Fazer via Conservatória, Consulado ou advogado?

Boa noite a todas e todos!
Sou bisneto de portugueses já falecidos, meu avô e meu pai são vivos mas nunca tiraram a cidadania portuguesa. Já tenho a certidão de nascimento do meu bisavô, na Conservatória de Registro Civil de Vila Verde, em Braga. No entanto, gostaria de saber se será necessário achar a certidão de nascimento da minha bisavó(não sei que data ela nasceu nem o local exato, só sei que na Beira Alta), a certidão de casamento deles - eles se casaram no Brasil e a certidão de óbito deles. Enfim, posso dar início ao processo para o meu avô obter tendo apenas o documento do pai dele ou tenho que obrigatoriamente ter também os da mãe? E qual das 3 opções tem sido mais rápida e ao mesmo tempo sem custos absurdos? Li que o pessoal do fórum costuma fazer via Conservatória só, como procedo neste caso?
Outra coisa, sei que é dificil estimar porque cada caso é um caso, mas quanto tempo e dinheiro tem levado para conseguir tirar quem também é bisneto tal como eu?
Eu também tenho outros dois probleminhas: o meu avô(filho dos portugueses) mudou um dos sobrenomes dele quando era mais jovem. E se casou com uma outra mulher antes de conhecer a minha avó - brasileira - no entanto ele e minha vó nunca se casaram.
Obrigado pela ajuda.
«134

Comentários

  • Custos absurdos é usando advogados. Eu mesmo fiz isso e hoje me arrependo. Meu processo correu tudo normal, e depois que fui ver que não tinha segredo nenhum, no meu caso(que também tinha divergência de nomes).
    O advogado foi um mero despachante, só foi entregar documentos. E ainda paguei 4000,00 por isso :-((( Eu dei entrada no processo de minha filha mês passado e vi que não tinha segredo.
  • @eop_pt 4000EUR?
  • eop_pteop_pt Member
    editado April 2016
    Reais. E depois queria me cobrar 1800 só pela transcrição de casamento. Mas ai ja fiz pelo consulado.
  • 4000 reais por um processo que custa 175 euros é MUITO caro, mesmo com divergência de nomes (o custo da retificação no cartório é de cerca de 250 reais).

    1800 reais por uma transcrição de casamento que custa 120 euros também é MUITO caro.

    Isso sem falar que o custo das certidões é por conta do cliente...
  • Eu sei. Na época o euro não chegava 3 reais. Hoje já deve ser muito mais do que os 4000 reais. E teve um outro que queria 4000 EUROS !!! No início até repassei o contato do adv. para uma amiga. O processo dela é super simples, os pais são portugueses e vivos, tem todas as certidões em mãos. Seria para ela e o filho. Iria ficar a bagatela de 16.000 reais..Surreal...
    Na época nem pesquisei direito sobre o assunto, para fazer por conta própria. Pensei que tivesse a necessidade de ser feito por advogados. Hoje em dia vi que ele foi um mero despachante(tipo despachante do detran). Só teve o trabalho de levar os documentos na crc.
    Como ele mesmo falou em um post (que ele mesmo apagou logo pois percebeu que era um tiro no pé) em grupo do facebook: Processo de nacionalidade é somente um processo notarial...
    Quer dizer, qualquer um pode entrar..engenheiro, padeiro, professor, desempregado..Não necessitando de advogado(pelo menos na grande maioria dos casos).
    Claro que quem esta no grupo (vou ser expulso..kkk) é sempre desencorajado a mandar pelo correio, desencorajado de fazer por ponta delgada(esse virou motivo de piada por lá), desencorajado de fazer pelo consulado e por aí vai. Era pra ser um grupo 'informativo', mas a única informação que se obtém é "favor narrar seu caso pro email.....". E aí fisga-se mais um cliente.
    Por um lado até entendo pois isso é um negócio (bem estruturado por sinal. Mensagens de casos feitos pelo escritório que não correm como esperado são logo apagadas e o usuário excluído. Propaganda negativa nem pensar). E que negócio. Pelos anúncios de processos concluídos aquilo é uma mina de ouro. Mas vejo lá tanta gente que o processo seria super simples..E que vão acabar gastando rios de $$$.
    Esses dias precisei do número do meu processo. Pergunta se ele me passou. A resposta foi que não tem mais essa informação. Pra eu ir na CRC com meus dados que consigo.
    Pelo menos moro em PT e fica fácil pra ir na CRC. Menos mal.

