Como achar uma certidão de nascimento sem saber o local?

Olá gente,
Já fui no familysearch, procurei em algumas listas de navios que chegaram ao Brasil mas sem sucesso. Preciso muito encontrar a certidão de nascimento do meu avô e não sei por onde ir, pois só tenho a identidade para estrangeiros, feita no Brasil e o atestado de óbito em mãos.
Tenho apenas o nome, data de nascimento, filiação e acreditamos que seja de Coimbra por relatos do meu pai.
Como prosseguir?
«1345678

Comentários

  • @maria,

    você não tem nenhuma noção nem do Distrito que ele tenha nascido? Na identidade para estrangeiros dele não há nenhuma informação? Infelizmente sem o local de nascimento fica muito dificil conseguir achar a certidão, mas tem algumas formas de você tentar descobrir de onde ele veio.

    Ele se casou aqui no Brasil? Ou já veio casado de Portugal? Na Certidão de Casamento costuma dizer de onde os noivos são, pelo menos a naturalidade, que já ajuda a restringir bastante o leque de busca.

    Você podia postar aqui as informações que você tem também. Nome, Nome dos pais, as datas, etc. Já vi algumas pessoas aqui fazendo milagres com muito pouco.
  • Oi Bruno, obrigado pelo retorno.
    Ele veio viúvo e casou novamente aqui no Brasil, mas não temos a certidão de casamento. Os dados são:
    Nome: Secundino Augusto Dias
    Nascimento: 8 de março de 1887
    Filiação: João Antônio Lima e Maria Angelina de Mello
    Acreditamos que seja de Coimbra.
  • Olá Maria

    Pode ser

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1390726&ht=secundino augusto
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1228321&ht=secundino augusto

    Tem diferenças de nomes da filiação mas é comum. Se a data de produção 1907 for a data da emissão do passaporte menos a idade 21 anos da 1886 bem próximo da data de nascimento que passou.
    Consulte o arquivo de batismo esta online http://tombo.pt/f/vvd32
  • maria diasmaria dias Member
    editado June 2016
    Olá Kleber, desde já muito obrigado pela ajuda. Olhei o livro de batismo e realmente os nomes dos pais são bem parecidos, inclusive o da mãe que tem Mello. O pior é a data de nascimento... mesmo assim obrigado. Teria algum site de busca em navios que sairam de Portugal? E caso seja esse o meu avô, como consigo provar isso, afinal nem todos os dados batem?
  • Kleber, é ele mesmo!!!
    Depois de revirar tudo, descobri uma certidão de nascimento de uma tia minha, que tem esses nomes como pais do Secundino, meu avô, e ainda descobri o nome da primeira esposa dele que era de Portugal também, Maria Angelina Lomba, que era da mesma freguesia, Passo.
    Muito obrigado!!!
  • Maria

    Boa sorte nos seus processos
  • Que bom Maria!

    Boa sorte!!!
  • Obrigado pessoal! Meu medo agora é encrencarem com os nomes que não batem.
  • Envia a documentação por email pra eles analisarem antes de enviar os documentos pra abrir o processo (pelo correio).
  • Gente, vim pedir ajuda de vocês. Seguinte:
    Sou bisneto de português, com avô e mãe vivos. Temos a certidão de óbito dele, que faleceu em Belém do Pará. Tô com dificuldade em encontrar a data de nascimento exata e o local. Pela certidão de óbito, ele nasceu entre 1888-1890. Quanto ao local, a família sempre ouviu histórias de que a parte portuguesa era composta de pastores de ovelhas de Serra da Estrela.
    Filiação (ambos portugueses): Francisco Marques dos Santos
    Clara de Jesus dos Santos
    Esposa (brasileira): Maria das Dores Ferreira dos Santos

    Obrigado desde já!

  • @Bruno Assumpçao @maria dias as conservatorias nao estão analisando por e-mail devido ao grande numero de processos.
  • Oi Gente

    Estou em busca da certidão de nascimento ou (REGISTRO PAROQUIAL DE BATISMO, COM CERTEZA, NASCEU ANTES DE 1911), de meu bisavô. Sou Brasileira, meu pai é Brasileiro, vivo. E meu avô, Brasileiro, já falecido, meu bisavô era Cidadão Português. Estou enviando as informações que possuo. Por favor, o que conseguirem me ajudar, será muito bem vindo.

