Dúvida sobre preenchimento do Formulário C1

editado August 2020 em Processos de Atribuição
Prezados,

Estou com algumas dúvidas no preenchimento do formulário 1C.

Meus processos são os seguintes:

- Atribuição da minhã mãe (pai dela era português)
- Atribuição minha e do meu irmão (filhos dela)

No formulário 1C da minhã mãe, como devo preencher o quadro 2?

1) Tenho os dados de freguesia, concelho, país, data do nascimento, assento e o ano do assento. Preencho todos esses campos? (aproveitando o espaço, tenho apenas o passaporte do meu avô, o número de assento consegui perguntando por e-mail na freguesia que ele nasceu... devo anexar copia do passaporte autenticada e o e-mail ao processo?)
2) Cada linha tem um quadrado ao lado, nas linhas que preencho, devo marcar "x" nos quadrados?
3) O que fazer nos campos "Conservatória do Registro Civil" e "Conservatória dos Registros Centrais"?

Nos formulários 1C meu e do meu irmão, o que devo preencher e marcar com um "x" no quadro 2?

Desde já agradeço.
«1

Comentários

  • @Leandro Andrioli,

    já te respondi em:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/50292/#Comment_50292

    Por favor, não duplique suas dúvidas em tópicos diferentes.
    Isso atrapalha a organização do fórum.
  • Desculpe Marcia, não tinha visto a sua resposta. Depois que postei naquele outro tópico acabei pensando que o assunto não era exatamente o mesmo e que talvez fosse melhor abrir um tópico.

    Moderadores, se quiserem pode deletar o tópico. Peço desculpas novamente.
  • Tudo bem, @Leandro.
    Vamos deixar assim mesmo.
  • Alguem poderia me dar uma ajuda,estou fazendo o processo para o meu pai,a mãe dele já é cidadã portuguesa porém ela só tem o número do assento e ano,mais ela desconhece a freguesia,concelho e a conservatória de Registo Civil em que ela está cadastrada,e no fórmulário c1 pede essas informações como eu poderia conseguir esses dados?
  • @Eduardo Morgado,
    pode escrever para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt , fornecendo nome completo, filiação, data de nascimento e número do assento.
    ou
    Pode pedir a certidão dela através do portal do cidadão (ou mesmo através do consulado).
  • Por favor gostaria de um esclarecimento , estou fazendo o processo de cidadania por atribuição e tenho dúvidas 1) eu tenho o número e ano do assento de nascimento feito pelo Consulado de S.P . Como devo assinalar no Quadro 2.1 do formulário C1 ? Conservatória do Registro Civil , ou Conservatória dos Registros Centrais ? 2) Quadro 1.7 Naturalidade , devo colocar somente o estado onde a pessoa interessada nasceu ? e a cidade , não?? Obrigada .
  • @vera leia as dicas de preenchimento do formulário postadas acima.
  • Olá Prezados!

    Por favor alguém poderia me ajudar?
    Estou preenchendo o formulário C1 para minha mãe, e no quadro 1 , item 8 (filiação) tenho uma dúvida, pois averbei o casamento dos meus avós diretamente na conservatória de Lisboa, e lá aproveitei para corrigir os nomes de ambos, pois tanto meu avô, quanto minha avó alteraram os nomes aqui no Brasil.

    A minha dúvida é a seguinte: Devo colocar os nomes que estão na certidão de nascimento da minha mãe (nomes que corrigi diretamente em Lisboa nos assentos dos meus avós)?, ou devo colocar os nomes que constam nas certidões de nascimento dos meus avós?

    Exemplo: O nome da minha avó no assento de nascimento era Isabel Felizarda, mudou aqui no Brasil para Isabel Francisco, e depois do casamento Isabel Francisco de Oliveira.

    Agradeço desde já.

    Alexandre
  • Também tenho essa duvida sobre mudança de sobrenomes...devo enviar as certidões atualizadas?

    grato
  • @AleLobo os nomes q tem q permanecer e tb no formulário 1C é o q constam na certidão portuguesa.
  • editado March 2018
    @Vlad: então, nesse caso, terei de escrever o nome da minha avó sem o sobrenome do meu avô? O nome dela antes do casamento era Orlanda Galli e depois do casamento passou para Orlanda Galli Pereira. Conversando com o pessoal do Arquivo Distrital de Leiria eles falaram que o casamento dos meus avós consta como averbado por lá e que o nome da minha avó consta como Orlanda Galli, apenas.