  • editado August 2016
    Essa comunidade é a "Portugal, cidadania portuguesa", é o próprio advogado que cuida dela, serve mais para atrair clientes para ele que para ajudar tirar dúvidas. Cheguei a cotar com ele também, fiz um monte de perguntas sobre o processo e possibilidades e ele só mandou os processos que eu teria que fazer (com todos aqueles desnecessários que o consulado pede) e os valores.
    No final, num processo que ele orçou por R$ 13000,00 e com prazo de 6 meses, fazendo por conta paguei R$2000,00 e demorou 1 mês.
  • Conheço o advogado em questão. É o famoso Dr. Urubu. Te informo que ano passado ele aumentou para 5 mil reais os seus honorários. Como ele parcela, o processo só fica pronto depois do pagamento de todas as parcelas.

    Arrogante, acabará te expulsando.. Espero que a sua amiga não tenha caído numa furada dessas. 16.000 reais... Caramba! Ele tem a petulância de cobrar pelas atribuições dos filhos menores que é GRÁTIS.

    Realmente ele só mostra os casos de sucesso e apaga os fracassos. E o tempo todo mantém os clientes inseguros e sem informação alguma sobre os processos até o pagamento da última parcela quando milagrosamente é concluído.



  • É isso aí. Pelo jeito já é bem conhecido.
    Foi o que aconteceu comigo. Parcelei em 6x, e logo após o pagamento da última adivinha o que aconteceu ? A cidadania apareceu, como que por milagre.
    Minha amiga não fechou com ele. Ainda bem.
    E pode expulsar. Só estava acompanhando para ver se saía alguma notícia sobre atribuição de netos, pois quero passar para uma de minhas filhas menor que mora no Brasil. De acordo com o Dr. Urubu atualmente ela só conseguiria se estivesse morando aqui, pois sou neto e meu pai não tirou a cidadania. A outra filha menor mora aqui em PT comigo.
    Hoje vejo os mails que ele me mandava. Tudo copy/paste, sem maiores explicações. Tinha que perguntar 3 vezes para obter alguma informação que precisava. O andamento do processo nunca é informado. E quem não faz com ele e pergunta algo sofre com as respostas terroristas sobre consulados, correios, etc, etc.
    O que não entendi até hoje é porque o site dele não é acessível aqui em Portugal. Ta querendo esconder o que ?
    E os fracassos e questionamentos sobre os processos que não correm bem são apagados mesmo. O esquema é bem montado. Tem administradores do grupo em Portugal, Brasil, Londres(que se acha o sabe tudo, kkk) e não sei mais onde. Então quase sempre estão monitorando as postagens para que nada indevido venha a tona.
    Quando fui na CRC dar entrada no processo da minha filha, o senhor que me atendeu (muito gentil e me atendeu super bem) perguntou como tinha feito o meu processo. Quando falei que foi com advogado ele fez uma cara...Tipo..Putz, mais um que foi enrolado. Já deve ser bem conhecido na CRC de Lisboa.
    Mas bola pra frente...Agora é ver como anda o processo da minha filha e dar entrada no do meu irmão.
  • @Eop_pt,

