Certidão de inteiro teor por Cópia reprográfica

145791021

Comentários

  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado September 2016
    Oi @David. Boa noite !

    Vamos por partes...
    1°- A partir de 14/08 quando começou a vigorar no Brasil a Convenção de Haia, os consulados não legalizam mais os documentos. Basta levar os documentos nos cartórios autorizados pelo CNJ e apostilar. Inclusive não há mais essa opção no site dos Consulados e sim uma explicação sobre a Convenção.

    2°- Alguns cartórios fazem a copia reprografica no verso da certidão de inteiro teor e não cobram nada mais que o valor da certidão( o que seria o correto e mais lógico )porém alguns o fazem em folha de papel separado e cobram sim o mesmo valor da certidão IT.
    Ocorre que nem todos os cartórios o fazem de boa vontade e alguns requerentes necessitam solicitar a reprografica juficialmente.

    Obs: que eu saiba somente a crc de Tondela exige cópia reprografica e mesmo assim nos processos de atribuição, as demais que os membros desse fórum costumam indicar, aceitam apenas a certidão de inteiro teor apenas.

    Espero ter ajudado !
  • @Edilaine, quando fui ao cartório, o rapaz que me atendeu me disse que Portugal só precisava Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica, e que não precisava a de Inteiro Teor digitada. Ao ler no Site do Consulado Português no RJ, fica claro que eles só pedem a reprográfica.
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado September 2016
    @REJBRITO...
    Creio que vc se equivocou.
    No site dos Consulados a exigência é apenas pela certidão de inteiro teor e não pela cópia reprográfica

    Abaixo texto copiado do site do consulado no Rio de Janeiro:


    "Original da certidão de nascimento de inteiro teor do(a) requerente emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros."


  • @KatiaGonzaga, acabo de entrar no mesmo site, no processo de atribuição para maiores de 18 anos, e está escrito assim: ( copiei do site):
    "Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há
    menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros. Para obter mais informações sobre Apostila de Haia clique aqui."

    Será que estamos vendo no mesmo local?
    Segue link:

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/atribuicao-de-nacionalidade-para-maior-de-18-anos-nascidoa-ou-residente-nos-estados-do-rio-de-janeiro-ou-espirito-santo-filhoa-de-pai-ou-mae-portuguesa-inclusive-pai-ou-mae-com-dupla-nacional/
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado September 2016
    Oi @REJBRITO...
    Vc está certíssimo. Copiei o texto dos menores de 14.
    De qq forma aqui no Fórum a intenção é fazermos direto em Portugal sem passar pelos consulados devido a morosidade e burocracia, além de ser mais caro.
    Por isso realmente só havia visto essa exigência na conservatória de Tondela.
    Eu mesma não tive que fazer na conservatória que dei entrada.
    Perdoe -me .
  • @KatiaGonzaga,

    Como se dá entrada direto por Portugal? Eu pensei que tinha que passar pelo Consulado... Vejo que tenho que ler mais a respeito! Meu avô era do Algarve, isso pode influenciar onde posso abrir o processo?

    Muito obrigada!
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado September 2016
    Bom dia @REJBRITO

    Dá uma olhada nesse link...a moderadora @Marcia sempre muito solícita explica como proceder pois ha algumas questões a se esclarecer para saber se vc fará por atribuição ou aquisição.
    Mas evite fazer pelo consulado por razões que já te expliquei acima.
    Boa sorte !

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4903/quais-documentos-devo-apostilhar#latest
  • Boa tarde, amigos.

    Depois de uma longa jornada para conseguir minha certidão reprográfica, recebi a mesma impressa em duas folhas e não frente e verso.
    Tendo em vista a má vontade do cartório em emitir a reprográfica, acho pouco provável que me arrumem uma impressa em frente e verso tão cedo.
    Devo apostilar assim mesmo e enviar pra Tondela a certidão em duas folhas? Ou só aceitam a versão frente e verso? O que os amigos acham?

    Agradeço pela atenção e por toda ajuda já obtida por aqui!
  • @David Lima, o grande conhecedor do fórum , aprendi muito com seus post, apesar do questionamento de legalização e apostilar, desde do dia 15/08, tem todos os Consulado de Portugal suspenderam a legalização de documentos, hoje só existe a apostila nos cartórios das capitais.
  • @ Julio apostilar somente a certidão por cópia reprográfica.
  • @Danid Lima, as certidões nao são mais legalizadas no consulado, so apostilada no cartorio.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado September 2016
    Ah tá, eu li então errado, perfeito. Viva, menos uma burocracia para resolver nos consulados. Aliás, poderiamos começar a montar uma lista dos cartórios de todos lugares informando como foi o processo de pedido de cópias reprográficas.

    Algo tipo:

    Rio de Janeiro

    4a RCPN - Fiz a cópia sem nenhum problema, frente e verso, só cobrou 1 valor.

    Topam?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Uma segunda questão, essa parece até piada MAS NÃO É!
    Minha tia mandou certidões para legalizar no consulado e estas demoraram 3 meses até voltarem pra ela.
    Nisso Haia entrou em vigor. Como foram legalizadas antes de Haia, as Conservatórias ainda aceitam né?

