FILHO DE PORTUGUES COM BRASILEIRA NAO CASADOS

boa tarde!!! não sei se alguém pode me auxiliar ,
Minha mãe e filha de português com brasileira não casados, no registro dela que foi feito pelo pai , consta a nacionalidade dele como portuguesa , a mãe brasileira já faleceu/ Sem contato nenhum com o pai há mais de 20 anos , quando ele foi embora , nem sabe onde ele esta .Porem através de uma copia de documento de quando ele veio para o Brasil, conseguimos localizar os dados para solicitar a 2via do registro de nascimento dele no consulado /
Ela consegue dar entrada no assentamento por atribuicao somente com a copia da certidao dele de nascimento ,e os dela , ou nao ????? E necessario a presenca e os documentos dele atualizadas ?????

obrigada

Comentários

  • Sim, basta o xerox do Assento de Nascimento do português (nascido após 1911) e os documentos de sua mãe para fazer a Atribuição dela, desde que o português a tenha registrado com menos de 1 ano de vida.
  • Bom dia , obrigada pela atenção dispensada as minhas duvidas.
    Verifiquei o registro de minha mãe e no caso ela foi registrada com 7 anos , pelo meu avo português .
    Nesse caso como fica ??????

    outra questão : nos nossos registros e na copia do documento dele que nos encontramos o sobrenome é Almoster , mas na certidao dele em Portugal a resposta deles é que esta como Almuster , mudando somente uma letra no caso hoje é escrito com O e esta na certidao de 1942 com U , dá algum problema ?????

    obrigada ..
  • desculpe , outra questão :
    não precisa mandar a copia da certidão da mãe brasileira???? só do pai que é o portugues ??
    ou tem que mandar as duas????

    obrigada
  • Te respondi Inbox.
  • MUITO OBRIGADA , JA MANDEI OS EMAILS . AGUARDANDO RESPOSTA
  • O meu caso é bem parecido.
    Sou filho de português com brasileira, não casados, e a declarante foi minha mãe.
    Tenho o nome do meu pai na minha certidão de nascimento que foi feita assim que nasci. Tenho certidão de batismo com o nome do meu pai.
    Afinal, tenho direito a nacionalidade portuguesa? Se a mãe é declarante, sou menos filho do português por isto? O consulado pensa assim?
    Se puderem, me ajudem...
    Grato
  • Olá João, passo pelo mesmíssimo caso, o que rolou com o seu??
  • Bom dia pessoal !!!!

    Olha eu não tive problemas , juntei toda a documentação e mandei no dia 19/05/2016 e hoje a conservatória de Tondela me confirmou que o processo do assento da minha mão ja foi finalizado no dia 06/06/2019.E só aguardar chegar a certidão dela que já foi encaminhada para , dar entrada na minha .

  • Olá, o pai da minha sogra é filho de portugueses, nasceu no Brasil em 10/02/1919, no Rio de Janeiro onde os pais moravam porem foi para Portugal com 1 ano de idade, estudou lá no colégio Liceu de Lisboa onde os pais eram comerciantes de loja de secos e molhados, viveu lá até os 21 anos quando retornou ao Brasil, o fato é que não temos documentação nenhuma portuguesa dele mas acreditamos que tinha porque estudou em Portugal, já acionei o consulado de Portugal no Rio de Janeiro a fim de verificar se existe algum registro dele porem não encontraram nada, quando foram para Portugal no ano de 1920 foram direto para Leiria provável região de Garcia/Marinha Grande pois encontrei no site tombo informação sobre o registro do passaporte do pai dele com data de 14/12/1912, quando ele estiveram no Brasil, residiram no RJ até o retorno em 1921, como e por onde posso começar essa busca?
  • Boa noite! a gente ja tinha uma copia de documento do meu avo, que tinha os dados basicos , nome dele, data de nascimento, a filiacao e cidade , e minha tia mandou email p a conservatoria da respectiva cidade e eles localizaram o assento e nos mandaram o numero .

