Consulado RJ cobra para reconhecimento presencial/Cartório não quis reconhecer com lacunas em branco

Entrei no site do Consulado RJ agora e ao solicitar no serviço on line o reconhecimento de assinatura presencial, após preenchimento para solicitação do serviço, abriu a página de serviços e informou o ícone para o pagamento, ao clicar o boleto para verificar o valor do pagamento de 2 reconhecimentos, o valor de R$ 127,46.

Estive no 15º Ofício de Notas no Shopping Downtown para fazer o reconhecimento de firma por autenticidade, o escrevente disse-me que só faria se as lacunas em branco do formulário fossem riscadas (anuladas).

As lacunas seriam da parte dos declarantes no verso e o número do vale postal, bem como a freguesia e Conselho e a Conservatória, já que a certidão é pela CRCentrais.

Alguém teve esse problema?

Posso riscar ou procuro outro cartório? Vou tentar no mesmo cartório só que na sede no Centro do Rio.

Comentários

• edited July 2016
    @Fabiano,não deixa que risquem nada.Procure um outro cartório.Se no outro não aceitarem,procure outro até encontrar um que aceite.Eu já fiz várias e nunca riscaram nenhuma
  • Eu achei inadmissível isso. Pois é um formulário e qualquer risco considera-se rasura. Argumentei isso, porém nada feito. Mas não quis arrumar problema.

Vou tentar em outro cartório.
  • Fabiano,isso é para o formulário? No caso acho que vc tem q ir no site do consulado em "Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade" que lá é gratis e não gera nenhum boleto
  • Fabiano,

O valor a ser feito no consulado é bastante considerável. Prefira trocar de cartório: é bem mais simples e barato.
  • No site está assim

Reconhecimento presencial de assinatura

As assinaturas dos cidadãos portugueses podem ser reconhecidas presencialmente neste Consulado-Geral (feitas na presença do funcionário consular), mediante a apresentação do Passaporte, Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão original e válido.

Nos requerimentos para aquisição de nacionalidade portuguesa, as assinaturas dos cidadãos brasileiros podem também ser reconhecidas presencialmente neste Consulado-Geral (feitas na presença do funcionário consular), gratuitamente, mediante a apresentação do Passaporte, Carteira de Identidade ou qualquer documento com foto original e válido.

O reconhecimento presencial de assinatura é igualmente gratuito para os casos de prova de vida (aposentadoria e pensão).

Porém, quando optei no site do consulado em "reconhecimento de assinatura presencial" foi gerado um boleto bancário.

Conforme a Ingrid Kuhn informou em optar ""Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade"

Ao preencher os dados loga abre a página de agendamento.

Como informa que é reconhecimento de assinatura do notário, imaginei que fosse notário ( escrevente,tabelião,assistente) do cartório de notas brasileiro.
  • Já aconteceu comigo também, e acho que é a regra geral. Pelo o que sei é vedado o reconhecimento de firma em documentos sem data, incompletos ou que contenham espaços em branco ou lacunas.
  • Olá @Mei,

você deu azar, pois os dois processos que enviei. O cartório reconheceu sem problemas com o espaço em branco.

Eu não enviaria com rasuras, o risco de dar problema é alto e depois para consertar, dá um trabalho enorme.

Troque de cartório.
  • edited March 2017
    Não precisa abrir firma.

Autenticidade (presencial) significa assinar na frente de um oficial do cartório. Você vai assinar na frente dele. Ele vai ver que você está assinando e vai comparar com a sua assinatura. Os cartórios tentar ser espertos e pedir para abrir firma.

Se optar mesmo por fazer no Consulado vai ser uma luta para conseguir agendar. É um pouco mais caro também.
    Tem que escolher reconhecimento de assinatura presencial, a outra opção é assinatura de notário que é um tabelião, rsrs, até onde sei você não é tabeliã, né? Rsrsrs
  • Eu fiz no aqui de Botafogo. E não riscaram nada.

Cartório 5º Ofício de Notas Botafogo - R. Real Grandeza, 193 · (21) 2286-2433
  • Eu já mandei 1C e o formulário 6.4 com esses riscos nos campos em branco. Nenhum deu problema.
    Os cartório da Tijuca (7 e 8) fazem sem pedir pra riscar tbm.
    Quanto ao consulado, não precisa marcar pra reconhecer a assinatura lá. E não aceitam campo riscado, ao contrário dos cartórios!
  • @Mei,

Em que bairro do Rio você reside?

No cartório do Meier não tive nenhum problema. São bem acessíveis.
  • @TheresaLima, tbm estou nessa situação. Estou com os documentos em maos para legalizar, mas não sei onde. No site do consulado, onde fala da relação de documentos, diz que precisa ser reconhecida as assinaturas lá, mas fiquei com receio de ter q agendar, já q o serviço é mt demorado. Posso ir sem agendar e reconhecer as assinaturas?
    Na vdd não sei quais os documentos preciso legalizar ou reconhecer assinaturas.
  • Sei que é antigo o topico, + se for para ajudar! No cartório da Taquara proximo a estação do BRT eles aceitaram com essas partes em branco sem problemas. Apostilamento por 49 reais e autenticação 8.
  • Todos os cartórios que estou ligando, dizem que só reconhecem por autenticidade se abrir firma! Tem alguma lei que fale sobre isso?
  • Achei isso aqui no site de um cartório de São Paulo : 2. Reconhecimento de firma - Posso fazer o reconhecimento de uma assinatura sem ter cartão de assinaturas neste cartório?
    Não. É imprescindível a abertura do cartão-padrão de assinaturas. Com a presença pessoal do interessado, o tabelião verifica a sua identidade e colhe a sua assinatura no cartão. Este é um procedimento imprescindível para dar segurança jurídica ao ato de abertura do cartão e de todos os futuros e eventuais atos de reconhecimento de firma, por semelhança ou autenticidade.
  • Boa tarde pessoal
    Pra quem precisar abriu vaga no consulado do Rj dias 8 e 12/9
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.