    obrigada pelo seu relato.
    Com certeza, ajudará muita gente, desavisada, que acha mais seguro procurar um advogado.
    Se pelo menos, ele tivesse a hombridade de acompanhar os processos e deixar seus clientes menos ansiosos, ainda acharia algo de bom nele. Mas, desse jeito, é cruel!
    Já ajudamos tanta gente que passa por aqui, gente insegura, que estava quase caindo em suas garras. Não tive o desprazer de conhece-lo (ainda bem). Mas, há alguns anos, meu pai pagou um despachante para procurar certidões do meu avô. Ele não só não achou, como "fugiu" com o dinheiro. Esse mercado é deprimente. E a certidão foi encontrada ano passado pela minha irmã, depois de catar bastante livros de um arquivo distrital. Mas, no geral, as pessoas cansam, e desistem, ou acabam sendo alvos fáceis.
    Quer dizer que Ponta Delgada é piada no tal grupo?
    Fico feliz em saber disso!!! A "piada" já deu super certo para tanta gente, que até perdi a conta.
    Boa sorte!
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado July 2018
    Pelo andar da carruagem, qualquer dia haverá queixas contra ele na OAB e na OA pois a atitude dele é antiética com a profissão de advogado. Você me diz que é QUASE uma "máfia"?

    Estou esperando ansiosa...
  • eop_pteop_pt Member
    editado April 2016
    Não vou chamar de máfia. É um grupo de pessoas bem organizado que descobriu esse filão e estão ganhando muito dinheiro. Em um dia dessa semana foram concluídos 12 processos. Claro que não são 12 todos os dias, mas com certeza são algumas dezenas por mês, sem contar as buscas por certidões, que é outro serviço oferecido. É um negócio que gira algumas dezenas de milhares de reais mensalmente. E outro dia vi que existem outros grupos de cidadania (espanhola e italiana) que são as mesmas pessoas. Devem trabalhar da mesma forma por lá. E isso vem desde a época do orkut.
    O diferencial é que existem outras pessoas que pegam casos impossíveis, só para arrancar o $$ do interessado, mesmo sabendo que será indeferido. Pelo menos isso eles não fazem. Se o caso não tem solução, não é aceito. Isso funciona como uma propaganda positiva por lá. Mas claro que existem processos dentre esses que dão errado, por algum motivo.
    As pessoas podem cobrar quanto acham que o serviço delas valem. Paga quem quer, nínguém é obrigado. O que não acho certo é o método de trabalho. As pessoas acreditam que o grupo é "informativo" (como a própria descrição do grupo diz). Nada ali é informado. Qualquer pergunta logo é incentivada a mandar o mail, para relatar o caso. E aí a isca é lançada e nínguém fica sabendo da resposta daquela pergunta. Alegam que cada caso é único e a resposta não serviria para nenhum outro caso existente na face da terra. E todas as outras opções que as pessoas teriam são menosprezadas("adEvogados", "açeçorias", consulados, correios), fazendo com que fiquem receosos de algo dar errado se não utilizar os serviços do grupo, mesmo o processo sendo o mais simples possível.

    O que aprendi participando do grupo:
    - Nunca enviar processos pelo correio (o processo vai parar na pior área da CRC)
    - Não ligue nem envie email para a CRC para saber do seu processo. Nada será informado e você ficará marcado, fazendo com que seu processo ande mais devagar.
    - "Consulados não sabem tratar de naturalização"
    - Consulados cobram taxas absurdas. Mas as praticadas pelo grupo são baratinhas....kkkkk
    - Facilidades existentes em tratar processos pelo Porto ou Ponta Delgada são besteiras faladas em "fóruns da internet"
    - Nunca relatar sua experiência pessoal, mesmo num caso bem sucedido. Seu post será deletado e será repreendido para deixar as orientações somente a cargo dos administradores. Vai que a dica se espalha. Ruim para os negócios.
    - "Experiências pessoais nunca ajudam, mas sempre atrapalham". Uma frase estapafúrdia sempre dita pelo administrador londrino. É ruim para os negócios também
    - "Prazos não existem". Nunca pergunte por ele, pois não será respondido. Agora eu aprendi por que não existe. Ele depende da quantidade de parcelas a serem pagas.
    - "Não existem casos parecidos. Todos são unícos". Então por mais simples que seja, você nunca irá encontrar a solução, pois ninguém passou por um problema parecido. A única solução é :"narre seu caso novamente para o email...."
    - "A maneira mais barata de fazer o seu processo é contratando um advogado especializado. Qualquer outra maneira utilizada pode gerar custos inimagináveis e desnecessários."
    - "Uma página na internet, que orienta as pessoas a obter a nacionalidade por conta própria esta desatualizada e contém erros absurdos. Muitas pessoas vem até mim depois de seguirem as orientações da página e algo dar errado."


