Documentos enviados pelo Sedex Mundi

klebergarcyaklebergarcya Member
editado June 2019 em Processos de Atribuição
Bom dia Pessoal,

Resolvi colocar esta discussão aqui pois tem maior visibilidade.

O Sedex Mundi é bem mais caro e não tem a eficiência do EMS.
Depois de apurado verifiquei que o EMS é enviado pelo própio Correio até Portugal e chegando lá o CTT faz a entrega, e o melhor é possível verificar o andamento de toda a entrega.
No Sedex Mundi, os Correios estão terceirizando já em SP, e o rastreamento para na "CENTRAL DE LOGISTICA INTERNACIONAL", não sai desta posição. Os próprios funcionários dos Correios não sabem de nada, nem deste procedimento. Um stress para nós que temos muitas certidões valiosas sendo enviadas, sem saber onde estão realmente.
Consegui apurar estas informações com outras pessoas que passaram pelos mesmos problemas e relataram que a DHL, FEDEX ou UPS é que entregam no exterior.
Ontem falei com Ponta Delgada e tive as informação que os Vales chegaram e só aguardam os dctos.

Abraço a tds
«13

Comentários

  • Estou consultando no site dos correios para enviar os DOCS para Ponta Delgada a partir de SP:

    EMS 131,00 8 a 11 dias (Seguro de R$ 100,00)
    Economico 40,40 14 a 19 dias (Sem Seguro)
    Prioritario 58,80 12 a 15 dias (Seguro de R$ 30,00)
    Sedex Mundi - Indisponivel

    Pelo custo beneficio o prioritário vale mais a pena na minha opniao.. menos da metada do EMS e com praticamente o mesmo prazo.

  • Então resumindo: é para enviar EMS e evitar o Sedex Mundi. È isso né?
    Esse EMS é nos Correios tb?
  • @voyager7 Sempre enviei por EMS e nunca tive problemas.
    Já teve gente que enviou prioritário e também chegou lá.(só que demorou mais de 15 dias).
    Na minha opinião EMS é a maneira mais segura.
  • Já havia enviado pelo EMS e foi muito bom. Acho a melhor relação custo x benefício.
  • @klebergarcya,

    assim como a Maria e a Theresa, sempre enviei meus documentos (e de todas as cidadanias e casamentos da família) por SEDEX EMS. Ao perguntar nas agências dos correios, o Mundi sempre estava indisponível.

    Porém, ano passado, os correios extraviaram os documentos dos meus filhos. Aparecia no rastreamento que nem tinha saído do RJ. Entrei em contato com Deus e o mundo, e ninguém conseguiu ajudar. Resultado: fiz tudo de novo e enviei outro SEDEX EMS.

    Os correios me informaram que o meu seguro seria de R$ 100,00.
    E me orientaram que da próxima vez, eu fizesse pelo Mundi, porque o seguro dele é de R$ 400,00 (por isso mesmo, fica indisponível a maior parte do tempo).

    Apesar do inconveniente e da ansiedade em relação ao rastreamento, se eu tivesse ao meu alcance, teria feito pelo Mundi, por causa do seguro. Perder documentos é uma angústia grande.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    Que prejuízo, @Marcia, de tempo e de dinheiro!

    Foi bom você relatar o seu caso porque até carta registrada já relataram aqui no fórum. Acho uma economia prá lá de arriscada. Se a gente pagando tudo isso, acontecem extravios...

    Nós aqui no fórum economizamos o máximo possível em documentos e emolumentos mas a postagem deve ser a mais segura possível.
  • Economizar em um momento como esse não compensa. Agora vou aguardar.
  • Boa sorte, @Klebergarcya!

    Tem razão, @Theresa.
  • Obrigado
  • Pessoal bom dia,

    Espero que possa ajudar e sem fim comerciais, existe um aplicativo para celular ,que ajuda acompanhar as encomendas com numero de rastreamento , chama-se MUAMBATOR, apenas insira o código de rastreamento e o aplicativo vai alertando a cada movimentação, vale a pena.
  • Também uso esse Fabiano! Ele manda emails também a cada atualização de Status..
    Nao sei se ele rastreia quando chega em portugal. Mas acredito que sim..
  • Os documentos chegaram. Graças.

    O tal do Sedex Mundi fica parado o status em SP, só atualizam quando se faz a entrega em Portugal.

    Abs
  • @Klebergarcya,

    ufa!!! Ainda bem!


