Nacionalidade portuguesa pelo casamento

17879818384317

Comentários

  • @Gabriela Meirelles, sim, um ano de validade. Acredito que não tenha problema pois vai ser entregue antes de vencer.
  • @AllanDC o meu completa 11 meses hoje que foi recebido em Lisboa e também está na "bolinha 3"... Sei não.... Mas acho que a tendência é mais de 18 meses para se finalizar os processos ou até mais...
    A palavra de ordem é: Paciência... (Infelizmente)
  • @DanielHenriques, legal. MUITO obrigada por sua grande ajuda!!!
  • Pessoal, cá estou eu novamente. Me desculpa tantas dúvidas, estou preenchendo o formulário 3.
    No quadro 1 (pergunta 8) sobre localidades e países onde residiu anteriormente.
    Com 16 anos, minha mãe morou por 10 meses nos Estados Unidos (no programa de Exchange Student). Devo mencionar isso? Caso sim, irão solicitar os atencedentes criminais dos Estados Unidos também?
  • @marciomf sobre a exigência de preenchimento do campo 8... sabe dizer se morou em mais de uma cidade num mesmo estado há necessidade de relatar? Quando mandei coloquei só Rio de Janeiro - Brasil, pois considerei o estado e não a cidade. Vi que no caso da sua esposa vcs colocaram a cidade, e não o estado, apesar de ser em estados diferentes..

    estamos aqui preocupados com essa exigência rsrs

    fora que sempre penso que se não tivesse esquecido de preencher isso o processo já poderia ter andado :/

    alguém sabe me dizer onde está a planilha para inserir o numero do processo do meu marido?

    dose extra de paciência pra todos e uma ótima semana! rs
  • Boa tarde pessoal.
    Estou aguardando a atribuição de meu pai sair para dar entrada na minha e para passar o tempo fico lendo o fórum...rsrs

    Nessas leituras me surgiu uma dúvida. Sou casada há 8 anos e possuo 2 filhos com meu esposo.
    Chegando nesse tópico vi que ele pode conseguir a aquisição por casamento, mas eu tinha lido em algum lugar que isso só seria possível se ele morasse X anos legalmente em Portugal e aqui vi que basta sermos casados pelo menos 3 anos com filhos ou 5 anos sem filhos, é isso mesmo?

    Obrigada.

  • felipefelipe Member
    @gabriela, não sei dizer qual a exigência de tempo (ter q ter morado no mínimo X meses), mas se for preciso os antecedentes do EUA é algo bem demorado de conseguir, salvo engano é o FBI que emite.

    @Beatriz esse campo é mais voltado para o país, para que eles possam solicitar os seus antecedentes dos países em q morou. Acredito que não tenha problema colocar apenas um lugar, desde q ele seja do mesmo país, mas preencha conforme o pessoal orienta por aqui. A planilha está aqui: https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=83172854DE9F20DD!348&ithint=file,xlsx&app=Excel&authkey=!AFNxP-jpSVGEdlw


    @LuisiEB basta que esteja casado com um portugues(a) a pelo menos 5 anos, ou 3 anos se tiverem filhos que ja são portugueses.
  • @felipe, muito obrigada pelo retorno!
    Se alguém por aqui souber do tempo mínimo por favor me avisa? Estou um pouco preocupada com esse campo 8. :)
  • Obrigada @felipe!
    Alguma orientação para o preenchimento? essa previsão de conclusão de onde saiu? verificarei a data de abertura do processo, pois só sei o mês. Preencho em seguida!
  • felipefelipe Member
    @Beatriz, não sei não, não foi eu q criou essa planilha, mas imagino que seja com base na média de tempo que o pessoal leva, o problema é que esse tempo só vem crescendo, hoje está entre 15 e 18 meses...
  • Boa noite @pessoal.

    Uma dúvida, quem está tirando nacionalidade por aquisição (está tirando por ser neto de português processo enviado antes de mudar a lei), poderá passar a nacionalidade para o cônjuge?