    E Ponta Delgada virou piada sim, conforme postado pelo mesmo:
    "A cada dia surgem novos boatos e macetes espetaculares, fundamentados e repetidos à exaustão nos fóruns de nacionalidade - nada funciona como dizem, obviamente. Os macetes inéditos se revezam, cada hora é um. Na década passada a maravilha era enviar processos pelos correios, que hoje a maioria já sabe ser muito arriscado e lento. No início dessa o Arquivo do Porto se tornou muito recomendado para iniciar para processos - essa é a forma mais rigorosa atualmente, uma tremenda dor de cabeça. Agora o "último grito" é iniciar processos em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, nos Açores, a 1.500 km de Portugal.
    O absurdo está aumentado de intensidade gradativamente. Estou curioso pelo que surgirá em breve. "

    E aí a piada segue adiante pelos participantes que acreditam na seita.
    "A próxima deve ser em Cabo Verde ou Timor Leste."
    "Já que sugeriram...que tal Angola e Moçambique?"


    "Olá pessoal. Um atendente do consulado do RJ disse para minha amiga que a conservatória de Ponta Delgada está mais eficaz nos processos (indo bem mais rápido que os demais). Essa informação confere?"
    R:"Essa informação tola vem de fóruns de nacionalidade, não faz sentido algum. Curioso vir tb do RJ"

    E quando conteúdo de email enviados a ele são postados no grupo, desdenhando do que a pessoa perguntou, ou de suas dúvidas ? Vira chacota. Mesmo o nome não sendo divulgado, não acho correto. Imagina a pessoa lá no grupo vendo o que perguntou sendo ridicularizado ? Ètica passa longe....

    O exemplo de hoje:
    "Por quanto tá saindo a cidadania?"
    "Depende. Com ou sem cebola?"
    A maioria das pessoas não sabe como funciona. E na grande maioria dos casos deve perguntar isso logo de início. Não sabe que ele quer ver as certidões antes de fisgar o cliente...Precisa disso ?

    Assim como outros advogados são contestados no grupo. Outro dia um advogado estava por lá ameaçando colocar um processo pela forma como foi contestado num post. Claro que foi feita aquela faxina no post, e o advogado expulso, lógico.

    Mas o que mais fico admirado é como as pessoas ficam iludidas. Pagam caro pelo processo que poderiam fazer sozinhas e mesmo antes do processo ser concluído, passam a idolatrar a pessoa. É deus no céu e o advogado na terra. Passam a crer que somente ele pode resolver questões de nacionalidade. Que não existe outra pessoa capaz. Aquilo parece uma seita. E uma seita crescente, que já tem mais de 20.000 pessoas, apenas nesse grupo.

    Quanto a queixas na OAB ou OA eu até pensei nisso pelo fato de ele não me fornecer o número do meu processo. Mas como o processo foi concluído com êxito, não sei se ele tem a obrigação de ainda possuir o número ou verificar e me passar posteriormente. Vou perguntar para minha mãe que é advogada. Se ela falar que ele tem que informar, independente do estado do processo, irei notificar sim. Sem dúvida nenhuma.
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado April 2016
    @eop_pt, muito bom vc compartilhar isso com a gente. Espero que a grande maioria daqui do fórum leia e compartilhe para que menos pessoas venham a ser enganadas e lesadas.
  • É essa a intenção. Que as pessoas procurem se informar primeiro e vejam que não é necessário gastar milhares de reais (como eu gastei) com um serviço de "despachante".
  • O processo de cidadania é um Registro de Nascimento num cartório. Às vezes não é simples por causa da dificuldade dos documentos ou das divergências. Raros são os processos mais difíceis, esses sim, necessitariam de um advogado.