    Pessoal,

    os correios têm também um aplicativo para android, que mostra o rastreamento, como aparece no site.
    Mas, quando chega em Portugal, não serve de nada.
    O ideal mesmo é acompanhar pelo site do CTT.
  • Sobre Sedex Mundi nao posso informar, pois aqui estava indisponivel pra mim. Mas ja fiz envios por EMS e Prioritario. Ambos chegaram sem problema, porem no prioritário a emoção foi mais forte =)
    Paguei algo em torno de 25 reais, mas demorou 20 dias para ser entregue e quase nao teve atualizacao nenhuma por parte dos correios e CTT Entao o medo de ser extraviado foi enorme, ainda mais que tinha 3 processosno envelope, o prejuizo ia ser enorme. Me arrependi de ter economizado no envio, ainda bem que foi tudo certo.
    Ja no EMS foi tudo tranquilo, 7 dias e meus documentos ja estavam em PD. Praticamento todo dia tinha atualização, é um pouco mas caro, mas o coração agradece.
  • Realmente, por todas as experiências que tive o EMS é o melhor custo x benefício.
  • Sem dúvidas estou convencida de que EMS é o melhor meio de envio
  • Pessoal, duas dicas:

    1. Tanto os correios quanto o ctt possuem aplicativo para android. Usei ambos quando precisei solicitar a certidão de nascimento do meu avô e funcionaram perfeitamente.

    2. Observei que durante a assinatura nos papeis para envio dos documentos via EMS, um dos campos diz algo parecido com "O Remetente opta por não realizar um seguro adicional". Questionei a atendente para saber se era possível fazer um seguro adicional alem do seguro automático de R$100,00 e ela me disse que sim, mas no meu caso não foi mais possível pois ela havia acabado de finalizar meu pedido. Se isso for realmente possível, dependendo do valor, acho que não compensa mais tentar enviar pelo SEDEX Mundi.
  • editado April 2016
    Boa noite, como esse blog me ajudou muito na minha situação e depois de achar que não havia mais jeito vcs me deram à luz no fim do túnel que precisava! Hoje estou com os documentos de meu pai e avó em PD aguardando o processo de atribuição! Desse modo me sinto no dever de compartilhar as informações do que aconteceu comigo! Bom após muito suor de conseguir todos os documentos, e devidas legalizações/autenticações dia 14 de março de 2016 enviei para PD os documentos para atribuição e transcrição de casamento da minha avó, filha de português! Após análise minuciosa das formas de envio fui na contramão do site e escolhi o Sedex principalmente por 2 motivos: garantia de envio dentro do prazo de 10 dias úteis sob pena de restituição do valor pago e principalmente pelo seguro de 400 reais que cobriria em parte os gastos que tive! Nunca imaginei a dor de cabeça que viria pela frente... Dia 17 o objeto deu entrada na central de logística internacional de São Paulo e por lá ficou! De início achei que pudesse haver um erro do sistema de rastreamento, que poderia não estar atualizado, mas depois comecei a estranhar! Liguei para o SaC dos correios que me informaram que deveria esperar o prazo máximo de entrega para fazer reclamação mas o produto poderia estar já em portugal por falha na atualização! Aguardei então até dia 29, qyando entrei em contato com Fátima em PD e a mesma informou que havia apenas o voucher e o objeto não havia chegado! Imediatamente fiz contato com os correios pelo site para registrar a reclamação por escrito! Foi a melhor coisa que fiz... Recebi a pífia resposta de que meu objeto estava em SP ainda pois havia dinheiro no seu interior, o que era proibido! Ora, claro que sabia que não havia dinheiro, eu mesmo preparei o envelope. Diante disso rasguei em reclamações na resposta a esse protocolo! No mesmo dia me responderam que foi verificado junto ao raio x dos correios e verificado não haver dinheiro (moeda) no envelope. Perguntaram então se eu queria restituição do mesmo ou proceder para o destino em portugal! Seria cômico se não fosse trágico! Parece que estamos falando de qq coisa mas se trata do "melhor produto" dos correios! Solicitei que enviassem e isso que foi feito! A partir do dia 30 de março mais uma vez o produto ficou estacionado na central de logística de SP pelo sistema de rastreamento dos correios mas fui acompanhando o mesmo até o destino através do protocolo de reclamação! Hoje dia 6 o objeto chegou a PD com sete dias de atraso! Resultado: vou agora entrar em contato para solicitar o valor pago (R$ 168,00) e aguardar a resposta dos correios!

    Para a situação ser ainda mais desagradável e inacreditável, dia 28/03/2016 enviei os documentos do meu pai, por EMS e os mesmo chegaram em 8 dias dia 05/04/2016 ou seja antes mesmo do Sedex mundi enviado 14 dias antes! Acho que nem preciso concluir que jamais torno a usar o Sedex mundi e me rendo a maioria de que o EMS é muito melhor!!!