    Obrigada
  • @felipe obrigada pela resposta ao meu questionamento anterior.
  • @LuisiEB,

    Pode, mas para isso deverá efetuar a convolação. Trata-se de um processo de mudança de tipo nacionalidade (derivada para origiária).

  • Meu processo dado como favoravel em janeiro foi dado como terminado hoje 03/07/2019
    Sendo ja criado o registo , um abraco a todos e boas expectativas !
  • felipefelipe Member
    Parabéns @Josias pinheiro!
    Apenas para termos noção de tempo de conclusão, vc enviou em janeiro/2018, e o processo tinha numeração 52XXX/2018, correto? Caiu em exigência ou foi direto?
  • Beatriz Bastos, o que coloquei no meu último post sobre o campo 8 é exatamente a informação que recebi da atendente da LR e modelo que usei me antecipando para não cair em exigência, já que eu não havia preenchido este ítem. Mas se você colocou Rio de Janeiro - Brasil, para quem irá analisar o seu formulário dará a impressão de que morou na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Creio que não terá problemas com isso, já que colocou o seu país de origem.
  • @felipe a entrada foi em 13 de janeiro 2018 e em 28 de marco de 2019 foi despachado favoravelmente e aguardei o assento que saiu hoje 03/07/2019
    O numero 52xx18
  • @felipe foi direto , mas como a CRC esta lotada esse o motivo da demora .
  • O prazo esta sendo de 15 a 17 meses ...o meu levou 17 meses e olha que ja tinha 6 anos de residencia legal mas preferi optar pelo casamento e nao pelo tempo de residencia que seria mais rapido , mas , infelizmente a quantidade aumentou muito de processos .
  • Alguém sabe informar quanto tempo eles levam para reapreciar as exigências do campo 8 após o recebimento dos documentos na CRC ?
  • @Josias pinheiro vi que seu despacho favorável foi 28/03, meu foi entre 30/03 a 08/04 me deu uma animada, mesmo o meu processo sendo de março. Pq recebi isso em um email na época:

    O processo supra referido já se encontra despachado favoravelmente aguardando a feitura do respetivo registo de nascimento, que será efetuado por ordem cronológica da data de despacho.

    Se é por data de despacho o meu está para sair...
  • Quem dá entrada por procuraçao tbm demora esse tempo de 17 meses pra finalizar o processo?
    Enviei meus documentos para Portugal em Julho/2018 e como a minha representante nao colocou email nenhum no formulário estou sem acompanhar meu processo.
    Será q uma outra pessoa pode pedir uma senha pra q eu possa acompanhar o andamento?

  • @Simone ligue na linha de registro e peça informações.
  • editado July 2019
    Alinebmaresch@ sim o seu em brève daïra tambem .
  • @marciomf sabe informar quanto tempo eles levam para reapreciar as exigências do campo 8 após o recebimento dos documentos na CRC ? O meu chegou lá dia 01/07/2019 e não tenho notícias sobre o procedimento a ser feito agora, caso possa me ajudar desde já te agradeço.
  • @SAMUCA UNS 15 DIAS NO MÁXIMO.
  • marciomfmarciomf Member
    editado July 2019
    @SAMUCA. não tenho idéia. Como eu informei acima, como eu já sabia que iria cair em exigência, me antecipei e enviei o formulário com a retificação. Assim, quando o meu processo foi apreciado, não ficou parado devido a mesma.
  • Obrigado pela informação jrmanaus e também marciomf vou aguardar o despacho mas já dá para se ter uma previsão.
  • Pessoal, finalmente finalizei e mandei todos os documentos para Portugal para dar entrada no processo de nacionalidade pelo casamento! Qual é a próxima etapa? (Além de controlar a ansiedade nos próximos 17 meses, rsrs). Devo ligar lá depois de um tempo de recebido para saber? Ou eles me informam de alguma maneira?
    Obrigada!
  • felipefelipe Member
    @Gabriela Meirelles Se continuar como sempre, daqui a 1 ano mais ou menos vc vai receber uma carta com o numero do processo, e com o codigo de acesso para consultar pela internet...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.