    Muito obrigada,

    Renata Candido Gomes

    1 ) Meu pai . Domingos Gomes Neto. Brasileiro - Vivo

    2 ) Meu avô Jairo Gomes nascido em 31/07/1935 falecido em 28/01/1990

    3) Meu bisavô Domingos Gomes/ Domingos Gomes Sobrinho (tenho documentos com as duas formas) Cidadão Português, do Distrito de Guarda (não tenho certeza, consta na certidão de óbito), RG: 335.101, faleceu em 23 de agosto de 1978, com 69 anos, em São Paulo, Brasil.

    Segundo, meu pai (que não, lembra direito), ele chegou ao Brasil com 4/5 anos, se faleceu em 1978 com 69 anos

    Imigrou ao Brasil em torno de 1909, se meu pai estiver certo, nasceu entre 1904 - 1905, porém encontrei no arquivos do Museu da Imigração uma navegação que veio por Santos e talvez possa ser ele, porém com a data de 24/10/1911

    Filiação: José Gomes. Cidadão Português.
    Maria da Conceição. Cidadã Portuguesa.

    Trabalhou a vida toda como vidraceiro na Nadir Figueiredo, contatei e os arquivos que poderiam conter alguma informação pegaram fogo alguns anos atrás.

    Enterro de meu bisavô português, foi no cemitério da Quarta Parada, Belém - São Paulo

    4 ) Minha bisavó Rene Maria Baptista/ Rena Maria Gomes (tenho documentos das suas maneiras Cidadã brasileira, falecida em 04/02/1993.

    Filiação: José Maria Baptsita Cidadão Brasileiro
    Paulina Rodrigues da Silva . Cidadã Brasileira.

    O que significa que meu avô, casou-se, no Brasil, tenho dois documentos os quais indicam cartórios diferentes (um Cambuci, o qual ele mesmo informou na certidão de nascimento do meu avô e outro na Mooca, o qual meu avô informou na certidão de óbito, ainda em busca dessa certidão)
  • Olá rcgomes

    Registro de estrangeiro de Domingos
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G965-Q4J4?mode=g&i=124&cc=2140223

    Sugiro que envie o número do Registro de Estrangeiro por email para o Arquivo Nacional, no Rio, e solicite o prontuário do imigrante e informe seu nome completo, endereço completo e CPF . Talvez nesse documento consiga informações com mais detalhes. Segue contato:

    E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
    Arquivo Nacional
    Tel:. 55 21 2179-1228
    Endereço: Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ
    Site: http://www.arquivonacional.gov.br/
  • Ola, gostaria muito da ajuda de vocês para saber a informação de onde meu avô nasceu.

    Segue os dados dele: Antonio Pinto da Silva
    Filiação: Raphael Pinto e Candida Teixeira Pinto
    Nascimento: 06/10/1898
    Data de entrada no Brasil: 31/12/1906
    Numero da RNE: V106103-1
    Numero da Carteira: 0274880
  • Olá Andre Mendes

    Sugiro que envie o número do Registro de Estrangeiro por email para o Arquivo Nacional, no Rio, e solicite o prontuário do imigrante e informe seu nome completo, endereço completo e CPF . Talvez nesse documento consiga informações com mais detalhes. Segue contato:

    E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
    Arquivo Nacional
    Tel:. 55 21 2179-1228
    Endereço: Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ
    Site: http://www.arquivonacional.gov.br/
  • Obrigado Kleber. Ontem mesmo enviei um email para eles. Eles dao um prazo de 90 a 150 dias. Muito tempo de espera...
  • Boa tarde. Primeiramente gostaria de elogiar as pessoas do fórum que estão solicitos à ajudar na procura dos parentes imigrantes. Parabéns.
    Minha situação é que estou como todos querendo tirar a cidadania portuguesa e não sei os dados de onde minha avó que já faleceu nasceu, pois eu queria o assento de batismo dela.
    Dados: ANGELINA ROZA RAMOS
    NASC: 20/02/1888
    Diz num documento dela, ficha de estrangeiros que é de Reino Unido de Portugal.
    R.E - 727357
    R.G. 5.176056
    LOCAL DE DESEMBARQUE - SANTOS
    DATA - 1886
    CARÁTER DO DESEMBARQUE - PERMANENTE.
    VIÚVA
    DADOS DE MEU AVÔ
    MANUEL DOS REIS
    04/12/1871
    ELE ERA DE VERMOIL - DISTRITO DE POMBAL.
    Os documentos de meu avô eu já encontrei e na certidão de casamento deles não consta de onde eram. Eless se casaram no Brasil.
    Será que podem me ajudar??

