Procura de certidão de 1953 no RJ sem saber a localização exata

Olá! Estou tentando dar inicio ao meu processo de atribuição e só o que falta é minha certidão de inteiro teor que não consigo achar porque não sei ao certo onde fui registrada. Já fui no cartório da cidade em que moro, Seropédica (que "pertencia" ao municio de Itaguai até 1995), e não obtive sucesso, já liguei para alguns cartórios de Itaguai e também não tive sucesso. O documento que tenho é minha certidão de casamento, que foi registrado em 1973 no cartorio da paz do 3º distrito do municipio de itaguai, onde eu residia.
Assim, gostaria de saber onde mais eu poderia buscar minha certidão, ou se vocês teriam algum site pra me indicar para poder buscar minha certidão mesmo não sabendo o local exato do registro.
Agradeço!

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado May 2016
    Elza,

    Vá às escolas onde estudou e peça uma cópia do seu Histórico Escolar. Quando pegarem a sua pasta, peça para olhar a sua ficha que lá estará anotada a sua Certidão de Nascimento.

    Antigamente eles pediram xerox a certidão de nascimento que era carimbada zilhões de vezes.

    Você também pode verificar em algum documento que teve antes de se casar (RG, CTPS). Também pode verificar nas fichas de cadastro das empresas em que trabalhou antes de se casar.

    Achando, você terá LIVRO, FOLHAS e TERMO da certidão.
  • @Elza,

    complementando as dicas que a Theresa te deu:

    veja no cartório onde encontra-se a sua certidão de casamento. Para o processo de casamento, é necessário que se entregue a certidão de nascimento.

    E, também, veja no Detran.
    Vá até à sede do Detran, e peça para verificar o processo de sua identidade, eles desarquivam (levam uns dias) e devem conseguir a indicação de sua certidão.
  • elzaelza Member
    Obrigada pelo retorno das duas!!

    Theresa, vou procurar na escola que estudei, apesar de achar muito difícil ainda terem os documentos... mas muito obrigada! Espero que lá eu consiga algo.

    @Marcia, o cartório em que me casei não existe mais, e procurei já nos cartórios da cidade onde casei, mas não acharam nada também.
    Minha identidade quando solteira foi feita no Instituto Felix Pacheco, a do Detran foi só depois que já estava casada. E pelo o que sei o Felix Pacheco não funciona mais, não sei mais o que poderia fazer.
  • @Elza,

    isso mesmo, como a @Theresa escreveu, o DETRAN "encampou" os arquivos do IFP.
    Acho que vc encontrará por lá.
    Eles te cobram uma pequena taxa e leva uma semana apenas. Vale a pena!
  • elzaelza Member
    Que feliz! Na Segunda mesmo irei à escola. Muito obrigada!!

    Não sabia que o Detran tinha os arquivos do IFP... Caso não encontre nada na escola, irei lá!
    @Marcia, você sabe me dizer se eu tenho que ir pessoalmente na sede do Detran? Ou posso pedir para que minha neta vá e ela poderá pedir a minha certidão por mim?
  • elzaelza Member
    Entendi. É que fica um pouco complicado pra eu ir até o Rio, mas claramente vale o esforço :-)

    Então é só eu ir até a sede na Presidente Vargas e dar o meu nome pra pedir a busca do protocolo do RG?

    Obrigada!
  • Elza,

    Peça a sua filha ou ao seu filho para fazer isso. Ou então dê uma procuração para sua neta. Esta semana um membro do fórum tentou buscar os dados do falecido avô e eles não permitiram.

    Não deixe de tentar na escola. Estou torcendo para que ainda tenham arquivados a sua vida escolar.
  • elzaelza Member
    Theresa, muito obrigada pela sua ajuda! Vou me informar melhor sobre isso, talvez eu ligue pra lá e veja como proceder para que minha neta possa pedir a busca (porque é mais fácil pra ela ir até lá).

    Irei na escola amanhã, também espero que tenham arquivado tudo! Procurarei a da minha filha também, quem sabe tenha algo meu no arquivo dela...

    Grata!!
  • Olá!
    @elza no Rio tem a Central de Certidões que fica na R. Almirante Barroso, 90 - 2º andar - Centro. Eu fiz o pedido da certidão de casamento da minha avó lá e em 03 dias fica pronto. A minha mãe foi pra mim, mas vi que o o pedido pode ser feito pela internet em www.riorapido.com.br e você tb paga pela internet.
    O meu custo foi 100 reais para uma busca em 5 anos, porque eu ja sei mais ou menos o ano do casamento dela.
    De uma ligada para lá (2507-9090) e se informe se a sua certidão poderia ser solicitada por lá. Hoje eu liguei pra perguntar sobre certidão de inteiro teor e me informaram que não emitem.

    Abçs,
    Boa sorte!
  • Olá @Elza, você conseguiu a certidão pelo Detran? estou com o mesmo problema que você e me disseram que talvez eu consiga indo no detran
  • Estou procurando a certidao de nascimento da minha avó,filha de portugues. Tenho CPF dela e certidao de casamento,mas,que eu saiba, precisa da certidao de nascimento pra dar entrada na cidadania portuguesa. Possuo data de nascimento, nome, filiacao.. Como achar o cartório do nascimento dela?
  • Fernanda99, também estou com o mesmo problema que o seu. Tenho os mesmos dados (nome completo do meu avô, nome dos pais, data de nascimento), mas estou com dificuldades para encontrar o cartório correto que fez a emissão da certidão de nascimento dele...
  • olá, a pedido do meu pai, estou procurando pelos dados do meu bisavô. A informação concreta que tinha era a data da chegada ao Rio dele, 11/01/1908, com isso, encontrei o navio que ele veio e, de fato, está relacionado na lista de passageiros. Tenho o nome dele, Manoel Lopes Teixeira. É filho de José Lopes Teixeira e de Thereza Amaro de Jesus ( meu pai não sabe dizer que é thereza com z ou s!) E foi casado com Maria da Silva Teixeira, também portuguesa. Encontrei uma carta onde meu bisavô diz que sente saudades de onde vivia, Alijó. Comecei o processo ontem e estou bem perdida! Qualquer informação será bem-vinda! Agradeço.
  • ola @elza !
    Por acaso conseguiu alguma coisa no DETRAN?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.