    Obrigado gente e desculpe pela ignorância/repetição.
  • editado September 2016
    Oi, @David Lima,

    por enquanto, as Conservatórias ainda estão aceitando as certidões que foram legalizadas pelos consulados.
    Veja o link abaixo (para se guiar com o tipo de certidão x tipo de processo):
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071
  • David Lima

    Sim, as Conservatórias aceitam as certidões legalizadas nos Consulados antes de 14/08. Desde que tenham o selo de segurança ou sejam em cópias reprográficas. Sendo que Tondela só aceitam as certidões de cópias reprográficas.
  • Emilio VC conseguiu a xerox reprografia em SC?
    Estou tentando a reprografia de minhas filhas em Joinville SC e estou tendo dificuldade
  • Pessoal Bom dia! Acabei sendo "sorteado" e tenho que pegar uma certidão no cartório da Vila Mariana que não aceita pagar somente uma e além disso não aceita fazer tudo em uma só... Sendo que em outro cartório consegui 5 certidões e cobraram da maneira justa em apenas uma folha e com apenas uma cobrança... Alguém tem uma Luz pra fazer com que o cartório faça tudo em uma folha só? Conversei, quase implorei mas não teve jeito... Aí a última alternativa vai ser levar as reprográficas corretas q já tenho e mostrar pro escrivão pra ver se consigo convencê-lo...
  • @Marco Antonio, eh o 9. cartorio da V. Mariana ??
    eu também estou com problema lá... não teve jeito Eu mandei exemplos, chorei insisti.. Como eh o nascimento do meu filho.. e o registro eh recente, optei por pedir somente a Reprografica.. estou torcendo que Tondela faça pre-analise e aceite essa documentação.

  • É o próprio @Edilaine Reis... Pois vou fazer o que o @Celso orientou: Pegar as duas e apostilar apenas a reprográfica... Mas não antes sem incomodar mais um pouco.. Se todos incomodarem pedindo, alguém terá sorte futuramente caso resolvam ceder... O que não me conformo é que está claro a má vontade do cartório pq muitos outros cartórios de SP fazem sem problema algum...

    Se alguém puder colher este aceite por parte de Tondela, nortearia os demais...
  • Estou lembrando aqui uma questão... A Atendente do cartório falou que consultou o Consulado de SP e que estão exigindo apenas a certidão por cópia reprográfica, que neste caso não seria necessário a Digitada... Que a cópia reprografica é uma certidão de Inteiro teor... Alguém tem idéia sobre a veracidade desta informação?
    Será que a digitada é realmente dispensável?
  • Boa tarde,
    Vocês estão enviando apenas as certidões de nascimento e casamento do requerente em cópia reprográfica e as demais (cônjuge, progenitor não português) em 2a via simples/inteiro teor normal?
    Ou todas as certidões devem ser em cópia reprográfica?
  • Certidão por copia reprografica somente os consulados e a conservatória de Tondela exigem, as demais que utilizamos aqui no Fórum solicitam apenas inteiro teor.
  • @Katia é que as certidões de SP não possuem o selo, por isso que buscamos a reprográfica... A minha dúvida é se de repente a Digitada não seja excesso quando se tem a fotocópia...
  • @Marco Antonio,
    eu estou arriscando que seria suficiente somente a reprografia, principalmente no caso do meu filho que o nascimento é relativamente recente (ele eh menor) e o livro deve estar totalmente legível. De qualquer forma apos as férias vou pedir uma pre-analise pra Tondela de todos os documentos (antes de mandar) tomara que dê certo.. senão terei que pedir a inteiro teor as pressas.. rss

    Obrigada, Edilaine.
  • Pessoal,

    na verdade, a única conservatória (até agora) que não exige (ou não precise preferencialmente) que seja a certidão por cópia reprográfica para processos de atribuição é Ovar. Tondela e as demais solicitam sempre a reprográfica.

    @Marco Antonio,
    a página digitada não é excesso de forma alguma.
    Na verdade, a reprográfica é composta de uma página digitada e outra cópia do livro.
  • Entendi @Marcia ... o Absurdo é que além de pagar por duas certidões iguais, ter que apostilar duas certidões iguais... Em SP é um absurdo o apostilamento... Será que apostilando apenas a reprográfica, será aceito por Tondela?

  • Conforme a @Marcia explicou acima eu dei uma informação equivocada. Mil perdões...
    O correto é...
    Todas as conservatórias que temos noticia e os consulados exigem as cópias reprograficas, exceto a de Ovar.
    Sorte...

  • @Marco Antonio,

    sim. Apostile somente a reprográfica.
  • @Marcia MUITO OBRIGADO!!! Não me cabe tamanha gratidão por todos do fórum, principalmente a vocês moderadores... Enquanto cartórios e outros fecham portas, vcs nos dão forças pra buscar outras abertas... Muito Obrigado!!!
  • Hoje fui no cartório da Vl. Formosa que não havia apresentado nenhuma dificuldade pra emissão nos moldes que necessitava e pra minha surpresa, fizeram apenas a reprográfica na frente... Indaguei sobre o que tinha pedido e me repassaram a mesma informação que o cartório da Vl. Mariana tinha passado... Só emitem em documentos separados...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.