    Aguardo retorno.
    Célia Regina.





  • @CeliaRegina

    Qual a filiação de Angelina? Reveja as datas de nascimento e desembarque. Ela emigrou com a família?
  • Desculpe Mariza, esqueci.
    PAI - CONSTANTINO PINTO DE OLIVEIRA
    MÃE - LUIZA JULIA RAMOS
    No cartão está essa data de 1886 em Santos e a data de nascimento é de 1888.
    Segundo minha tia já falecida a minha avó nasceu em Douro - Reino de Portugal no dia 20/02/1980
    DATA DA CHEGADA EM 1886
    PORTO DE SANTOS - VEIO COM A FAMÍLIA. São informações que meu primo pegou com minha tia quando viva.
    Espero que possa encontrar algo.
    Até o momento agradeço.
    Obrigada.
    Célia Regina.

  • Marisa, redigindo a data de nascimento 1880. Perdoe mais uma vez.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2017
    @Célia Regina

    Angelina- assento 73- nascida em 15/11/1887 - Freguesia: Gestaçô - Concelho: Baião - Distrito: Porto

    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=541462 - barra de rolagem 180 tif

    Veja da data do registro de passaporte: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1023991
  • Boa noite Marisa, desculpe a demora em responder.
    É o assento de minha avó e dados do passaporte correto também.
    Gostaria de saber se tem como encontrar a certidão de nascimento de minha avó.
    ANGELINA ROZA RAMOS
    NASC- 15/11/1887
    FREGUESIA: GESTAÇO
    CONCELHO: BAIÃO
    DISTRITO: PORTO

    Será que você poderia me ajudar?

    Agradeço de coração o que está fazendo por mim..obrigada.
    Célia Regina
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2017
    @Célia

    O registro de batismo encontrado possui valor de certidão de nascimento, portanto é o documento que vc precisa para o processo de nacionalidade. O registro civil passou a vigorar em Portugal a partir de fevereiro de 1911.

    Se deseja uma certidão certificada basta solicitar ao Arquivo Distrital do Porto Porém, algumas Conservatórias aceitam a cópia impressa do livro online.
    Salve em arquivo.
  • Mariza
    Agradeço de coração por sua ajuda. Que Deus te abençoe infinitamente, muito obrigada.
    Se eu precisar de mais alguma documentação posso recorrer à você?

    Célia Regina
  • @Celia

    Amém!
    Corrigindo: se vc deseja o assento certificado envie os dados ao Arquivo Distrital do Porto com a solicitação: - mail@adprt.dglab.gov.pt -
    Sim. Estarei às ordens, assim como muitos aqui no Fórum. Basta abrir uma discussão e colocar as suas dúvidas.
  • Sei que tem inúmeros anjos que nos ajudam aqui.
    Deus abençoe à todos .
    Obrigada.
  • Como faz para transcrever a certidão de casamento de meus avós? Eles se casaram no Brasil.

    Célia Regina.
  • @celia

    A transcrição é um processo simples. Sugiro que envie os documentos para a Conservatória de Ponta Delgada, a conclusão será rápida, por volta de dez dias:

    Documentos necessários para transcrição de casamento -
    - Cópias simples dos assentos dos portugueses - pode ser impressa do livro online
    - Certidão de casamento de inteiro teor apostilada
    - Requerimento assinado com firma reconhecida no cartório por AUTENTICIDADE - você poderá ser a requerente.
    - Cópia autenticada da identidade do requerente

    Modelo de requerimento:

    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view

    Vale postal no valor de 120.00€ endereçado:
    IRN,IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada
    Açores - Portugal
    civil.pdelgada@irn.mj.pt
    + 351 296302170

    Endereço do Sedex:
    Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada
    Açores - Portugal
    civil.pdelgada@irn.mj.pt
    + 351 296302170

    Leia as discussões sobre Vale Postal para saber as melhores agências.
  • Estou vendo que erraram na certidão de óbito de minha avó Colocaram que ela era de Avaré, e ela é Portuguesa, como faço pra corrigir ?
    Célia Regina
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.