    Aproveitando o momento, queria fazer mais uma pergunta: no quadro 4 eu tenho de assinalar com um X todos os quadros? Nesse caso, para o processo de meu pai, vou enviar a certidão dele (inteiro teor por cópia reprográfica), o assento de batismo do meu avô (nascido antes de 1911), a cópia do RG autenticada de meu pai (vamos tirar a segunda via dela nesta sexta) e a certidão de casamento dos meus avós (inteiro teor por cópia reprográfica).

    P.S.: O meu avô é o declarante na certidão do meu pai.
  • @PedroAntonio..vc tem q considerar somente o sobrenome Galli e marcar todos o itens no quadro 4.
  • O nome da minha mãe na certidão de nascimento está o de solteira e não foi averbado o casamento dela. Realmente preciso enviar uma certidão de casamento apostilada para comprovar a mudança de nome no pedido de cidadania?
  • @ vlad Pen Aff! Quando a gente pensa que está com tudo certo aparece mais uma coisa, rsrs. Mas vamos que vamos o negócio é não desistir. Agora me surgiu uma coisa, se eu vou ter que mandar a certidão de casamento apostilada, eu já não posso envia- o processo do casamento junto? Tem alguma conservatória que faça os dois processos de uma só vez?
  • @Betaejm Tondela aceita, mas vc será q mandar os dois processos separados com as respectivas certidões.
  • Entendi. Mando dois envelopes, cada um com um processo e seus respectivos documentos, mas será que aproveito o mesmo sedex? Rsrs Outra coisa sabe a média de tempo de Tondela?
  • Eu vi que a Acp está rápida, mas não faz os dois processos, não é isso @vladpen
  • editado March 2018
    @Betaejm ACP não faz transcrição de casamento.
  • Muito boa tarde pessoal!! Quando o sobrenome da pessoa não cabe no espaço reservado, pode colocar uma parte do sobrenome na linha do nome ou pode abreviar um deles? Muito Obrigado!
  • O formulário C1 exige o número do vale postal, devo fazer o vale postal e depois ir ao consulado reconhecer a assinatura na presença do funcionário consular? Obrigada!
  • Bom dia. Estou com uma dúvida sobre o 1C também. Vou fazer a cidadania da minha mãe, e o sobrenome dela alterou ao se casar. Eu devo preencher com o nome de casada e também enviar uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada (além da certidão de nascimento)? Isso realmente é obrigatório?
  • Me tirem outra dúvida? As instruções de preenchimento do formulário 1C dizem que caso falte espaço (quadradinhos) para preencher determinada informação, que o requerente deve anexar outro formulário. Só que eu vi aqui no fórum um pessoal dizendo que escreveu no espaço de fora do quadrado. Será que isso pode dar problema? No meu formulário ficou faltando espaço na parte do número de telefone. Pois tem que entrar o código do país e o ddd, além do número.

    Obrigado.
  • @Aviner coloque só o DDD e o telefone se não couber o código do Brasil.
  • Bom tarde,

    Poderiam me tirar uma dúvida?
    Estou preenchendo o formulário e surgiu uma dúvida...
    O nome do meu Pai é: Alipio josé do Carmo Silva...
    Então o nome próprio seria Alipio josé e o restante em baixo como apelido?
    E no caso do RG é DETRAN, como eu escrevo??
    e no quadro 2 preencho só o nº do assento e conservatória que foi feito? não precisa preencher conselho, distrito essas coisas?

    Agradeço desde já!
  • @Daniellexrei

    Coloque NOME:Alipio José
    APELIDO: do Carmo Silva

    O RG é de qual estado?

    no Quadro 2 :

    QUADRO 2:

    Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

    Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.

    O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.

    Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
  • @Vlad Pen,
    O RG é do RJ.
  • @Daniellexrei
    Coloque DETRAN/RJ
  • Estou preenchendo o Formulário C1, para meus filhos agora e estou com uma dúvida.
    Estou enviando os seguintes documentos, junto com o formulário:
    Assento de nascimento da mãe Portuguesa (minha esposa)
    Assento de nosso casamento.
    Certidão de nascimento do filho (apostilada)
    Fotocópia de minha identidade e da dela, certificadas em cartório.

    No quadro 4 marquei: 1,2,3 e "Outros documentos, indicar quais"
    Como o espaço para escrever é reduzido, na linha de cima escrevi:
    FOTOCÓPIAS CERTIFICADAS DOS DOCUMENTOS
    e na linha de baixo escrevi:
    DOS PAIS DO REQUERENTE/ASSENTO DE CASAMENTO

    o problemas é que na linha de baixo não teve espaço e coloquei o início (DO) e o fim (TO) da frase, fora dos
    quadrinhos.

    terei algum problema????
    Vou esperar a opinião de vocês antes de enviar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.