Certidão de Nascimento em Portugal

Olá Pessoal. Sou neto de português e estou iniciando a busca por minha cidadania portuguesa. Já sei que posso fazê-la por atribuição e que preciso primeiro conseguir a do meu pai.
Tenho em mãos os seguintes documentos:
Certidão de casamento de meus avós (os dois portugueses) realizada no Brasil.
Certidão de óbito de ambos.

Verifiquei que preciso fazer a transcrição do casamento de meus avós, mas tenho algumas dúvidas e problemas:
Na Certidão de casamento só consta, "nascido (a) em" Portugal, para ambos.
Não possuo Certidão de nascimento deles, portanto não sei qual freguesia e concelho.

Será que alguém poderia me ajudar só pelo nome dos meus avós e seus respectivos pais?
Meu avô: Alfredo Augusto Teixeira, filho de Silvino José Teixeira e Cacilda Madureira, nascido em 04/06/1882.
Minha avó: Glória de Jesus Teixeira (nome da casada), filha de Luiza Maria, nascida em 21/12/1898.
«1

Comentários

  • Julião,

    A Glória veio com a mãe ou com o Alfredo? A Felisbela veio com quem? Você sabe quando emigraram?
  • Julião,

    Registro de passaporte de Gloria de Jesus http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1099520 - ter citado o nome de Felisbela in box foi determinante para encontrá-las.
    Freguesia Telões (lugar Gralheira) - Concelho Vila Pouca de Aguiar - Distrito Vila Real.

    Pesquise nos livros de Telões http://tombo.pt/f/vpa11 não se limite à data que você possui, fique atento ao nome do Lugar - Gralheira que aparece junto ao nome - e muito atento ao nome da progenitora. Me dê retorno, pois se não encontrar o registro de Gloria a pesquisa será em busca do registro de Felisbela.
  • Muito obrigado Mariza. Vou pesquisar e te retorno.
    Um abraço
  • Boa noite Mariza Guerra. Quando você me enviou o Registro de Passaporte de minha avó, entrei no site de Vila Pouca de Aguiar e encaminhei um email solicitando informações. Recebi resposta do Gabinete de Apoio ao Emigrante e então enviei o Registro de Passaporte. Espero receber alguma resposta.
    Ainda irei ao cartório onde foi realizado o casamento de meus avós para conseguir mais informações.
    Um abraço,

    Julião Augusto
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2016
    Julião,

    Te indiquei os livros digitalizados da freguesia de Telões para você pesquisar. Se não achar a Glória na data que você tem vá além desse ano.
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1092906 - esse livro é de 1890 a 1899 - esse trabalho você precisa fazer.
  • Boa Noite Mariza,
    Eu pesquisei esse livro do início ao fim, além de outros, mas não achei nenhuma referência à minha avó Glória. Vou olhar novamente.
    Devido ao meu trabalho ainda não tive tempo de ir ao cartório de Nova Iguaçu - RJ, onde meus avós se casaram, para ver se consego uma cópia da Certidão de Nascimento de meus avós.
    Obrigado pela informações.
    Um abraço
    Julião Augusto
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2016
    Julião,
    No registro de passaporte de Glória há a informação da idade de Felisbela - 10 meses em Outubro de 1923. Peça a certidão dela à Conservatória de Vila Pouca de Aguiar informando a freguesia de Telões e pedindo a busca a partir outubro de 1922. email: crcpcom.vpouca-aguiar@dgrn.mj.pt
    O registro de Felisbela pode esclarecer muita coisa.
  • Obrigado Mariza Guerra.
    Conversando com meus primos, filhos da minha tia Felisbela, os mesmos informaram que ela foi registrada no Brasil. Eles ficaram de procurar essa certidão para mim.

    Vou encaminhar o email que você me enviou.

    Mais uma vez obrigado pelas informações.

