Tirar o Cartão Cidadão 1a vez - Deve-se transcrever o casamento primeiro?

Para tirar o cartão cidadão pela primeira vez após a aquisição é obrigatória a transcrição do casamento em portugal ou pode-se tirar o cartão com nome de solteira e realizar a transcrição quando for mais conveniente?
Será que haverá algum problema em viajar com o passaporte brasileiro com nome de casada e CC com nome de solteira?

Comentários

  • Rodrigo, tenho a mesma duvida. Ja conseguiu saná-la?
  • Parece que pode-se tirar o cartão cidadão sem transcrever com nome de solteira. Basta declarar que não deseja atualizar o Estado Civil...
  • @Rodrigo Magno, @Mattheus Junqueira,

    se vc vai transcrever o casamento, sugiro esperar para pedir o CC após esta etapa.
    Se não vai transcrever, basta dizer ao funcionário do consulado(quando ele perguntar e se perguntar) que não é casado. Se disser que é casado, o consulado vai obrigar a transcrever. Não é questão de declarar que não "deseja".
  • Com meu passaporte com nome de casada, eles podem nao fazer me CC?

  • @Claudia Mendes Urnikes,

    poste suas dúvidas em uma só discussão e aguarde a resposta.
    Se ficar repetindo as perguntas, acaba nos atrapalhando.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/54247/#Comment_54247
  • Pessoal, meu pai conseguiu se naturalizar português essa semana, então fui providenciar o cartão cidadão e o passaporte dele. Só que na hora de realizar o requerimento, no site do consulado Português SP, pergunta se o estado civil esta atualizado.
    Só que meu pai é casado (no Brasil) e não foi feito ainda a transcrição do casamento em Portugal. Será que posso realizar o requerimento mesmo assim, assinalando a opção "solteiro" ou terei que já transcrever o casamento dele antes? Caso tenha, qual é o melhor caminho?
  • @Ruhan,

    já te respondi inbox.
    Por favor, não poste as mesmas dúvidas em discussões diferentes, para ajudar na organização do fórum. ok?
  • Alguém sabe me dizer se para fazer o CC com o nome de solteira, pode levar a certidão de nascimento autenticada ou tem que ser a original?
  • @marianafernandesr,
    se faz o CC com o nome que está em sua certidão portuguesa.
    Se vc está com nome de solteira na certidão, então o CC sairá desta forma.

    Se for fazer no consulado, basta uma cópia simples da certidão portuguesa.
    No Rio, o consulado aceita pedidos apenas com o número do assento.
  • @Marcia Sim, eu fiz o pedido só com o número... a minha dúvida é o documento que tenho que apresentar, pois no RG tá no nome de casada, então pode ser que dê algum problema, ne?
  • No consulado, pedem documento com foto para identificar a pessoa. Se apresentar o RG com nome de casada, será como se fosse outra pessoa.
    É necessário transcrever o casamento, nesse caso?
  • @marianafernandesr,
    não pedem documento com foto na hora de você preencher o formulário pro CC, só para acesso ao prédio.
    Quando estiver preenchendo o formulário, somente pedirão sua certidão portuguesa (ou número do assento).
  • Eu tenho uma duvida, casei e divorciei, para assentar o nascimento tenho que enviar a certidão reprografica e o RG, que esta com nome de casada e com obs: divorciada. Consigo minha atribuição enviando esses documentos.
  • @Denise Marinho,
    respondi ao seu inbox.
    Sim, sem problemas.
    Mande junto ao processo de atribuição, uma cópia da certidão de casamento, para provar a mudança do nome no RG.
  • @Marcia , minha tia foi ao consulado e pediram documento com foto pra ela na hora de fazer o CC também
  • @Marcia boa tarde! Chegou minha cidadania por atribuição e quero tirar o cartão cidadão no consulado aqui em SP sem transcrever o casamento. Basta informar “solteiro”? E depois quando eu for pra Portugal com a minha esposa e for transcrever o casamento lá não pode dar problema eles verem que meu casamento é anterior ao meu cartão cidadão de solteiro? Obrigado!
  • edu_viannaedu_vianna Member
    editado October 2017
    Obrigado [USUÁRIO BANIDO] Mas quando ela solicitou o primeiro, no formulário ela colocou que era solteira certo?
  • @edu_vianna,

    basta informar no consulado que não é casado, no momento que for pedir o CC.
    Depois, qdo transcrever o casamento em Portugal, não terá problema algum. Fique tranquilo!
  • Pessoal, isso é só por conta do nome? Pois precisarei pedir meu cc urgente em Portugal e só vou transcrever o casamento depois, mas não alterei meu nome. Quando for solicitar o reagrupamento familiar pro meu marido aí sim precisarei atualizar o estado civil, certo?
  • Fui no consulado de Recife e pediram para eu dar entrada na transcrição do casamento. Assim o fiz, agora estou esperando concluir a transcrição para depois tirar o Cartão de Cidadão.
    Alguém sabe dizer se a máquina que emite Cartão de Cidadão de Recife já está funcionando?
  • @Mei tenho urgência por algumas questões de trabalho mesmo. Tb terei que aguardar a sentença da conversão da minha união estável. Não sei quanto tempo demora, mas se já estiver pronta até lá e descobrir uma conservatória que faça em pouco tempo, prefiro resolver tudo de uma vez.
  • @cteixeira18 boa tarde! Como você pretende fazer a conversão da sua união? Também tenho e sou muito leiga no assunto ainda.. E mesmo após fazer a conversão, acho que o status do CC continua solteiro, não?
  • @Julie Pereira vou fazer aqui no Brasil. É no cartório que atende a sua região. No meu cartório eles agendam um dia pra levar uma série de documentos (que pode variar de cartório pra cartório, uns pedem mais, outros menos) incluindo certidão de nascimento dos dois, comprovante de residência, duas testemunhas, etc, igual casamento. Daí é feito o requerimento e tem que esperar sair uma sentença. Eles não dão prazo. No meu caso, o cartório não tem datas disponíveis, por enquanto. "/

    No meu caso, sim. O CC continuará com o status de solteiro se não tiver saído a tal sentença e eu não tiver transcrito o casamento quando solicitar. Aí depois, como a @Mei explicou, terei que atualizar meu status e fazer um novo CC.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.