    Portanto para quem ainda tem a dúvida não vá de Sedex, vai de EMS!
  • Boa noite @Felipe,

    O que acontece é que no Sedex os correios terceirizam desde SP, daí o rastreamento pausa na Central de Logísti ca Internacional e só mudam esta informação quando já foi entregue em Portugal, uma dor de cabeça.
    No EMS os correios envia até o CTT (correio de Portugal) assumir a entrega e é possível continuar rastreando até a chegada.
    Inclusive nem os funcionários dos correios sabem desta terceirização do sedex mundi, ficam voando sem saber de nada. Como o contrato feito com estas empresas (UPS, FEDEX, etc) é feita por menor preço, elas não se preocupam com o prazo.
    E o EMS que não é sedex (é tratado como documento expresso) chega mais rápido.

    Abs e boa sorte
  • @Felipe Coutinho,

    boa noite.
    Meu amigo, os problemas infelizmente não moram só no SEDEX Mundi. Ocorrem também no SEDEX EMS, com mais raridade, mas ocorrem.

    Na época que fiz a atribuição dos meus filhos menores, reconheci as assinaturas minha e do meu marido presencialmente no consulado, pois ele ia mesmo comigo lá para legalizar as certidões, e aproveitamos a viagem. O que aconteceu? O consulado reconheceu a assinatura do meu marido (só ele era português na época) presencialmente, e a minha assinatura por semelhança. Eu, que sou super rigorosa com meus documentos, não vi a etiqueta errada (que raiva!), e enviei os documentos deles para o ACP.

    Depois de um tempinho, o sr Mário me disse que precisava de outros 1C dos dois meninos. Enviei este novo pacote, e ele nunca saiu de Benfica. Liguei para o SAC dos correios, fui pessoalmente na agência, liguei até para a secretária do responsável em Benfica. Nada! Ninguém achou! Deram como extraviado. Quando providenciei os documentos pela terceira vez, e enviei o pacote, tive uma surpresa: o envelope extraviado começou a se mover, e os dois chegaram juntos. O absurdo foi que os correios não quiseram me pagar o seguro, tendo em vista que houve a entrega, e tiveram a ousadia de dizer que o prazo é estipulado, mas não há compromisso nesse sentido. Para reaver o dinheiro da postagem, só na justiça!

    Então, minha dica é: tem que checar SEMPRE as etiquetas de reconhecimento!! E muito bem...
  • @Marcia
    Que etiqueta é essa?
  • @Rosana,

    oi. A etiqueta que o consulado coloca quando reconhece a assinatura.
    Existe um reconhecimento que é presencial (o certo!), e existe outro que é por semelhança.
    Vem escrito exatamente essas palavras. Tem que prestar atenção.
    Eu olhei, mas não vi!!! rsrs
  • Pois é! @Marcia e @Klebergarcya!!!
    Na verdade minha única ideia era de compartilhar o ocorrido para enriquecer o fórum já que pode ocorrer com várias pessoas Tb! Quando fiz o sexteto mundi já sabia que ficava estacionado em SP e por isso não me liguei até ver q não havia chegado ao destino quando falei com a Fátima de PD! Mas como no Sedex o prazo era garantido eu preferi pagar a mais e me dei mal! O único bom disso tudo é que pelo Sedex realmente se não cuprirem o prazo por problema de logística deles vc tem direito a receber o valor pago de volta! Diferente do ems que segundo eles o prazo é estimado logo atrasos não recebem reembolso! Eu pedi o meu é estou aguardando para saber como vai ser feito! Deposito, transf etc! Enfim valeu mais uma vez a tds vcs do fórum!
  • Galera, eu não sei como funciona o Sedex mundi mas eu enviei da Irlanda os processos para ponta delgada na forma Sedex daqui e também parou de rastrear quando chegou em Lisboa em Portugal mas só quando eu consultava o rastreio pelo site dos correios da Irlanda. Quando eu consultava pelo site dos correios de Portugal eu conseguia acompanhar até ser entregue na conservatória. Fica a dica pra quem usou ou vai usar o Sedex mundi, depois que chegou nos correios em Portugal, entra no site dos correios de lá e rastreia por lá mesmo!!! Valeu
  • @Luiz Fellipe,

    sim. O SEDEX EMS também funciona da mesma maneira.
    Quando chega em Portugal, o rastreio deve ser feito pelo site do CTT, em acompanhar entregas:

    https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx
  • Gente, só uma dica: baixem o app da CTT!
    Postei segunda e to acompanhando o caminho dos meus documentos pelo app deles desde ontem, quando eu decidi baixar só por curiosidade...
  • @Guilherme Kalb,

    os correios do Brasil tb têm um aplicativo, que funciona online e avisa qdo há movimentação na remessa.
  • @Marcia, mas pelo que eu soube, assim que a encomenda chega a Portugal, ele não rastreia mais, né?
  • Sim, @Guilherme, aí, passamos a usar o aplicativo do CTT.
    O ideal é usar os dois aplicativos, para um acompanhamento bem de perto!
  • Sim, mas é o que eu disse. Pelo app da CTT vc consegue acompanhar desde antes de chegar a Portugal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.