    Julião Augusto
  • karenkaren Member
    Boa noite pessoal. ESTAMOS INICIANDO LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS PARA DAR ENTRADA NA NACIONALIDADE PORTUGUESA.
    Estou precisando da certidão de nascimento de inteiro teor de meu avô português falecido. Vcs podem me orientar de como pesquisar?
    Nome: ANTONIO GOMES DUARTE
    DN: 07/03/1890
    FILHO DE : JOSÉ GOMES DUARTE E ANNA PEREIRA DE OLIVEIRA
    LOCAL: VILA NOVA DE GAIA - CONSELHO DA ARRABIDA, ESPINHO PORTO- PORTUGAL
    Achamos também uma carteira de trabalho dele do Brasil onde consta um numero da carteira de estrangeiro: 22613-2248-40 . Não sabemos se ajuda em algo.
    Desde ja agradecemos
    Alberto Gomes
  • Karen

    Vila Nova de Gaia dá nome a um Concelho no Distrito de Porto - Tem freguesias com o nome Espinho em Aveiro, Braga, Viseu e Guarda; Arrábida é o nome de uma Serra em Setúbal. Como esses nomes aparecem nos documentos do seu avô?

    O Cepese possui registros de passaportes, se você não tiver mais informações poderá solicitar dados sobre o ID abaixo, entretanto por se tratar de nomes comuns podem ser homônimos.
    270091 António Gomes Duarte Vila Nova de Gaia Vila Nova de Gaia José Gomes Duarte Sem Indicação Pedreiro 21 Rio de Janeiro Solteiro
  • karenkaren Member
    Oi Mariza
    Obrigada por ter respondido.
    Não temos quase nenhuma informação...somente temos carteira de trabalho do Brasil e registro de arma do Brasil e carteira de identidade para estrangeiro do Brasil faltando informações....
    Na verdade foi meu sogro que nos forneceu estes nomes que ouvia dele na época...
    A única informação precisa seria o nome dele ,dos pais dele e a data de nascimento .Por isso estamos perdidos...
    Na carteira profissional do Brasil esta escrito assim: Nascido em Porto- Portugal...somente isso.
    Ele veio para o Brasil em 1911, não sabemos o dia e mês.... E faleceu aqui no Brasil.Temos a certidão de óbito que também não tem quase dados nenhum.....
    Não estamos conseguindo o conselho , a freguesia e o numero do assento dele....
  • karenkaren Member
    Esse ID o que seria? numero de passaporte? ou identidade portuguesa?
  • Karen,
    ID é a identidade que o Cepese destina aos nomes, no caso acima 270091. Sugiro que você faça a solicitação. Virão dados da emissão de passaporte os quais poderão esclarecer, não é garantido que venha a freguesia, porém vale o risco. As datas de nascimento e ano de chegada ao Brasil informados por você batem com a idade da ID que postei acima a qual pode ser do seu avô.
  • Boa noite Mariza Guerra. Me oriente, por favor.
    Estamos buscando a Certidão de nascimento de minha avó, mas há necessidade dessa certidão, uma vez que já possuímos os dados necessários para a Transcrição de casamento (concelho, freguesia, etc.) e que para o pedido de Atribuição só vou precisar da Certidão de Nascimento de meu avô?
    Estou pensando certo ou errado?
    Obrigado pelas orientações,
    Um abraço,
    Julião Augusto
  • @Juliao,

    sim, há necessidade da certidão de nascimento.
    Uma vez que ambos seus avós eram portugueses, precisa transcrever o casamento, para que o filho do casal tenha acesso à cidadania por atribuição.
  • Obrigado Márcia.
    Estou aguardando a Certidão de inteiro teor do casamento de meus avós para ver se consigo mais informações sobre o local de nascimento de meus avós.
    Um abraço
    Julião Augusto
  • Boa sorte, @Juliao!
  • Prazer,
    Sou neto de português falecido e não consigo localizar a certidão de nascimento dele para poder tirar Nacionalidade Portuguesa .
    O nome dele era Cezar Augusto do Nascimento, nascido aos 24/06/1906 - filho de José do Nascimento e de Maria Casimira Ramos.
    Precisaria saber a cidade ou a província que ele nasceu? Pois só tenho as certidões de casamento e óbito.
    O consulado português para fazer a transcrição necessita da certidão de nascimento dele e estou com muita dificuldade para conseguir ajuda em achá -la. Ele não tem nenhum descendente vivo.
    Obrigado antecipadamente pela ajuda de alguém.
  • @Reinaldo,