    Nesse grupo em questão, você precisa entender que existe outros membros que estão ali apenas como isca, sempre confirmando o que o Dr Urubu afirma. A equipe dele é enorme e volte e meia aparecem por aqui para nos fazer uma "visitinha".

    O problema das pessoas caírem nesses golpes é a preguiça. Basta fazer uma pesquisa na internet e procurar opções que todo mundo acaba caindo no fórum, como eu caí em 2015 de para-quedas. São tantos casos de sucesso. Fracassos também há pois infelizmente nem todos têm direito a cidadania. E exclusão de membros ou postagens aqui também existe: os spams e seus autores.

    Embora não sejamos advogados, TODOS do fórum, sem exceção ajudamos uns aos outros com a troca de experiências. E assim vamos aprendendo e ensinando.

    O bom disso tudo é que você conseguiu sair fora.Tem casos até mais escabrosos que você não tem noção.

    Mas é uma pena que existam profissionais assim. Cobrar honorários é justo (embora sejam caros) mas a maneira como a pessoa é "levada" a contratar os serviços dele não é bonita.

  • Bom dia, pessoal! Acabei chegando ao post pelo comentário do Breno Coimbra (não consigo marcar ele...) mas acabei me deparando com outro assunto. Acho que também tive meu caso analisado por esse advogado... O meu caso é igual ao do Breno, com relação à árvore genealógica, embora alguns irmãos da minha avó (filha do português) já tenham tirado a cidadania deles, então creio que todo o processo de corrigir erros da documentação dele e tal já foram feitas, além de não ter tido nenhum mudança de sobrenome e todos na linha tenham sido casados. Ele cobrou pra mim e meu irmão 22 mil reais já com desconto! Conheço quem ainda em processo com ele e diz que vale a pena, mas a conta não está fechando na minha cabeça!!!
    Encontrei uma outra consultoria que propôs fazer 3 processos separados, ou seja, primeiro fazer a documentação da minha avó, depois a da minha mãe e depois e a minha/meu irmão. quase 10mil por tudo isso, fazendo por Portugal.

    O que vocês acham? Eu tenho bastante chance de conseguir fazer sozinha, certo? Eu tendo somente uma cópia da certidão de nascimento e casamento do português serve pra eu dar início?

    Acabou que o assunto do Breno mudou, mas alguém teria noção do tempo que os processos estão demorando?

    Obrigada!! =)
  • Bom dia,@Julia Saraiva de Britto.Eu também quase fui fisgada por esse advogado.Queria 5 mil pra fazer a atribuição da minha filha,2 mil pra transcrever o casamento e 1.500 pra fazer a atribuição do meu neto que na época tinha somente 1 aninho e não pagava emolumentos.Isso porque já sou portuguesa e minha documentação e as documentações da minha filha e neto estavam 100% corretas.E eu ainda teria que enviar todas as certidões já legalizadas pelo consulado daqui.
    Com certeza,@Julia,vc poderá fazer tudo sozinha.
    Abra um tópico com todas as sua dúvidas e esclareça quem é o portugues(acho que seu bisavô,certo?)
    Todos aqui irão te ajudar.
    Boa sorte.
  • Oi, Maria Nélida!
    Boa ideia!
    Ontem eu comecei a ler os tópicos do blog e fiz algumas perguntas e hoje eu sentei pra ler mais seriamente e tem muuuuuuita informação aqui!!!
    Algumas perguntas que fiz ontem nem precisariam ter sido feitas, peço desculpas!
    Vou abrir um com o que eu já tenho de informação pra ver se vocês podem me ajudar mais especificamente!