    Mas aqui indicaram A Mariza Guerra do fórum , para ajudar a encontrar o assento original do português SE estiver digitalizado.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado June 2016
    Alexyya,
    Se o assento foi localizado na Conservatória não estará disponível online. Envie os dados, pode ser inbox.
  • Alexia, bom dia. O meu caso é bastante parecido com o seu. Meu avô português registrou minha mãe com 9 anos de idade, e não era casado com a minha avó no papel. (foi o meu avô que registrou a minha mãe). Já tenho a Certidão de Nascimento portuguesa dele. Vc conseguiu?
  • boa noite meu caso e parecido meu sogro é filho de portugues com brasileira ele foi embora a muitos anos e acreditamos que ja esta morto na certidão de nascimento do meu sogro quem declaro foi a mãe mas consta que hera filho legitimo do portugues ele tem direito a cidadania ? preciso de ajuda antes de dar entrada
  • Mileide SilvaMileide Silva Member
    editado October 2016
    Boa noite!.Gostaria de saber como proceder para naturalizar eu, e meus filhos.Meu pai era casado, e teve tres filhos em Portugal.Por motivos de força maior não retornou,e viveu maritalmente com minha mãe (Brasileira) até sua morte em 1985 no Brasil.Eu possuo muitos documentos dele, e uma da minhas duvidas é em relação certidão de nascimento, tenho um documento com o nome Cédula Pessoal , e tem os dados de nascimento, seria uma Certidão de nascimento?,se não for como faço para consegui la?.Em relação a certidão de casamento preciso providenciar?, como fazer?.Desde já agradeço a atenção!.
  • Ola o meu filho e filho de português mas nao sou casada com o pai dele vivemos juntos
    Eu tenho direito a nacionalidade portuguesa pelo meu filho?
  • @Nayara Sande,
    não. Apenas se casar ou provar a união estável com seu companheiro, e depois de provar também vínculos com a comunidade portuguesa. Na prática, isso significa que terá que morar em Portugal por 2 anos ininterruptos.
  • Passando pelo mesmo problema.... Minha mãe foi atribuída no inicio do ano, agora vamos dar entrada na minha atribuição. Porém minha mãe não é a declarante da minha certidão (consta a filiação de mãe e pai) e não se casou com meu pai, eles vivem juntos até hoje, porém não casaram.

    Como proceder nesse caso?

    Alguém teve sucesso???
  • Guilherme,

    Muito obrigada, valeu mesmo ;)
  • Eu consegui minha nacionalidade. Estou muito feliz.
  • @Andressa Bastos, parabéns!! Feliz por vc!! Felicidades nesta nova fase de sua vida!!
  • Boa tarde a todos,
    minha duvida é, sou filha de portugues, meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento, mas tanto meu pai quanto minha mãe só eram casados na igreja, ambos na época do meu nascimento eram divorciados. Meu processo foi enviado pelo correio de Lisboa para Tondela, queria saber se esse fato do divorcio pode atrapalhar a minha solicitaçao de cidadania. Podem exigir mais algum documento? Grata desde já
  • @Sam não entendi pq seu processo foi enviado de Lisboa para Tondela? A conservatória pode pedir mais comprovação da sua maternidade o q ocorre quando os pais não foram casados.O fato dos seu pais serem divorciados na época do seu nascimento não interfere no processo.
  • @vl adpen olá, na verdade uma amiga que é advogada e esta me ajudando já que moro no Brasil e ela mora em Lisboa é que estava com meus documentos e chegou a conclusao que Tondela era melhora pra dar entrada no processo, por isso ele foi enviado via correio para Tondela. Você pode me dizer que tipo de comprovação de maternidade que eles solicitam , se for o caso já vou providenciando o documento que for. Outra pergunta, se eu ligar para Tondela consigo confirmar se meus documentos chegaram? Grata pela resposta e bom dia!
  • @Sam Pode ser uma carteira escolar, caderneta de vacinação, declaração da maternidade etc.Não sei se Tondela está atendendo telefones.Vc não tem o rastreio dos correios?
  • Obrigada @vl , vou pedir o numero pra poder rastrear, não foi eu que enviei.
  • Boa tarde. Por caro preciso de uma informação urgente. No caso de português declarante não casado mas registro de nascimento depois depois de 12 meses é possível conseguir a nacionalidade? Precisa apresentar alguma coisa a mais? Foram registrados na menoridade mas com mais de 1 ano. Obrigada
  • @TeresaFarias17

    Sendo o português declarante na menoridade, pode fazer o processo normalmente pelo ACP
  • @ Maria Nélida obrigada. Sim o português é o declarante.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.