    Poste em apenas um local. Te respondi Inbox.
  • karenkaren Member
    Mariza vou tentar a busca pelo cepese.
    A única forma de descobrir o conselho e a freguesia é esta? Não há nenhuma outra opção caso o cepese não tenha informações?
    Muito obrigada por sua ajuda.
  • Karen

    Você pode pesquisar o processo de imigração no órgão que emitiu a Carteira de Identidade de Estrangeiro. Se as informações estiverem no Arquivo Nacional - tem atendimento à distância - a resposta ao pedido demora em média dois meses. No Cepese é bem rápido - vou repetir: nem sempre a freguesia é citada nos dados do Cepese - virá o número do passaporte o qual trará novas pistas. São peças de um quebra-cabeça.

    Tudo leva a crer que ele seja de Vila Nova de Gaia - http://tombo.pt/m/vng - são muitas freguesias - vc pode tentar pesquisar em todas, se a data de nascimento estiver correta pode ser que encontre. Basta clicar no nome da freguesia do Concelho de V. N de Gaia à esquerda, os livros de batismos aparecerão.
  • Boa noite Mariza Guerra. Hoje fui buscar a certidão de casamento de meus avós, porém nos campos de local de nascimento só aparece Portugal.
    Enviei aquele Registro de Passaporte que você conseguiu para um email do Município de Vila Pouca do Aguiar e fui respondido por uma pessoa (Dr. Carlos Amaral), do Gabinete de Apoio ao Emigrante, inclusive ele me ligou e ficou de verificar o que pode fazer, pois a emissão da referida certidão de nascimento não é do seu setor. De qualquer forma me orientou, caso nada consiga, que eu envie o Registro de Passaporte para o Arquivo Distrital de Vila Real.
    Acho que o caso a certidão de minha avó deve ser resolvido. Meu problema maior é descobrir o local de nascimento de meu avô. Continuo, todos os dias, tentando alguma informação na Internet.
    Tentei ligar para o Consulado do RJ, mas não consigo informação por telefone e como meu avô nasceu a mais de 100 anos, acho que só é possível conseguir algo através do arquivo distrital da região onde ele nasceu.
    Gostaria de agradecer a sua ajuda e de todos os amigos deste fórum.
    Um abraço,
    Julião Augusto
  • Ola pessoal!
    Não sei a freguesia de nascimento de meu avô... só tenho esses dados:

    Nome:José Ramos Gouveia
    Filiação: Beatriz Gouveia e José Augusto
    Natural de Coimbra
    Desembarcou no porto do Rio de Janeiro em 10/03/1928

    Por onde começo as buscas??Alguma dica??? Por favor! Obrigada...
  • Cris,

    Cartão de Imigração: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVV9-458M - com os números de registros do cartão você poderá solicitar o processo de seu avô ao Arquivo Nacional - tem atendimento à distância no site. O pedido de pesquisa feito presencialmente tem resposta mais rápida.
  • Obrigada Mariza, vou tentar!
  • @tereza lima, vi acima q vc respondeu in box ao Reinaldo Lima. Por favor, conseguiu ajuda-lo? o avô dele é irmão da mãe de minha sogra e ainda não consegui descobrir de onde veio.
  • editado June 2018
    @clarisse a postagem da @TheresaLima foi em 2016.
  • marmendoncamarmendonca Member
    editado June 2018
    Bom dia, sou Marcelo filho de Fernando Mendonça RNE XXXXXX nascido em 15/09/1937 , neto de José Mendonça e Virginia de Souza Vital de Mendonça, meu pai disse que nasceu na Ilha da Madeira, mas veio logo em seguida para o Brasil, ele disse que não se lembra onde poderia estar a certidão de nascimento dele, queria saber se tem como localizar, pois pretendo tirar para minha filha a dupla Cidadania, aguardo.
  • @marmendonca

    Para sua segurança,JAMAIS exponha numeros de documentos
    Por esse motivo,substitui o numero do RNE por XXX
  • okkkk grato pela informação
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.