    Obrigada!
  • Julia, faça sozinha! Tem muita coisa aqui, e o pessoal é sempre muito solícito, a Theresa foi praticamente uma mãe no inbox de tanta paciência e boa vontade com as minhas perguntas. Eu quase caí na desse cara também, e agora vi que consigo fazer tudo sozinho, já corri atrás e localizei tudo o que eu precisava. Boa sorte!!
  • Verdade, Breno!!! Estou me sentindo super confiante pra fazer sozinha agora!!! \o/
    Sempre agradecendo à galera aqui!!
    Ainda vão me ver um cado por aqui, mas espero que já com o processo andando!!
  • ElizaEliza Member
    Olá pessoal. Aqui, tenho uma dúvida. Eu fiz o meu processo pelo Consulado (pois não fui atenta o suficiente para acompanhar o que este Forum tanto aconselha). Me arrependo, mas tá feito. O e-mail que recebi da CRC me informa que não há prazo para a conclusão do meu processo (que foi numerado neste mês de maio), pois há muitos "na fila", mas o Consulado me deu um prazo de 6 meses. E aí?!
  • E aí que a partir do envio dos documentos, o consulado não tem mais nenhuma participação no processo, tudo fica sob o controle da CRC Lisboa, portanto esqueça a previsão do consulado. Se a CRC te deu um prazo de 6 meses, considere entre 8 e 12 meses. O jeito agora é esperar...
  • ElizaEliza Member
    @Wesley, a CRC Lisboa não me deu qualquer prazo! Agora é esperar e esperar e esper...
  • Ops... Corrigindo :) Se o consulado te deu um prazo de 6 meses, considere entre 8 e 12...
  • Pessoal, acabei de ler esses comentários e realmente vocês me ajudaram. Um absurdo um advogado cobrar tanto e agir da forma como vocês relataram. Estou seriamente pensando em cuidar do processo pessoalmente. O que acham de eu ir pessoalmente à CRC e dar entrada lá?
  • @Renato Nunes Gomes,se vc estiver em Portugal vale a pena ir pessoalmente,embora o prazo de conclusão não mude,o que pode adiantar é o tempo que a documentação demora pra chegar em Portugal - em torno de 8/10 dias.
    Mas lembre-se que levar que levar toda as certidões brasileiras com firma do notário reconhecida e apostilada.
    E a xerox do RG- dependendo da conservatória- também apostilado
  • @Renato Nunes Go5 ou 6 dias.mes, foi como a Maria Nélida falou não muda muito nas conservatórias que costumamos enviar, mas tem conservatórias que não aceitam documentos pelo correio e só fazem o processo presencialmente. Teve um colega nosso aqui do forum que fez atribuição da filha em Almada pessoalmente e saiu em 5 ou 6 dias. Mas seria interessante vc escrever antes pra la para saber se no seu caso pode ser feito la.
  • Consultei o consulado e me pediram um monte de certidões (muitas desnecessárias) Meu caso é bem simples e fácil. Sou filho de pais portugueses, e na minha certidão foi declarante o meu pai. Esse tal de Urubu também enviou email para mim, mas pesquisei na internet e, ainda bem que descobri este grupo. Vou fazer todo o processo sozinho, basicamente já tenho toda a documentação, falta apenas apostilar minha certidão de nascimento, depois compartilho minha experiência e os resultados alcançados.
  • Boa tarde. Encaminhei um e-mail pra Conservatória de Lisboa, pra saber como proceder para obter a cidadania da minha filha. Uma vez que aqui pelo consulado, o processo não pode ser concluído. Já faz uma semana que mandei o e-mail e até agora não tive nenhum retorno, é normal demorarem tanto pra responder e-mail? Obg
  • @Emmanuelle, faça você mesma enviando para Portugal seus docs. Lisboa é muito demorado o processo, aqui enviamos para Tondela, Ovar, Vila Nova de Gaia para processos de atribuicão ou aquisição.
    Quem é o portugues na sia familia e quem é o filho ou filha?
  • M Adelaide, eu tirei minha cidadania em 2015, minha vó era Portuguesa, e tirei a cidadania da minha filha caçula no fim do ano passado, fiz tudo sozinha através do Consulado aqui em SP. O processo da minha filha mais velha foi devolvido, pois ela foi adotada pelo meu marido em 2012. Por ter o processo de adoção unilateral, o consulado me instruiu a enviar um e-mail pra Conservatória de Lisboa, pra ver como proceder. Estou perdida, não sei o que fazer, nem responderam o e-mail ainda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.