais.
    Vou procurar o formulário de Ponta Delgada e os contatos para envio da documentação.
    Será que é necessário eu enviar um e-mail para eles, ou já posso enviar toda a documentação diretamente?
  • @Hugo Jammal você está trocando os processos, Ponta Delgada só faz transcrição de casamento e é mais rápida que Tondela, aliás hoje é mais rápida para transcrição de casamento. Ponta Delgada não tem mais balcão de nacionalidade.
    Requerimento para transcrição por PD http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Para atribuição Tondela, exige transcrição de casamento, as que sabemos com certeza que não exigem são o Arquivo Central do Porto e Vila Nova de Gaia. Parece que a 3a. CRC do Porto também aceita mas não temos confirmação de alguém que tenha mandado o processo sem transcrição para lá e tenha sido concluído.
  • @Vlad Pen, @Daniel Henriques Pessoal, obrigado pelas orientações
    Consolidei a documentacao hoje e amanhã irei postar para Ponta Delgada. Observei que a certidao de nascimento de meu avo está com a data de nascimento 01 dia anterior à data que está na certidao de casamento. Será que terei problemas?
  • Quanto tempo levaram as últimas transcrições em Tondela?
  • Boa tarde, aproveito o presente tópico, para que se possível, possam me auxiliar em algumas dúvidas que tenho.
    Estou iniciando o processo de atribuição de minha mãe (filha de português), sendo que ela nasceu em 1951 e somente foi registrada em 62 (com 10 anos), sendo o Português o declarante. MEUS AVÓS NÃO FORAM CASADOS, e na certidão de nascimento (cópia do livro) da minha mãe consta o ESTADO CIVIL DOS MEUS AVÓS COMO SOLTEIROS. Com estas informações documentais há possibilidade de encaminhar o pedido para TONDELA? (pois pelo que já pesquisei aqui, passaram a exigir a transcrição de casamento [que neste caso não há]), ou, embora seja mais demorado, é melhor encaminhar o processo para ACP pu GAIA? (alguém já passou por esta situação recentemente)? Obrigado.
  • @Aldo não há necessidade de vc repetir a mesma questão em vários tópicos. Isso prejudica o andamento dos tópicos.Sobre sua pergunta..há um complicador pelo motivo da sua mãe ter sido registrada depois de 1 ano de idade.
  • @Aldo se foi seu avô que registrou sua mãe não vai ter problema, mas se for sua avó..aí complica. Mesmo sendo seu avô, é bom fazer uma justificativa o pq do registro ser tardio.
  • @Vlad Pen, Peço inicialmente desculpa pela repetição da questão em outros tópicos. Sim foi meu avô (português) que foi o declarante e foi procedido de forma tardia mesmo por desleixo de meus avós, sendo que somente fizeram quanto do nascimento de minha tia em 1962. Então com a justificativa não teria problemas, mesmo por Tondela (devido não haver casamento para transcrever) ?
  • @aldoszf..nesse caso não é para ter problemas em Tondela.Informe em carta separada q não houve casamento e coloque alguma coisa para justificar o atraso no registro da sua mãe.
  • Meu pai não tem documentos portugueses ainda. Mas tem e-mail da conservatória central informando que o assento de nascimento já está informatizado no consulado do Rio sob o número xxx/2017.

    Se eu imprimir este e-mail, Tondela aceita?
  • Estou para enviar o processo de transcrição para Tondela.
    Transcrição de casamento entre português naturalizado e brasileira.

    Documentos que estou enviando:

    1-Formulário preenchido e autenticado em cartório, sendo que a assinatura é feita na frente do tabelião, presencialmente;

    2-RG do português naturalizado, com autenticação simples em cartório;

    3-E-mail emitido pelo CRC informando o número do assento de nascimento;

    4-Certidão de casamento, inteiro teor, apostilhada;

    5-Certidão de nascimento da esposa (brasileira), inteiro teor, apostilhada.

    6-Vale postal no valor de 120 euros, sendo que não é euro de exportação, mas sim o mais caro.
    Finalidade: Manutenção de Residente.
    Em nome do conjugue português (quem está pedindo), tendo que levar no correio o RG e o CPF pois podem pedir.

    A favor de:
    IRN, IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    7-O envelope com os documentos endereçados a:
    CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela


    É isso?
  • @almirfbf, se enviar para Ponta Delgada é mais rápido do q por Tondela.
  • @almirfbf complementando o @Vlad Pen
    Quanto a documentação você listou:
    2-RG do português naturalizado, com autenticação simples em cartório;
    6-Vale postal...... Em nome do conjugue português (quem está pedindo),

    Se o cônjuge que está pedindo a cópia autenticada do documento de identidade anexado deve ser do cônjuge e não do português.

  • Minha duvida: pra fazer a transcrição do casamento e óbito do meu avô portugues, consegui o assento dele, a certidão de casamento que tambem já consta o óbito do cônjuge minha avó(brasileira). Precisarei da cert.de nascimento dela?
  • @Rita, precisa tb a certidão de nascimento da avó.
Esta discussão está fechada.